CES 2018: A internet das coisas chega ao banheiro

Depois das geladeiras e aparelhos de TV chegou a vez do banheiro receber objetos conectados à internet

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Por Bruno Capelas
Atualização:
Ainda quando o assunto é banheiro, outra novidade interessante da CES este ano é o chuveiro conectado da Moen, empresa norte-americana. Com ajuda da assistente de voz Alexa, ele deixa que o usuário regule a temperatura, a pressão e outras configurações de seu banho com a voz. "Evita que o usuário perca tempo esperando a água esquentar", diz a companhia. A versão com Alexa do aparelho chega ao mercado neste primeiro trimestre a partir deUS$ 1225 -- uma versão capaz de conversar com os aparelhos da Apple chega ao mercado no segundo semestre. Foto: Bruno Capelas/Estadão

“Espelho, espelho meu, existe um banheiro mais conectado que o meu?”. Se depender de startups presentes na Consumer Electronics Show, maior feira de tecnologia do mundo, a resposta provavelmente será não. Depois de geladeiras ligadas à internet e TVs conectadas, a Internet das Coisas – apelido dado à revolução que vai conectar os objetos à nossa volta – está pronta para transformar o banheiro.

O começo é pelo espelho: a fabricante de móveis de banheiro Kohler aposta em uma versão equipada com a assistente pessoal Alexa, da Amazon. Por meio da voz, o usuário pode controlar o banheiro todo, regulando da temperatura do assento sanitário à pressão do chuveiro.

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Outra opção é o chuveiro conectado da norte-americana Moen. No lugar do bom e velho registro, o usuário controla a água por um painel eletrônico, smartphone ou voz. “Isso evita que as pessoas percam tempo esperando a água esquentar”, diz Michael Poloha, gerente de produto da empresa. Ele vai custar US$ 1,2 mil, quando chegar às lojas ainda em 2018.

Game dental. A startup francesa Kolibree desenvolveu a escova Magik. Quando conectada ao aplicativo, a escova se transforma em um “controle de videogame”, usado pelas crianças contra cáries. Enquanto a escova limpa os dentes, o app mostra se cada movimento feito pela criança está correto. O produto chega às lojas por US$ 30. 

*O jornalista viajou a convite da Consumer Technology Association (CTA)

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