Amazon pode ser multada em US$ 23 bi por práticas anticompetitivas

A empresa é acusada de usar os dados de vendedores da plataforma para fazer seus próprios cálculos e obter vantagem em negócios

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Por Redação Link
Atualização:
A Amazon é, ao mesmo tempo, uma plataforma e umaempresa de vendas. Foto: Pascal Rossignol/Reuters

Os reguladores antitruste da União Europeia abriram nesta quarta-feira, 17, uma investigação formal contra a Amazon – o objetivo é investigar se a empresa usa os dados de vendedores de sua plataforma para fazer seus próprios cálculos e obter vantagem em negócios. A agência de notícias Bloomberg adiantou a notícia nesta terça-feira, 16. Se a investigação concluir que a Amazon quebrou as regras da União Europeia, a empresa pode ser multada em US$ 23 bilhões, segundo o site Business Insider.  

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Para a chefe da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, grandes plataformas online trazem vantagens para os usuários, como a seleção de produtos e o cálculo de preços. “Precisamos garantir que esses benefícios não serão eliminados por meio de comportamentos anticompetitivos. Decidi, portanto, analisar de perto das práticas da Amazon e seu duplo papel como marketplace e empresa de vendas, para avaliar sua conformidade com as regras da União Europeia”, disse Vestager.

Ao mesmo tempo que a Amazon é uma plataforma, ela também vende produtos. A preocupação dos reguladores é de que a Amazon poderia usar informações dos comerciantes para obter vantagem competitiva. Assim, a União Europeia quer entender como a Amazon usa os dados de terceiros que vendem produtos na plataforma. 

Um representante da Amazon disse nesta quarta-feira, 17, que a empresa vai cooperar totalmente com a União Europeia. O porta-voz disse também que a Amazon continuará trabalhando para apoiar negócios de diferentes tamanhos, como os pequenos comerciantes de sua plataforma. 

No passado recente, Margrethe Vestager apertou o cerco contra práticas anticompetitivas de gigantes da tecnologia. No último ano, o Google foi multado duas vezes. Em março deste ano, a companhia foi multada em € 1,49 bilhão por monopólio em publicidade. No ano passado, a punição foi de € 4,34 bilhões por práticas relacionadas ao Android

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