Apple pode lançar três modelos de iPhone este ano

Segundo reportagem da agência Bloomberg, dois dos três aparelhos teriam tela curva, como fez a Samsung com o Galaxy S8

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
iPhone 7, última versão do smartphone da Apple, foi lançada em setembro de 2016 Foto: Beck Diefenbach/Reuters

A Apple pode lançar três modelos diferentes de iPhone este ano, para marcar o 10º aniversário do seu smartphone. Segundo reportagem da agência de notícias Bloomberg, a empresa está testando novidades como telas curvas e câmeras mais avançadas para o aparelho, que hoje representa cerca de dois terços da receita da empresa de Cupertino. 

PUBLICIDADE

Segundo fontes familiarizadas com o assunto, a Apple está testando um novo design para a tela do aparelho, que cobre praticamente toda a parte frontal do iPhone – tal desenho, porém, deve estar disponível apenas nas duas versões mais caras do aparelho, que terão telas de 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente. 

Os dois modelos serão feitos de aço inox, com vidros curvos, telas de OLED e bordas curvas – um terceiro modelo, mais barato, terá tela de 4,7 polegadas e traseira em alumínio, disseram as fontes. 

Para ganhar espaço na parte frontal do iPhone, uma das principais inovações do aparelho poderá ser o fim do botão Home como recurso físico. Assim como a Samsung fez com o Galaxy S8, a Apple pode transformar o botão em apenas um espaço demarcado na tela. Outro teste feito pela empresa, mas que pode não chegar ao produto final, é a presença de um sensor de impressão digital integrado na tela do smartphone.

Para analistas, as novidades do Galaxy S8, que foi anunciado no final de março e chegará ao mercado brasileiro em maio por preços a partir de R$ 4 mil, influenciaram a empresa norte-americana a inovar. "O S8 aumentou o nível da competição, de forma que a Apple terá de surpreender o mercado", disse Gene Munster, co-fundador da consultoria Loup Ventures. 

Câmera. Um dos principais aspectos dos smartphones hoje em dia, as câmeras também podem sofrer alterações no desenho do novo iPhone. Para a câmera traseira, a empresa estuda usar duas lentes em posição vertical – no iPhone 7 Plus, a câmera traseira usava duas lentes, só que na posição horizontal. Segundo as fontes, a configuração vertical permitirá fotos melhores para os usuários. 

Já na câmera frontal, a Apple também está testando o uso de duas lentes para melhorar a qualidade das selfies – segundo as fontes, as lentes usadas são da Sony. Além disso, as câmeras do novo iPhone podem ir além de simplesmente tirar fotos e vídeos, também sendo utilizadas para aplicativos e funções de realidade aumentada, uma tecnologia com a qual Tim Cook, presidente-executivo da Apple, já flertou algumas vezes. 

Publicidade

Todos os três modelos de iPhone vão rodar com o iOS 11, uma nova versão do sistema operacional para dispositivos móveis da empresa que deverá ser anunciada em junho, durante a conferência de desenvolvedrores WWDC. Outra novidade que a Apple está testando são processadores mais velozes, baseados em uma tecnologia de transistores de 10 nanômetros – hoje, a empresa utiliza chips com transistores de 16 nanômetros. Os novos processadores podem utilizar a mesma capacidade de bateria de hoje em dia, ao mesmo tempo em que ganham funções mais avançadas. 

Apesar da inovação, no entanto, a empresa pode ter problemas no ciclo de produção do aparelho – segundo as fontes, a Apple pode atrasar a chegada do aparelho ao mercado para o mês de novembro por conta de dificuldades na cadeia de produção da estrutura do aparelho. Normalmente, o iPhone chega ao mercado norte-americano em outubro. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.