Em conferência nos EUA, Jack Dorsey disse que plataforma é considerada 'difícil' por usuários e anunciantes e deve sofrer mudanças; foco deve mudar de texto para vídeo
Por Redação Link
Atualização:
O Twitter pode passar por uma grande reformulação nos próximos meses – pelo menos foi o que sugeriu o cofundador e presidente executivo da empresa Jack Dorsey, durante uma conferência feita pelo banco Goldman Sachs nos Estados Unidos. Segundo Dorsey, a rede social é considerada difícil por usuários regulares e anunciantes e ele sofre pressões do mercado para deixar a plataforma mais palatável.
PUBLICIDADE
"Um terço dos dois milhões dos novos usuários que entram no Twitter têm expectativas do que a rede deve ser, mas acabam se frustrando quando não conseguem achar o que querem", disse Dorsey. "É algo muito trabalhoso".
Desde que reassumiu o cargo de presidente executivo, em outubro de 2015, Dorsey tem feito reformas na rede social, alterando o nome de funções, implementando algoritmos e até mesmo rompendo com o limite clássico de 140 caracteres por mensagem – hoje, a fronteira está em 280 caracteres.
Segundo Dorsey, a rede social também está presa em texto e deveria focar em vídeos. "Estamos presos na era da digitação. O poder do texto é incrível, mas em alguns contextos você quer imagens e vídeos mais imersivos", disse ele.
Há razões para Dorsey defender imagens em movimento: anúncios em vídeo foram um dos principais fatores que ajudaram o Twitter a ter seu primeiro lucro trimestral, entre outubro e dezembro de 2017. "Estou feliz com o que conquistamos em 2017 e confiante no caminho adiante", disse o executivo durante a conferência.
Os 14 fatos mais importantes da história do Twitter
1 / 13Os 14 fatos mais importantes da história do Twitter
Primeiro tweet
Em 21 de março de 2006, o atual presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey, publicou a primeira mensagem por meio do serviço. O Twitter foi criado p... Foto: ReproduçãoMais
Prêmio na SXSW
O ponto de inflexão para a popularidade do Twitter aconteceuem março de 2007, durante South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de econom... Foto: DivulgaçãoMais
Hashtag
Em agosto de 2007, o marcador (#), conhecido como hashtag, estreouna rede social. A ideia foi propostapelo usuário Chris Messina, que sugeriu o uso do... Foto: ReproduçãoMais
Tweets promovidos
Ao longo de 2010, o Twitter lançou uma série de recursos para monetizar a plataforma. Eles permitem aos anunciantes promover um tuíte, um assunto ou u... Foto: DivulgaçãoMais
TweetDeck
O agregador de mídias sociais TweetDeck, que auxilia a gerenciar e publicar tuítes e mensagens em outras redes sociais, foi adquirido pelo Twitter em ... Foto: Tetue/FlickrMais
100 milhões de usuários
O Twitter chegou a 100 milhões de usuários ativos por mês no mundo inteiro em setembro de 2011. Foto: Reuters
Vine
O serviço de compartilhamento de vídeos curtos de até 6 segundosVine foi criado em junho de 2012. A startup foi comprada peloTwitter em outubro do mes... Foto: NYTMais
200 milhões de usuários
Após pouco mais de um ano, a rede social dobrou o número de usuário ativos por mês no mundo, chegando a 200 milhões em dezembro de 2012. Foto: Reuters
Abertura de capital
No dia 7 de novembro de 2013, o Twitter abriu capital na Bolsa de Nova York. Durante o pregão, o valor da ação passou de US$ 26 para US$ 44,90, o que ... Foto: ReutersMais
Emojis
Emojis de vassoura, saleiro e cupcake podem integrar a lista de emojis. Foto: Reprodução
Periscope
A rede social lançou em março de 2015 o aplicativo Periscope, que permite a transmissão de vídeos ao vivo através de dispostivos móveis. Junto com o V... Foto: DivulgaçãoMais
320 milhões de usuários
A rede social começou a apresentar crescimento do número de usuários mais lento do que o esperado, o que derrubou as ações da empresa. Desde outrubro ... Foto: ReutersMais
Moments
A rede social não é tão intuitiva para novos usuários, o que tem impedido seu crescimento. Para atrair uma nova audiência, em outubro de 2015, o Twitt... Foto: DivulgaçãoMais
Venda. Dorsey também minimizou a possibilidade de vender o Twitter – algo que esteve em pauta nos últimos dois anos. "Sempre pensei que há muita força na nossa independência. Podemos trabalhar em todos os dispositivos. Podemos trabalhar através de qualquer meio", afirmou o executivo.
Alguns analistas de investimentos reacenderam os rumores sobre um possível acordo de compra do Twitter, após a empresa ter divulgado na semana passada seu primeiro lucro trimestral. Em 2016, a Disney chegou a manifestar interesse na compra da empresa – na época, porém, as ações do Twitter eram negociadas por metade do valor atual, o que significa que uma aquisição por qualquer um seria muito mais cara do que há dois anos.