CES 2020: Lenovo lança notebook de tela dobrável por US$ 2,5 mil

Chamado de ThinkPad X1 Fold, aparelho tem tela de 13 polegadas quando desdobrado, mas pode ser carregado de forma mais simples; teclado fica armazenado 'dentro' do aparelho

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
O X1 Fold, da Lenovo, se dobra ao meio e tem teclado via Bluetooth separadamente Foto: Lenovo

A fabricante chinesa Lenovo anunciou nesta segunda-feira, 6, o primeiro notebook de tela dobrável do mundo. Chamado de ThinkPad X1 Fold, o aparelho começará a ser vendido nos EUA ainda este ano, por US$ 2,5 mil, indicou a empresa durante a abertura da Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia que acontece nesta semana em Las Vegas (EUA). 

O produto é uma evolução de um protótipo exibido pela empresa em 2019. Quando totalmente desdobrada, sua tela tem 13,3 polegadas, em um painel de resolução 4:3 fabricado pela LG Display. Ao ser totalmente fechado, o notebook se parece bastante com um caderninho de anotações, como os da marca Moleskine. 

PUBLICIDADE

Ao contrário do que apareceu em celulares como Samsung Galaxy Fold e Huawei Mate X, a meta não é ter telas maiores, mas sim dispositivos menores. Além da tela dobrável, o X1 Fold tem um teclado independente, que pode ser armazenado dentro do pequeno vão deixado entre a tela quando ela está 100% dobrada. O acessório funciona conectado via Bluetooth. 

Segundo a Lenovo, o X1 Fold utiliza o Windows 10 Pro, o que significa que a empresa teve de adaptar o sistema da Microsoft para conseguir usar a tela dobrável. Uma versão do Windows está sendo desenvolvida para dispositivos dessa forma, chamada de Windows 10X. Quando estiver pronta, ela será implementada no X1 Fold. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.