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‘US$ 1 trilhão não é a melhor maneira de medir o sucesso da Apple’, diz Tim Cook

Presidente da primeira empresa americana a valer US$ 1 trilhão disse que o sucesso da companhia acontece por conta do foco dos funcionários e da valorização de clientes

Por Agências
Atualização:
Tim Cook é presidente da Apple Foto: Elijah Nouvelage/Reuters

Poucas horas depois de atingir o posto de ser a primeira empresa privada americana a valer US$ 1 trilhão, Tim Cook, o presidente da Apple, disse aos funcionários que este era um marco histórico, mas não a melhor maneira de medir o sucesso da empresa. Cook disse que o bom desempenho da Apple não está atrelado as questões financeiras, mas ao foco em produzir bons produtos, valorizar os clientes e funcionários insistentemente nos últimos anos.

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Em um memorando enviado para mais de 120 mil funcionários, Cook disse que a nova avaliação de mercado da Apple é “um marco significativo” e que deu à empresa “muito orgulho”, mas que essa marca não deve ser o foco da empresa.

"Sabemos que os retornos financeiros são o resultado da inovação da Apple, porque colocamos nossos produtos e clientes em primeiro lugar e permanecemos sempre fiéis aos nossos valores", disse Cook o executivo.

Essa foi a primeira declaração do executivo depois que a empresa atingiu o valor de mercado de US$ 1 trilhão durante o pregão da bolsa de valores de Nova York, na última quinta-feira, 02. O bom resultado foi uma resposta do mercado ao anúncio da empresa de que terá um futuro promissor para os próximos anos.

Reviravolta. A Apple foi fundada no final dos anos 1970 por Steve Jobs e tornou-se pública em 1980 depois de ajudar a inaugurar a era do computador pessoal. Um dos fundadores, Jobs foi expulso da Apple em meados da década de 1980, mas retornou à empresa uma década depois com o objetivo de livrar a companhia da falência.

Duas décadas depois, a Apple se tornou a empresa mais valiosa do mundo, ajudando a popularizar a computação e o uso de dispositivos inteligentes, como os smartphones. O iPhone, por exemplo, introduzido por Jobs em 2007 e vendeu mais de um bilhão de unidades. Em seu memorando, Cook se referiu a Jobs, que morreu em 2011.

"Steve fundou a Apple na crença de que o poder da criatividade humana pode resolver até mesmo os maiores desafios - e que as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo são as que o fazem isso", escreveu o executivo.

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Cook aproveitou o momento para dizer que a empresa precisa mirar no futuro. "Assim como Steve sempre fez em momentos como este, todos nós devemos olhar para o futuro brilhante da Apple e o ótimo trabalho que faremos juntos."

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