Alguns usuários do YouTube já podem controlar o tempo que passam acessando os vídeos da plataforma. A plataforma de streaming de vídeos do Google é um dos primeiros produtos da empresa a receber suas ferramentas de bem-estar digital, anunciado em maio, durante o Google I/O.
Aos poucos está sendo liberado o “lembrete para fazer uma pausa”. Ao ser ativado, ele permite que o usuário crie um limite de tempo de visualização de vídeos na plataforma. Depois que o tempo é concluído, o YouTube envia uma notificação no smartphone do usuário – que também pode ser ignorada.
Para alguns brasileiros, já está disponível também a opção “Tempo de visualização”. Nele, o YouTube mostra quantos minutos foram gastos no dia, no dia anterior, nos últimos sete dias, além de calcular uma média diária de horas dentro da plataforma.
A plataforma leve em consideração apenas o histórico de exibição do YouTube – já outras opções, disponíveis nos EUA, como YouTube Music e YouTube TV ficam de fora da conta. Vídeos excluídos ou assistidos em modo de navegação anônima também não são computados. Outra forma de burlar a contagem é mudar o histórico de exibição do usuário.
Por enquanto, ambas as ferramentas podem ser encontradas em “Configurações”, opção disponível dentro de “Contas”. O Google está testando formas de como deixar essas ferramentas mais visíveis.
As novidades estão ficando disponíveis gradativamente tanto para celulares Android quanto para iOS.
Tendência. A novidade faz parte da nova estratégia do Google que tem se posicionado em prol da saúde mental de seus usuários, criando ferramenta para que eles tenham mais controle e limitem o uso. Os esforços da empresa também serão visto na nova versão de seu sistema operacional, o Android Pie, que terá seus próprios recursos de bem-estar.
O Google, porém, não é a única empresa de tecnologia a pensar dessa forma. A Apple prometeu que a próxima versão de seu sistema operacional iOS, que estará disponível no próximo mês, trará um menu especial para que seus usuários. Nele será possível ver quanto tempo é gasto em cada aplicativo acessado pelo celular.
Já o Facebook liberou recentemente uma ferramenta que permite que o usuário controle o tempo gasto na rede social e também no Instagram.