Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Twitter libera limite de 280 caracteres para todos os usuários

Após romper como barreira histórica dos 140 caracteres em setembro, rede social abre espaço para usuários se expressarem

07/11/2017 | 19h05

  •      

 Por Bruno Capelas - O Estado de S. Paulo

Rede social busca flexibilizar limite de caracteres para tentar voltar a crescer, no entanto, mudança aumentou o volume de dados diários produzidos pela rede social.

Kacper Pempel/Reuters

Rede social busca flexibilizar limite de caracteres para tentar voltar a crescer, no entanto, mudança aumentou o volume de dados diários produzidos pela rede social.

Leia mais

  • Twitter ganha 4 milhões de usuários, mas prevê primeiro lucro da história
  • Twitter rompe com tradição e vai testar mensagem com 280 caracteres

O Twitter anuncia nesta terça-feira, 7, que vai liberar o limite de 280 caracteres por postagem na rede social para todos os usuários. Segundo a empresa, a medida vai abrir espaço para "a emoção e os pensamentos dos usuários", fazendo com que eles se sintam "mais confortáveis para tuitar." 

A medida acontece depois de testes feitos pela empresa, desde o mês de setembro, para aumentar o tamanho das publicações feitas no Twitter. Na época, apenas alguns perfis – incluindo o do presidente executivo da rede social, Jack Dorsey receberam a novidade. 

Ao ampliar o limite de caracteres por postagem, o Twitter rompeu com uma de suas principais tradições: o limite de 140 caracteres, que se tornou até um símbolo da cultura pop da internet. Na época, os usuários protestaram contra a expansão do limite, dizendo que a rede tinha perdido uma de suas características vitais. 

Segundo o Twitter, 3,5% dos tuítes em português e 9% dos tuítes em inglês atingem o limite de 140 caracteres. Durante a fase de testes com o dobro do tamanho permitido, apenas 0,2% dos tuítes em português e 1% dos tuítes em inglês chegaram ao limite. 

Em nota enviada à imprensa, a empresa também defendeu a mudança dizendo que os usuários que puderam usar 280 caracteres tiveram mais engajamento, conquistaram mais seguidores e passaram mais tempo na rede social. 

Crescimento. Hoje, aos 11 anos de idade, um dos principais problemas da empresa é justamente o crescimento de usuários, que está estagnado em 332 milhões de pessoas ativas todo mês. Nos últimos dois anos, a empresa ganhou apenas 28 milhões de usuários, perdendo relevância e espaço para rivais como o Instagram, que chegou a 800 milhões de pessoas em setembro. 

A mudança para expandir o tamanho dos tuítes é uma medida drástica tomada pela empresa, mas que tem antecedentes: nos últimos dois anos, após o retorno do cofundador Jack Dorsey ao cargo de presidente executivo em outubro de 2015, a empresa parou de contar os caracteres de links e imagens dentro dos tuítes, bem como o nome de outros usuários, para dar mais "espaço" aos seus usuários. 

Para Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), a rede social está testando novos formatos para não perder seu nicho – o domínio sobre publicação de textos curtos na internet. "Hoje, ferramentas como os Cards do Facebook e o Stories do Instagram permitem isso. A diferença é que só no Twitter você vê notícias", disse Steibel ao Link, em setembro. "Acredito que as pessoas continuarão sendo diretas, mas o Twitter está experimentando para manter sua exclusividade". 

Os 14 fatos mais importantes da história do Twitter

  •      
Primeiro tweet

Foto: Reprodução

Em 21 de março de 2006, o atual presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey, publicou a primeira mensagem por meio do serviço. O Twitter foi criado por Dorsey, em conjunto com os desenvolvedores Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. 

Prêmio na SXSW

Foto: Divulgação

O ponto de inflexão para a popularidade do Twitter aconteceu em março de 2007, durante South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de economia criativa do mundo. Nesse período, o uso da rede social aumentou de 20 mil mensagens por dia para 60 mil tuítes por dia. A rede social ainda levou o prêmio da SXSW na categoria blog.

Hashtag

Foto: Reprodução

Em agosto de 2007, o marcador (#), conhecido como hashtag, estreou na rede social. A ideia foi proposta pelo usuário Chris Messina, que sugeriu o uso do símbolo para agregar mensagens em torno de um único tema.

Tweets promovidos

Foto: Divulgação

Ao longo de 2010, o Twitter lançou uma série de recursos para monetizar a plataforma. Eles permitem aos anunciantes promover um tuíte, um assunto ou uma conta, que podem ser acessados por qualquer usuário.

TweetDeck

Foto: Tetue/Flickr

O agregador de mídias sociais TweetDeck, que auxilia a gerenciar e publicar tuítes e mensagens em outras redes sociais, foi adquirido pelo Twitter em maio de 2011, por um valor estimado entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões.

100 milhões de usuários

Foto: Reuters

O Twitter chegou a 100 milhões de usuários ativos por mês no mundo inteiro em setembro de 2011.

Vine

Foto: NYT

O serviço de compartilhamento de vídeos curtos de até 6 segundos Vine foi criado em junho de 2012. A startup foi comprada pelo Twitter em outubro do mesmo ano, já sinalizando o interesse da rede social em abrigar cada vez mais vídeos.

200 milhões de usuários

Foto: Reuters

Após pouco mais de um ano, a rede social dobrou o número de usuário ativos por mês no mundo, chegando a 200 milhões em dezembro de 2012. 

Abertura de capital

Foto: Reuters

No dia 7 de novembro de 2013, o Twitter abriu capital na Bolsa de Nova York. Durante o pregão, o valor da ação passou de US$ 26 para US$ 44,90, o que avaliou a empresa em cerca de US$ 31 bilhões. 

Emojis

Foto: Reprodução

Emojis de vassoura, saleiro e cupcake podem integrar a lista de emojis.

Periscope

Foto: Divulgação

A rede social lançou em março de 2015 o aplicativo Periscope, que permite a transmissão de vídeos ao vivo através de dispostivos móveis. Junto com o Vine, o Periscope se tornou uma das principais apostas para alavancar a audiência do Twitter.

320 milhões de usuários

Foto: Reuters

A rede social começou a apresentar crescimento do número de usuários mais lento do que o esperado, o que derrubou as ações da empresa. Desde outrubro de 2015, o Twitter não divulga a quantidade de usuários ativos por mês que, na época, ficou estacionada na marca de 320 milhões.

Moments

Foto: Divulgação

A rede social não é tão intuitiva para novos usuários, o que tem impedido seu crescimento. Para atrair uma nova audiência, em outubro de 2015, o Twitter anunciou o recurso Momentos, que possibilita que qualquer pessoa acompanhe os conteúdos mais relevantes do momento, sem ter que seguir outros usuários.

    Tags:

  • Jack Dorsey
  • Twitter

Cupons Estadão

PUBLICIDADE
  • Cupom Americanas

    Até 10% de desconto em Smartphones!

  • Descontos Submarino

    Notebooks com até 25% de desconto!

  • Cupom de desconto Carrefour

    15% de desconto em todo o site. Aproveite.

Mais lidas

  • 1.'Netflix da Apple' deve ser anunciado no dia 25 de março
  • 2.Para se adaptar a mercado menor, Lenovo enxuga operação e troca líderes
  • 3.25 youtubers brasileiras para conhecer e acompanhar
  • 4.Distrito Fintech quer ser uma casa para as fintechs em São Paulo
  • 5.Os 20 maiores canais brasileiros no YouTube
  • Portal do Assinante
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2019|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Google
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente