Uber vende operação no Sudeste Asiático para rival Grab

Empresa americana passa a ter 27,5% da rival Grab com a transação; Dara Khosrowshahi, presidente do Uber, também se torna membro do conselho da empresa rival

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Por Agências
Atualização:
Uber vendesuas operações no sudeste asiático para a rival Grab Foto: Edgar Su/Reuters

O Uber confirmou que vendeu suas operações no Sudeste Asiático para a sua rival no mercado de transporte compartilhado, Grab em um anúncio oficial feito nesta segunda-feira, 25. A venda marca a segunda retirada do Uber de parte do mercado asiático em dois anos.

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Em troca, a empresa americana recebe uma participação de 27,5% da rival. A negociação prevê ainda o ingresso do presidente do Uber, Dara Khosrowshahi ao conselho da Grab.

“Isso [a venda] nos ajudará a dobrar nossos planos de crescimento, já que investimos pesado em nossos produtos e tecnologia”, disse Khosrowshahi, em comunicado.

O mercado do Sudeste Asiático, que inclui países Tailândia, Vietnã e Indonésia, é um dos principais para as empresas de transporte compartilhado, devido aos seus 640 milhões de habitantes. Com a venda, acirra a disputa da região que conta com grandes competidores como a Go-Jek, da Indonésia, apoiada pelo Google, e pela chinesa Tencent Holdings.

“Foi realmente uma decisão muito independente das duas empresas”, comentou o presidente da Grab, Ming Maa, acrescentando que a SoftBank, fundo que recentemente faz aporte multibilionário no Uber para atender o mercado asiático, era “altamente favorável [ao acordo]”.

A compra prevê ainda a fusão do serviço de entrega de refeições da Grab com o Uber Eats, o que deve aumentar ainda mais a competição com a Go-Jek, que também faz esse tipo de serviço.

Estratégia. O Uber antecipou que deve fechar novos negócios com empresas rivais nos próximos meses, mas disse que não prevê outra venda em troca de uma participação minoritária em uma rival.

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Em 2016 a empresa americana vendeu pela primeira vez sua participação de mercado na Ásia para a rival chinesa Didi Chuxing, hoje também dona da brasileira 99. À época, o Uber afirmou que optou pela negociação para conter as perdas na China. No ano passado, o Uber também mudou suas operações na Rússia, com uma nova joint venture com a empresa de internet russa, Yandex.

A empresa se viu obrigada a reduzir o mercado depois de ter perdido bilhões de dólares nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, o Uber perdeu mais de US$ 1 bilhão por trimestre. A estimativa é que, apesar de continuar recebendo investimentos bilionários, se a empresa continuar mantendo o ritmo de perdas ficará sem caixa até o início do ano que vem.

Sinal amarelo. A Comissão de Concorrência de Cingapura (CCS) disse que pode analisar se qualquer fusão resultará em uma “redução substancial da concorrência” e que tomará medidas caso isso seja comprovado. Porém, o órgão confirma que não recebeu nenhuma notificação das empresas concorrentes para iniciar a investigação. Entre as ações possíveis, o CCS pode exigir que a fusão entre as empresas seja desfeita ou modificada.

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