Uber defende que é empresa de tecnologia em tribunal europeu

Caso seja enquadrado como serviço de transportes, startup avaliada em US$ 60 bi terá de pagar impostos e obedecer outro tipo de legislação

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Por Agências
Atualização:
Derrota em tribunal europeu pode complicar a vida do Uber no continente, bem como de Airbnb e outros serviços da 'economia compartilhada' 

O Uber defendeu seu modelo de negócios no tribunal mais alto da Europa nesta terça-feira, 29, dizendo que seu serviço facilitou a mobilidade das pessoas e reduziu a poluição, num caso que pode levar as startups baseadas em aplicativos enfrentarem uma regulação mais rigorosa.

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O aplicativo, que se expandiu para a Europa há cinco anos, tem sido atacado por empresas de táxis e alguns países da União Europeia, porque não está sujeito às estritas regras locais de licenciamento e segurança aplicáveis ​​a empresas do setor de transportes – a companhia defende que é uma empresa de tecnologia.

A disputa do Uber com o principal operador de táxi de Barcelona, ​​que em 2014 o acusou de dirigir um serviço de táxi ilegal pelo serviço UberPOP, é vista como referência que pode levar o Tribunal de Justiça da União Europeia a classificá-lo como uma empresa de transporte.

A decisão sujeitaria a empresa a regras mais rígidas sobre licenciamento, seguro e segurança, com possíveis efeitos para outras startups, como as empresas de aluguel de casas por temporada Airbnb e de entrega de alimentos Deliveroo.

Também pode limitar os esforços da Comissão Europeia para impulsionar o comércio eletrônico, um setor em que a UE se situa atrás da Ásia e dos Estados Unidos, para impulsionar o crescimento econômico e criar postos de trabalho.

O Uber é avaliado em mais de US% 60 bilhões e seus investidores incluem Goldman Sachs e o G Capital, antes conhecido como Google Ventures.

O aplicativo tem enfrentado protestos, proibições e ações legais em todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos e em grande parte da Europa, pois perturba as práticas comerciais existentes.

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