O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba disse que as vendas do Dia dos Solteiros, data celebrada nesta segunda-feira, 11, atingiram US$ 13 bilhões na primeira hora, um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado – ao todo, em 2018, a data movimentou US$ 30,8 bilhões.
Similar à Black Friday e à Cyber Monday nos Estados Unidos, o Dia dos Solteiros é promovido como um festival de compras pelo presidente executivo da Alibaba, Daniel Zhang, desde 2009, crescendo rapidamente e se tornando o maior evento de vendas online do mundo. Na ocasião, as pessoas compram presentes para si mesmas.
Também conhecido como “Duplo Onze”, o nome do festival deriva da data de sua realização, em 11/11, com os quatro números 1 representando o status de solteiro.
Com as vendas de US$ 30,8 bilhões no ano passado, o Alibaba superou as vendas online de US$ 7,9 bilhões nos EUA da Cyber Monday. No entanto, o crescimento de 27% nas vendas foi o mais baixo dos 10 anos de história do evento, estimulando a busca por novas ideias.
A gigante varejista deu início ao festival de compras de 24 horas deste ano com apresentações da estrela pop norte-americana Taylor Swift e celebridades locais como Jackson Yee.