CES é um dos principais eventos de tecnologia do mundo
Última atualização em 10 de janeiro às 14h26
Acontece nesta semana em Las Vegas, EUA, a Consumer Electronic Show, um dos principais eventos de tecnologia do mundo. São mais de 4 mil expositores nas mais variadas categorias. De carne vegetal a carro voador, passando por TVs, computadores, eletrônicos para o lar e dispositivos para saúde, nada fica de fora do evento. O Estadão está na CES e aqui é possível acompanhar toda a nossa cobertura. Segura!
Impossível passar por uma CES sem falar de TVs. A LG ignorou a sua TV enrolável, um dos destaques do ano passado, mas renovou sua linha de TVs Oled, incluindo um novo modelo de 48 polegadas. Segundo a empresa, ela tem uma densidade de pixels similar a uma TV 8K de 96 polegadas. Já a Samsung apresentou a Sero, uma TV que fica na vertical que chega ao Brasil ainda em 2020.
CES 2020: Confira as TVs lançadas na maior feira de tecnologia do mundo
Como é de costume, a Consumer Eletronics Show (CES) traz grandes inovações quando o assunto é televisão. Nesta edição, as novidades anunciadas vão desde o aumento da resolução e de funções do aparelho, até a mudança na orientação, tendo até TV na vertical. Confira!
Com uma abordagem um pouco diferente das demais, a chinesa TCL apostou em uma tecnologia desenvolvida por ela própria, chamada Vidrian Mini-LED. A novidade oferece melhora no contraste e brilho das imagens ao trabalhar com “dezenas de milhares de mini-LEDs” na tela, segundo informou a empresa. Além da resolução 8K, também adotada por outras marcas, o aparelho de TV tem integração com assistentes de voz, como Alexa e Google Assistente.
A Z8H é a TV lançada pela Sony utilizando a tecnologia da tela OLED, com resolução 8K, a segunda da história da empresa. Na linha das televisões que parecem painéis, o modelo tem as versões em 85 e 75 polegadas.
Essa é a inovação no ramo das TVs apresentadas na CES. Já pensou em ter um aparelho que rotaciona e fica na vertical? A Samsung Sero é capaz de projetar em modo paisagem e, quando acionada, se transformar em um smartphone gigante, na posição vertical.
A Panasonic também apresentou um novo modelo OLED, o HZ2000. O Aparelho é equipado com o modo Filmmaker e Dolby Vision IQ, que permite que as projeções sejam fiéis à qualidade original de imagem de filmes, segundo informou a empresa.
A The Wall é a definição das telas coladas à parede, cada vez menos parecidas com um aparelho. O lançamento da Samsung é a segunda versão do modelo - a primeira foi apresentada na CES 2019 - e traz ainda mais tamanho: a apresentada na feira tinha 292 polegadas.
A maior expectativa nas TVs da LG era um modelo enrolável, uma evolução da Signature Oled R apresentada no último ano, mas que desenrolava para baixo, como uma tela de projeção. Apesar de anunciada, a empresa trouxe ainda o modelo de 2019 como principal inovação, mas com a promessa de que o aparelho chega ao mercado ainda em 2020.
Dentre os diversos modelos que a Vizio trouxe como novidade para a CES, a P-Series Quantum X chama a atenção pelo tamanho e qualidade atribuída. Disponível nas versões de 65, 75 e 85 polegadas, o aparelho também conta com a tecnologia de tela OLED.
Mais uma inovação da Samsung no ramo das TVs, a Q950TS é a primeira 8K OLED de tela infinita, com uma “proporção tela-corpo de quase 99%”, segundo a empresa. São apenas 15 milímetros de espessura em toda a tela.
Depois dos primeiros celulares, a tela flexível chegou com força à feira. A Royole, veterana das tela dobráveis, apresentou uma caixa de som com vidro curvado. A Lenovo mostrou um notebook com vidro dobrável e um teclado independente, um conceito interessante.
CES 2020: Confira os dispositivos mais curiosos da feira
Acontece nesta semana, em Las Vegas, a Consumer Eletronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo. O evento abriu suas portas para a imprensa neste domingo, 5, e mostrou alguns dos produtos que estarão expostos ao longo da semana.
A empresa E-novia apresentou um tênis inteligente, que adequa a forma da sola do sapato ao tipo de caminhada do usuário. Para usar, basta entrar no aplicativo e descrever o tipo de trajeto (trilha, por exemplo) – imediatamente, por meio de micro-compressores, o dispositivo muda o seu formato. O produto deve chegar ao mercado americano em julho.
Diretamente do Japão, a E-skin levou à feira sua roupa inteligente, que tem sensores para monitorar a saúde do usuário, com métricas sobre respiração, batimento cardíaco e temperatura corporal. O dispositivo foi criado pensando no público idoso, e deve chegar ao mercado dos Estados Unidos e do Japão em abril deste ano.
Já pensou ter um assistente para cozinhar para você a qualquer momento do dia? Essa é a proposta da CookingPal, uma máquina criada para desenvolver receitas sozinhas – o usuário só precisa inserir os ingredientes na quantidade correta. Entre outras funções, o equipamento é capaz de misturar, grelhar, aquecer, e controlar o tempo de cada processo. A CookingPal tem suporte à assistente pessoal Alexa e deve ser lançada no segundo semestre deste ano nos EUA.
Que tal comprar um vaso sanitário por US$ 10 mil? Esse dipositivo, da Kohler Company, chamado Numi 2, promete oferecer o melhor conforto no bnaheiro. É possível controlar a temperatura do assento, por meio de comandos para a assistente de voz Alexa. Além disso, o vaso sanitário também tem alto-falantes para reprodução de música.
Esse chuveiro da Kohler Company não é apenas um chuveiro comum: ele é um caixa de som conectada que derrama água para o banho. Cantar no banheiro ao som dos melhores hits nunca foi tão fácil.
Esse é o Qoobo, robô da empresa Yukai. Ele imita animais de estimação: a ideia é tentar simular a sensação de carinho que existe entre as pessoas e os animais. O Qoobo tem pelos macios e vibra de vez em quando, como se fosse pulsação. Ao balançar o robô, o rabo se mexe.
Criado para trabalhar em lojas, esse robô do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Industrial de Taiwan é capaz de organizar estoques de lojas e deixar tudo em seu lugar. Ele tem câmeras nos olhos, que identificam os produtos, e uma 'mão de pinça', que agarra os itens e os transporta pelo estabelecimento.
Desenvolvido também pelo Instituto de Pesquisa de Tecnologia Industrial de Taiwan, esse robô foi criado para ser um companheiro principalmente de crianças e idosos. Ele conversa com o usuário, reconhece expressões faciais e sugere atividades. Além disso, a máquina é capaz de detectar quedas e acionar a emergência caso necessário.
A CES também é território para anuncios bem futuristas. A Impossible Foods, gigante das carnes vegetais, revelou carne de porco vegetal. Já a Hyundai anunciou parceria com o Uber para a criação de um carro voador. Brinquedos sexuais também foram uma novidade bem frequentada durante os dias do evento. Depois do veto no ano passado - inclusive com o recolhimento de um prêmio recebido pelo vibrador Osé - os produtos vieram em peso nas apresentações de 2020.
Outros dois clássicos de CES marcaram presença: robôs e chips. A Samsung discutiu o uso de inteligência artificial diretamente nos dispositivos. Para isso apresentou o Ballie, uma bolinha na cor amarela que promete ser um companheiro na vida das pessoas. Ele foi desenvolvido para ser um assistente pessoal: ele é capaz de reconhecer o usuário e segui-lo pela casa, e também de organizar sua agenda e sugerir atividades físicas.
CES 2020: Robôs são atração curiosa da feira
Não tem como falar de CES e não pensar nos robôs que, a cada ano, surgem com uma aparência diferente ou uma função inusitada. É aquele item que você não sabia que precisava tanto! Confira aqui os melhores robôs da CES 2020.
O Robo-Shark é, além de um robô, um veículo autônomo subaquático capaz de explorar o mundo embaixo d’água, carregando câmeras, sensores e um sistema de comunicação. Desenvolvido pela RoboSea, o dispositivo tem cerca de 1,80m e pode ajudar em pesquisas científicas.
A Samsung inovou na apresentação de robôs e desenvolveu o Bot Chef, um cozinheiro mecânico. Os braços são acoplados na parte de cima do balcão de cozinha e o dispositivo funciona com comando de voz, semelhante ao Google Assistente, onde você fala a receita a ser realizada.
Mais um robô apresentado pela Samsung, a Ballie, como foi batizada a bolinha inteligente, é quase um acompanhante dentro de casa. Com câmera e sensores integrados, a Ballie pode iniciar uma série de comandos por percepção, desde acionar aparelhos eletrônicos a gerar imagens - que vão direto para o smartphone do usuário. Além disso, o pequeno robô tem rolagem semelhante ao BB-8, um dos droids da saga Star Wars.
Que tal um garçom robô, que além de te servir comida ainda é a coisa mais fofa do mundo? O BellaBot, da empresa chinesa PuduTech, é um robô que tem autonomia para andar pelo restaurante distribuindo miados - sua “cara” imita a de um gato - e conquistando a clientela.
Lembra do comercial do mordomo que leva papel higiênico naquela hora decisiva no banheiro? Ele virou realidade em versão robótica e foi apresentado na CES 2020. O RollBot, da Charmin, marca da P&G, é acionado através de um aplicativo instalado em um smartphone, onde você pode dar o comando para que ele vá até o banheiro entregar um rolo de papel higiênico.
Desenvolvido pela empresa Chuangze Intelligent Robot, o Chuangchuang é mais um dos robôs apresentados na CES que são quase assistentes pessoais. Equipado com microfones, reconhecimento de voz e facial, o robô também interpreta emoções e pode ter sua interface personalizada.
Parecido com um bichinho de pelúcia, o Petit Qoobo, da Yukai Engineering, foi pensado para aquelas pessoas que, por algum motivo, não podem ter um pet de verdade em casa. Além das vibrações que imitam os movimentos de um animal real, o Petit Qoobo também emite sons e balança a cauda em resposta a um comando de voz.
Outro robô que pode ser considerado um animal de estimação é o Lovot, da Groove X. O dispositivo tem aproximadamente 50 sensores, responsáveis por tudo o que o torna um pet: pede carinho, reconhece a face e até o toque do dono. Por enquanto, o Lovot está disponível para compra apenas no Japão.
A Intel revelou que pela primeira vez na sua história está trabalhando em uma unidade de processamento gráfico. Em 5G, a CES afirma que 20,2 milhões de aparelhos estarão nas redes de quinta geração dos EUA - a chinesa TCL chegou até a revelar um celular 5G de apenas US$ 500.
CES 2020: Os melhores dispositivos de casa conectada da feira
Em meio às milhares de atrações da Consumer Eletronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, uma das áreas mais visitadas é a de dispositivos e soluções para casa. Afinal, em meio a tanta tecnologia quem não quer simplificar a vida no lar, não é mesmo?
Criado pela Mateo, esse tapete promete aposentar aquela balancinha que fica ocupando espaço no banheiro. Através de um aplicativo no smartphone, o dispositivo mede o peso do usuário e dá informações sobre postura, basta sincronizar o app enquanto estiver usando o tapete.
Lembra do comercial do mordomo que leva papel higiênico naquela hora decisiva no banheiro? Ele virou realidade em versão robótica e foi apresentado na CES 2020. O RollBot, da Charmin, marca da P&G, é acionado através de um aplicativo instalado em um smartphone, onde você pode dar o comando para que ele vá até o banheiro entregar um rolo de papel higiênico.
A LG marcou presença na CES com diversos dispositivos inteligentes para integrar a casa de forma eficiente. A Instaview Door-in-Door é um modelo que permite visualizar os alimentos sem abrir a geladeira, através de uma parte de vidro na porta do eletrodoméstico. Além disso, ela é capaz de ajustar a temperatura de forma automática, permitindo que os alimentos tenham maior durabilidade.
Falando em refrigeração, o Juno Chiller, da empresa Matrix, foi criado para aqueles momentos em que você precisa de um drink gelado - e rápido. O aparelho é capaz de gelar latas e garrafas em questão de minutos e promete que você nunca tenha que encarar uma bebida quente.
Para os amantes de produtos orgânicos em cidade grande, esta pode ser uma opção perfeita para cultivar sua própria horta em casa. Lançada pela LG, a estufa mais parece um refrigerador, e oferece todos os recursos necessários para o cultivo das plantinhas: luz, irrigação e condições climáticas.
Esse chuveiro da Kohler Company não é apenas um chuveiro comum: ele é um caixa de som conectada que derrama água para o banho. Cantar no banheiro ao som dos melhores hits nunca foi tão fácil
Outra solução da LG para desenvolver uma casa inteligente é a LG ThinQ Washer and Dryer, lavadora que conta com inteligência artificial no reconhecimento das roupas. O eletrodoméstico é capaz de detectar qual o tecido da roupa a ser lavada e ajusta suas configurações para não agredir o material da peça de roupa.
Por fim, quem não gostaria que o lixo se tirasse sozinho? A proposta da Townew é quase isso. A empresa lançou uma lixeira que, ao ser acionada, sela o saco de lixo dentro dela, deixando a bagagem pronta para ser jogada fora. Depois de vazia, a lixeira também posiciona automaticamente um novo recipiente plástico para ser usado.
A feira também foi palco de alguns anúncios bem diferentes. A Sony revelou o logo do Playstation 5. O Facebook usou o evento para revelar uma atualização à Verificação de Privacidade, ferramenta que não sofria alterações desde 2014. Privacidade, afinal foi um tema bastante forte na edição deste ano e o próprio Facebook tentou roubar a cena no painel sobre o assunto que contou com a volta da Apple à feira, depois de 28 anos de ausência.
Muitos anúncios feitos sobre a indústria automotiva também acontecem na CES - até a Amazon revelou uma estratégia de transporte, que inclui carros autônomos. Confira abaixo alguns protótipos e anúncios.
CES 2020: Os carros mais futurísticos que você vai ver na feira
Todos anos, a CES apresenta inovações que aproximam cada vez mais os automóveis de hoje com os carros que vemos em filmes futurísticos e a edição de 2020 não foi diferente.
Sim, você está vendo certo. A Sony resolveu lançar o Vision-S, um carro-conceito na maior feira de tecnologia do mundo. Segundo a empresa japonesa, o protótipo é uma maneira de testar suas tecnologias no campo da segurança e de sensores. A intenção da Sony é investir em carros autônomos ainda esse ano.
O SUV tem painéis solares instalados no teto capazes de gerar energia para mover o carro por até 625km em um ano. Outro detalhe são os vidros no teto e na janela que, quando acionado o “modo Califórnia”, se abrem dando a sensação de um carro conversível.
A montadora alemã resolveu se inspirar no cinema em sua criação apresentada na CES. O conceito Vision AVTR é inspirado no filme Avatar, de James Cameron, e é movido por energia elétrica.
Depois do sucesso na CES 2017, a Faraday volta à feira para apresentar sua nova criação automobilística. E apostou na velocidade: o carro pode chegar a 96km/h em apenas 2.3 segundos.
Com tela de LCD de 48 polegadas dentro do carro, o M-BYTE é um elétrico tecnológico que pode ter sua produção em massa iniciada em breve. O carro une tecnologia ao design e é forte concorrente das produções da Tesla.
A Hyundai acatou aos pedidos de carros voadores nos anos 2020 e apresentou o seu próprio modelo na CES. O S-a1 tem capacidade para cinco passageiros, incluindo o piloto, e a ideia é que seja um hub, com estações de passageiros acopladas. A empresa anunciou também uma parceria com o Uber para desenvolver mo Uber Air Taxis.
No mercado de vestíveis (wearables), as pulseiras e relógios inteligentes continuam fazendo sucesso. Os dispositivos apresentados na CES deste ano receberam as mais diversas atualizações de funções, como o ScanWatch, por exemplo. O smartwatch é capaz de monitorar o sono, assim como outros dispositivos, mas seu diferencial está na atenção à saúde: ele é capaz de identificar se o usuário sofre de apneia, um disturbio respiratório que ocorre durante o sono.
CES 2020: Smartwatch e pulseiras inteligentes para todos os gostos
Os vestíveis, ou wearables, em forma de relógios e pulseiras conquistaram de vez o espaço na vida de muitas pessoas que querem, além de monitoramento de atividades, notificações de mensagens, e-mails e até controlar o humor pelo pulso.
Focado para o acompanhamento fitness, o Suunto 7, é o primeiro dispositivo compatível com Wear OS da marca. O relógio tem mais de 70 modos de esporte e controle de música. Além disso, pode durar até 48 horas de uso regular e 12 horas com uso do GPS sem precisar de nova carga. O Suunto 7 tem integração com o Google Assistente e outros serviços da plataforma, como Google Play e Google Pay.
A aposta desta pulseira inteligente é ajudar a aliviar o estresse do dia a dia através de orientações a respeito dos dados coletados do pulso do usuário. Através de um aplicativo, é possível informar a maneira que o dono da pulseira deseja se sentir - calmo, relaxado, concentrado - e o dispositivo reproduz um padrão de vibração correspondente no pulso ou no tornozelo do usuário.
Fashion e eficiente, o modelo de smartwatch da Diesel traz uma série de funções, já conhecidas da categoria, com uma roupagem tecnológica do acessório de pulso. Na tela, informações como temperatura com tempo real e tem assinatura artística de Mad Dog Jones, ilustrador com estilo cyberpunk. O relógio também tem integração com Google Assistente.
O ScanWatch é um smart voltado para monitoramento da saúde do usuário. A proposta é oferecer além do básico dos dispositivos inteligentes dessa área: além do acompanhamento de batimentos cardíacos e exercícios, o relógio também identifica possíveis distúrbios do sono, como a apneia, através de sensores.
Que tal um smartwatch sem cara de smartwatch? O dispositivo da IEVA traz essa ideia ao oferecer um relógio muito parecido com um convencional, mas com tecnologia de um wearable inteligente. O diferencial aqui é que, através de um aplicativo, é possível além da medição de batimentos cardíacos, contador de passos e monitoramento de sono, o Time-C também identifica o ambiente ao redor, como níveis de poluição, umidade e exposição ao sol.
Uma evolução da categoria Bit de relógios inteligentes desenvolvidos pela Huami, parceira da Xiaomi, a versão S tem design igual ao modelo anterior, mas com recursos melhorados no sistema. A novidade está em alguns comandos de smartphone que podem ser dados a partir da tela.
Enquanto o Amazfit Bip S apresenta visual e funcionalidade mais casual, o T-Rex aposta no aspecto robusto e no foco em atividades esportivas. A tela tem 1,3 polegadas, 20 dias de bateria e vida útil de mais de 20 horas com o GPS ligado.
Com o novo processador da Qualcomm, o smartwatch da Skagen promete maior vida útil devido ao baixo consumo de energia. O aumento de memória interna também é uma evolução desde a última versão: agora são 1GB de memória RAM.
E se os telefones dobráveis eram a grande expectativa do mundo da tecnologia, a tendência apresentada também nos notebooks marcou o setor na edição de 2020. Além disso, melhorias na tela, com AMOLED e resolução 4K prometem aumentar muito a qualidade dos aparelhos daqui para frente.
CES 2020: De dobráveis até 5G, confira os notebooks apresentados na feira
Os notebooks também fazem parte da rotina de tecnologia da CES e neste ano as novidades adentraram o campo dos dispositivos dobráveis. De duas telas até 5G, confira o que foi apresentado na feira de tecnologia.
O ThinkPad X1 Fold é resultado de uma parceria entre Lenovo e Intel e apresenta um notebook dobrável, com tecnologia Híbrida Lakefield. A tela é de OLED com 13 polegadas e deve chegar ao mercado ainda neste ano.
Ajustável para quem utiliza o notebook em programas gráficos de criação, o aparelho da Acer tem dobradiças que possibilitam 5 modos de uso. O computador também conta com tela 4K e tecnologias integradas para reproduzir fielmente paletas de cores da PANTONE.
Para mundo dos jogos, a Asus apresentou um notebook de apenas 14 polegadas, capaz de unir um aparelho compacto com a funcionalidade gamer. Uma novidade que chama atenção é o painel de LED na parte superior da tampa do notebook.
Com duas telas integradas, o Duet é a aposta da Dell nos dispositivos de categoria dobrável, apesar de não ter a tecnologia na tela propriamente dita. As telas touchscreens podem funcionar separadamente e um teclado pode ser acoplado na tela. O computador ainda está em fase de desenvolvimento.
O Samsung Galaxy Chromebook é o primeiro dispositivo com tecnologia AMOLED e resolução 4K na tela. Além disso, o aparelho também é conversível e pode se transformar em um tablet.
Em outro lançamento, a Samsung apresenta o Galaxy Book Flex α (alpha), também conversível e com tela QLED. ACOm tela que gira ao redor do teclado, o aparelho, como outros da família, também é compatível com a S Pen, caneta ativa da marca.
Visualmente, o Yoga, da Lenovo, não se difere muito dos lançamentos de notebooks, mas, como o nome diz, o suporte à rede 5G o coloca em um patamar diferenciado na CES, sendo o aparelho pioneiro no mundo nesse aspecto.
Os fones de ouvido sem fio e com conectividade bluetooth também foi a grande aposta para a edição de 2020 da feira. Com intenção de rivalizar com os famosos AirPods da Apple, marcas como JBL, Panasonic, Xiaomi e Klipsch mostraram suas versões de mini dispositivos de som com as mais variadas tecnologias.
CES 2020: Fones wireless dominam a feira de tecnologia
Pequenos e confortáveis, os fones de ouvido sem fio (wireless) e com conexão bluetooth tem se tornado cada vez mais populares e, claro, mais procurados no mercado. Foram muitas as versões apresentadas na CES e você pode conferir algumas delas aqui!
Desenvolvido com design parecido com os AirPods da Apple, o fone colorido da JBL precisa de três horas para carga total da bateria e pode ter até 16 horas de funcionamento ativo, usando a case para recarregar. O fone está disponível nas cores preta, branca, azul, rosa, cinza e verde.
Já o modelo Live da marca é para quem pode gastar um pouquinho mais de dinheiro e prefere uma versão mais discreta no ouvido - apesar de ainda poder escolher entre cores. Além disso, o fone é equipado com o modo “AmbientAware” que permite escutar alguns ruídos, para que o usuário saiba o que está acontecendo à sua volta.
Na categoria esportes, este fone é uma evolução da versão lançada no ano passado pela marca e foi bastante elogiado na feira. Além de ser a prova d’água, o aparelho tem compatibilidade com os softwares MySound e MyControl que permitem uma personalização do balanço entre som e ruídos exteriores pelo usuário.
A Xiaomi apostou em airbuds wireless também na linha Amazfit na CES. O PowerBuds pode oferecer até 24h de uso ativo, quando auxiliado pela recarga da case. O aparelho também é capaz de monitorar os batimentos cardíacos do usuário.
O fone mais leve apresentado no mercado, o T10 foi desenvolvido com tecnologias de áudio para ser mais que um reprodutor de áudio: eles usam o movimento da cabeça como controle das atividades, como trocar de música, por exemplo.
Para os atletas, a marca lançou um modelo especial com cancelamento de ruídos e plug flexível e com três tamanhos inclusos, permitindo melhor ajuste durante a prática de atividades físicas.
O último lançamento da marca é o T5 ANC que chama atenção pelo seu design extremamente sofisticado. O fone também possui cancelamento de ruído e pode ter vida útil de até 32 horas, quando auxiliado pela recarga da case.
A Panasonic também apresentou uma versão de fone sem fio para competir com as marcas do mercado. O pequeno e discreto aparelho pode chegar a 15 horas de funcionamento ativo com ajuda da recarga da case.
Assim como no ano passado, o Google Assistente foi bem frequente na feira, tanto com suas enormes instalações quanto nos produtos que aderiram ao comando de voz. Juntamente com a Alexa, assistente da Amazon, o mercado de dispositivos compatíveis com esse tipo de tecnologia aumenta em todos os segmentos e produtos, de sensores de temperatura à máquinas que cozinham sozinhas.