A covid-19 foi um dos fatores que mais inspirou as empresas nos produtos desta edição online da CES
Para os fãs de tecnologia, o mês de janeiro sempre traz mais do que a expectativa do início do ano: é a espera por novidades em gadgets, robôs e aplicativos apresentados na CES (Consumer Eletronics Show), maior feira de tecnologia do mundo. Mas, em 2021, por conta da pandemia de coronavírus, o evento está ocorrendo de forma online. Assim, a CES 2021 oferece painéis virtuais e tours das empresas, que apontam para as tendências imaginadas para este ano. De 11 a 14 de janeiro, você pode acompanhar aqui no Estadão tudo o que acontece na CES 2021.
Um clássico das edições da feira, as TVs foram anunciadas desde o primeiro dia do evento, com inovações que contemplam, principalmente as telas, como a tecnologia de MicroLed, por exemplo. A Samsung apostou na MicroLed 110. A TV tem tecnologia semelhante à The Wall, tela gigante apresentada pela empresa na CES do ano passado. A TCL também investiu na tecnologia de LED com a TCL 4K Mini-LED C825, que combina tecnologia de QLED e MiniLED e tem câmera integrada para chamadas de vídeo.
CES 2021: Confira as TVs lançadas na maior feira de tecnologia
No ano em que adaptar aparelhos eletrônicos para as funções domésticas está sendo a tendência, as televisões também encontraram seu papel para serem mais do que um objeto passivo na sala de estar. Entre designs diferenciados e detector de movimentos, os aparelhos apresentados na CES (Consumer Eletronics show) neste ano de 2021 prometem ditar um novo modo de olhar as telinhas.
A TV é a nova aposta smart da Samsung, de 99 e 110 polegadas. Com tecnologia de tela semelhante à The Wall, a gigante apresentada pela empresa na CES do ano passado, a tecnologia de MicroLED quer se assemelhar na qualidade de telas mais avançadas na durabilidade e na qualidade das imagens. O aparelho também conta com QuadVue, que permite dividir a tela em até quatro partes em diferentes conteúdos e inclui mais de 160 canais gratuitos pelo Samsung TV Plus.
Uma releitura da TV já lançada anteriormente pela empresa, a versão 2021 da The Frame — TV que quer ser uma obra de arte na sua casa — é ainda mais fina que a sua antecessora. Com 75 polegadas, o aparelho tem apenas 24.9mm de espessura e resolução 4K, com tela de tecnologia QLED.
Durante a CES, a LG apresentou a tecnologia "Oled Evo", que deve turbinar o brilho dos painéis da empresa - apesar dos pretos e contrastes mais profundos, telas de Oled podem sofrer com baixa luminosidade. As TVs da linha G1 terão telas entre 55 e 77 polegadas. A empresa, porém, não mostrou novos lançamentos, mas deu o gosto de alguns protótipos que podem chegar ao mercado futuramente.
Um desses protótipos é a TV de tela transparente, conceito que já estava no radar da empresa, depois das telas enroláveis do evento no ano passado. No modelo apresentado, o aparelho possui tela de 55 polegadas e uma transparência de até 40%.
Mais um projeto apresentado pela LG, a tela dobrável é uma adaptação da tela plana para oferecer a melhor experiência em games. Com 48 polegadas, a TV também não tem data para chegar ao mercado, mas promete mudar sua configuração de dobrável para plana com apenas um botão.
A Sony também deixou seus modelos na CES. A linha Bravia XR é uma coleção de TVs com tecnologia de 4k e 8K que quer “imitar” o cérebro humano. Com a “inteligência cognitiva” do processador XR, a empresa aposta na capacidade do aparelho de analisar cores e gráficos e distinguir qual a melhor opção para o usuário. As telas também contam com versões LED e OLED, e possuem sistema operacional Google TV.
Em meio às necessidades de tecnologia que despontaram no último ano, a Panasonic quis mirar nos gamers para o lançamento deste ano na CES. A JZ2000 OLED TV é um aparelho voltado para os jogos, com tecnologia 4K, tela de 55 e 65 polegadas e processador HCX Pro AI, com inteligência artificial para combinar recursos de som e imagem. A empresa também afirmou que a TV apresenta um rápido tempo de resposta, além de recursos como Dolby Vision, Modo Cineasta.
O novo modelo da TCL combina tecnologia de QLED e MiniLED e foi apresentada com um recurso a mais: uma câmera de 4 Megapixels. O aparelho também possui taxa de atualização de 120 Hz e faz parte dos três lançamentos da marca durante o evento — sendo o mais completo.
Já o modelo C725 conta com uma tela de tecnologia QLED 4K com algumas funções mais simples, como Dolby Vision e o processador AiPQ. O aparelho funciona com sistema operacional Google TV, e deve chegar ao Brasil, mas ainda sem data estimada.
Como parte do pacote de TVs da TCL, o modelo P725 funciona com tela HDR, também com Dolby Vision, além do Dolby Atmos, recursos que regulam som e áudio da TV. Apesar de mais simples que os outros modelos, a P725 entrega o recurso Hands-Free Voice Control 2.0, que permite controlar o aparelho apenas por comando de voz. A empresa também apresentou a tecnologia ODZero Mini-LED, que reduz a distância entre a tela de LCD e a tela de MiniLED, produzindo melhores imagens.
Os protótipos de TV também fizeram bastante sucesso. A LG apresentou dois modelos promissores: uma tela transparente e uma dobrável. Na primeira, a transparência da tela pode chegar até 40% e está sendo idealizada para funcionar quase como um espelho inteligente, em janelas de metrô e nas cozinhas, por exemplo. Já o modelo de tela dobrável foi feito para agradar os gamers. A TV de 48 polegadas é uma adaptação da tela plana para oferecer a melhor experiência durante os jogos.
CES 2021: Veja as novidades do mundo dos games apresentadas no evento
Mais do que joguinhos, os games definitivamente conquistaram seu espaço no ano passado no âmbito profissional. Agora, para além dos teclados e mouses brilhantes, as empresas buscam dispositivos que ofereçam qualidade de imagem, conforto e até mesmo adaptações dobráveis de tela para os jogadores. Confira o que a CES (Consumer Eletronics Show) trouxe para a área na edição deste ano.
Apresentado pela LG, o protótipo de tela dobrável é uma adaptação da tela plana para oferecer maior imersão nos games. Com 48 polegadas, a TV também não tem data para chegar ao mercado, mas promete mudar sua configuração de dobrável para plana com apenas um botão.
Outra TV que embarcou no conceito gamer foi a Panasonic JZ2000 OLED TV. É um aparelho voltado para os jogos, com tecnologia 4K, tela de 55 ou 65 polegadas e processador HCX Pro AI, com inteligência artificial para combinar recursos de som e imagem. A empresa também afirmou que a TV apresenta um rápido tempo de resposta, além de recursos como Dolby Vision e Modo Cineasta.
Unindo conforto e experiência de jogo, a Razer apresentou um protótipo chamado Project Brooklyn: uma cadeira de fibra de carbono com telas, para se transformar em uma cabine gamer completa. O dispositivo conta com iluminação RGB e telas que se curvam na frente da cadeira, além de apoios que podem se transformar em pequenas mesas na altura dos braços.
A Asus lançou, dentre várias novidades, a edição turbinada do seu notebook Zephyrus Duo 15, que traz uma tela dupla de 15,6 polegadas e outra de 14,1”, que atua como touchscreen. O objetivo é não só ajudar em games, mas também em tarefas de criação. O preço não foi anunciado.
A Acer revelou o monitor Nitro XV282K KV, tela de 28 polegadas em UHD (3840 x 2160), 144Hz de taxa de atualização e também porta HDMI de 2.1, que permite resolução de 4K em 120 quadros por segundo (fps, no inglês). O preço é de US$ 900 nos EUA, com lançamento em maio na América do Norte e Europa.
A HyperX aproveitou a feira para revelar a versão compacta do seu teclado mecânico, com 60% do tamanho do teclado original da marca. O HyperX Alloy Origins 60 Mechanical é retroiluminado em RGB e promete maior responsividade no toque. O preço é de US$ 99 e será lançado em fevereiro nos EUA.
Acessórios para jogos em celulares também ganharam espaço na CES deste ano. A OtterBox, fabricante de capinhas de celulares, lançou alguns itens para controles de Xbox, incluindo um suporte para smartphone que se conecta com um controle. O Gaming Clip pode ser usado tanto com gamepad de Xbox One quanto para os lançamentos Series X e Series S, e pode ser ajustado para diferentes tamanhos de celulares.
A covid-19 também foi um dos fatores que mais inspirou as empresas nos produtos desta edição. Desde máscaras purificadoras até campainhas por comando de voz, as empresas investiram em dispositivos que pudessem ajudar na tarefa sanitária do dia a dia doméstico. A LG, por exemplo, lançou uma nova linha de geladeiras InstaView, em que a porta pode ser aberta por comando de voz e a água sai esterilizada do filtro.
A BioIntelliSense apresentou uma espécie de botão que pode monitorar sintomas como temperatura, frequência cardíaca e ritmo de respiração para alertar sobre a doença e os purificadores dos mais diferentes tipos, como o da Luftqi — um modelo portátil que pode ser levado na mão — estão entre os mais populares.
CES 2021: De máscara conectada a purificador de ar, confira os produtos 'contra covid-19' apresentados na feira
A edição de 2021 da CES (Consumer Eletronics Show) está acontecendo online, ainda como resultado da pandemia de coronavírus - e o ano de desafios se refletiu nas tecnologias trazidas para a feira. Entre dispositivos e robôs capazes de ajudar na desinfecção do vírus, muitas empresas investiram em buscar alternativas para combater a crise sanitária. Confira as principais ideias que foram apresentadas no evento.
A empresa chinesa de robótica UBTech lançou dois robôs capazes de fazer a desinfecção do coronavírus — com 99,9% de eficácia, segundo a empresa — por meio de uma luz ultravioleta (UV-C). Voltado a ambientes hospitalares, o Adibot, como é chamado, pode funcionar tanto parado quanto em movimento, controlado remotamente. A ideia da empresa é oferecer um plano de assinatura para os estabelecimentos, que podem incluir também escolas e academias, por exemplo.
A empresa Alarm.com apresentou uma campainha que pode ser acionada sem que o visitante precise usar as mãos. A tecnologia inclui câmeras que identificam quando a pessoa chega à porta da casa e avisa o morador por um sinal sonoro e uma notificação no celular. Um tapete também pode acompanhar a campainha, indicando ao visitante para não tocar o dispositivo - o acessório, porém, é vendido separadamente. Ainda sem data de vendas, a Alarm.com adiantou que a campainha vai custar menos de US$ 200.
Os purificadores portáteis também tiveram destaque na feira. O modelo da Luftqi, por exemplo, é uma pequena caixinha que pode ser transportada e colocada inclusive dentro do seu carro. O aparelho funciona à bateria e usa LEDs ultravioleta e sensores ativados por luz para purificar o ar do ambiente.
Os purificadores de ar da linha PuriCare, da LG, já são comuns na Ásia e ganharam espaço na apresentação da CES, com destaque para um aparelho em forma de máscara — o Wearable Air Purifier. Os filtros são controlados por sensores e, segundo a empresa, o dispositivo pode filtrar até 99,95% dos vírus e bactérias do ar.
Outra solução em forma de máscara foi a desenvolvida pela AirPop, a AirPop Active+. A máscara também possui sensores e filtros, que podem filtrar até 99% do ar, além de identificar o comportamento do usuário, como os hábitos de respiração. Diferente da LG, a AirPop apresentou sua máscara em tecido, com uma espécie de "tracker", que se conecta com dispositivos Android e iOS.
Ainda sobre covid-19, a LG implementou alguns recursos em suas novas geladeiras. Para começar, a nova linha de refrigeradores InstaView poderá ser aberta apenas por comando de voz, sem precisar tocar no eletrodoméstico, por meio de sensores. A tecnologia de luz ultravioleta também entrou na conta: nos modelos com filtros de água, o recurso será utilizado para destruir germes e vírus da bebida no momento em que ela sair para o copo.
A tendência de não usar as mãos, para ajudar na higiene, é mesmo uma das mais presentes entre os dispositivos sanitários. A Kohler adicionou em seu portfólio da edição deste ano um vaso sanitário com sensor na descarga, que percebe o movimento da mão como um comando. A empresa pretende ter mais de um modelo, custando entre US$ 600 e US$ 1 mil.
Agindo diretamente no monitoramento dos sintomas da covid-19, a BioIntelliSense apresentou o BioButton, um botão um pouco maior que uma moeda que, em contato com a pele, identifica possíveis sintomas da doença. Colado por um adesivo, o BioButton possui sensores que podem medir temperatura, frequência cardíaca, taxa respiratória e sono. O dispositivo foi desenvolvido em parceria com o American College of Cardiology e já recebeu a certificação do órgão regulador dos Estados Unidos FDA — o equivalente à Anvisa no Brasil.
O tempo gasto dentro de casa na pandemia também levou empresas a inovarem não só no campo da saúde, mas também na integração de eletrônicos do lar. Nesse sentido, a Samsung lançou o Jetbot90 AI+, um "robôzinho" de limpeza. O aparelho identifica e classifica objetos e decide onde limpar, com sensores Lidar, de profundidade, e 3D, além de câmeras que permite que ele seja quase uma babá eletrônica para pets, filmando imagens ao vivo.
CES 2021: conheça os robôs 'companheiros' apresentados na feira
Se a pandemia nos força a ficar em casa, nada como ter um robô para fazer companhia, certo? É esse o mundo que a maior feira de tecnologia do mundo apresenta em 2020. Os principais robôs apresentados nesta edição são os que ajudam com as compras em casa, limpam o chão com sensores poderosos, fazem companhia para crianças e até mesmo atuam como pets com fins terapêuticos.
A Samsung quer te dar uma mãozinha com o Bot Handy, que serve para oferecer ajuda para carregar as compras, lavar a louça, servir uma taça de vinho ou segurar objetos das mais variadas formas e tamanhos. Outro robô anunciado pela fabricante sul-coreana é o Bot Care, que funciona como companheiro nos afazeres domésticos e usa inteligência artificial para reconhecer e responder ao comportamento do usuário. Ambos estão em desenvolvimento e não têm previsão de chegada às lojas.
O JetBot 90, também da Samsung, é um modelo mais encorpado dos robôs de chão que já encontramos por aí. O diferencial dele é que possui câmeras com sensores 3D (LiDAR, também usado em carros autônomos) e inteligência artificial, assim circula pela casa com mais precisão. Além disso, o JetBot 90 tem uma estação central, onde é depositada a sujeira coletada pela casa e serve como base de carregamento de bateria. O preço não foi anunciado, mas o robô deve ser lançado no primeiro semestre deste ano nos Estados Unidos.
Homenageado do prêmio de inovação da CES 2021, o robô Moxie, da startup Embodied, promete ajudar crianças de 5 a 10 anos de idade a desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas no maior estilo “roboteacher”. O Moxie tem interface amigável e também movimenta os braços. Também há um app de celular para que pais acompanhem o progresso dos filhos. O preço é de US$ 1,6 mil.
O Qoobo foi criado para fins terapêuticos, como acontece com os bichanos em hospitais e casas de repouso, por exemplo. Criado para simular um felino, o Qoobo vem em dois tamanhos e em quatro diferentes pelagens (cinza, marrom, preto e branco). O “robopet” tem também uma batida de coração e o rabo movimenta-se conforme o toque do usuário. É a terapia de rabo, diz a Yukai Engineering, responsável pelo produto. A partir de US$ 110.
O Moflin, da japonesa Vanguard Industries, é o “robopet” genioso. Além da aparência de pet (parece um hamster ou chinchila), o robô pode desenvolver até nove emoções (do estresse à calma, da ansiedade à segurança, da tristeza à felicidade) e cria uma personalidade individual única. O Moflin também promete evoluir esses traços com o tempo e mudar a reação conforme diferentes usuários interagirem com ele. O preço é de R$ 400.
O Maicat leva a sério demais a definição de robô: ele anda e interage com o mundo ao redor dele, graças aos sensores de câmera e de microfone que fazem parte dele. O robô, diz a empresa Macroact, também lê expressões faciais, reconhece diferenças no tom da voz, diferencia pessoas e desenvolve personalidade conforme o uso. O preço é de US$ 1 mil.
Além disso, os gadgets voltados para a vida fitness também incorporaram o mote "fique em casa". A Mirror apresentou um espelho inteligente com uma tela que pode transmitir aulas de academia enquanto o usuário observa seus próprios movimentos. Outro item que chamou a atenção foi a companheira das atividades físicas, a garrafinha de água. O modelo da HidrateSpark avisa ao dono que é hora de beber água por meio de um app no smartphone e pode manter a bebida geladinha por até 24 horas.
CES 2021: Confira gadgets para sair do sedentarismo
Sim, já sabemos que a CES (Consumer Eletronics Show) foi fortemente impactada pela covid-19 nesta edição, e os produtos fitness entraram de cabeça nas inovações voltadas para esse período pandêmico. Com dispositivos que ajudam a manter a rotina de atividades em casa, os aparelhos ganharam novas utilidades e deram uma prévia do que pode vir quando for seguro sair novamente.
A Mirror lançou um espelho inteligente com câmera e projeção de tela, que permite que o usuário possa ver seus movimentos ao mesmo tempo em que acompanha as orientações do personal trainer. Por um aplicativo, é possível selecionar os treinos e enviá-los para o espelho. A empresa também oferece uma assinatura mensal de US$ 39 que dá acesso a aulas online e on-demand para os exercícios, tudo para garantir a manutenção da vida fitness em casa.
Uma das novidades da Samsung foi a atualização de seu aplicativo de saúde, o Samsung Health. O app estará disponível nas TVs que serão lançadas pela empresa neste ano, e pode integrar a presença de um sensor de movimento, que acompanha e monitora os exercícios durante a prática. Com isso, o aplicativo é capaz de produzir relatórios e resumos sobre as atividades dos usuários com base em seus movimentos.
Neste ano, além dos gadgets vestíveis, as empresas também apostaram em tecnologias para levar aparelhos de academia para dentro de casa. A T22, da empresa Blowflex, é uma esteira ergométrica que acompanha tela de 22 polegadas e é quase um personal trainer virtual, com aplicativos de orientação e exercícios. No monitor, é possível receber instruções de treinos e rotina, além de acompanhar a evolução personalizada do usuário.
A Hyfit Gear1 é uma banda elástica para trabalhar músculos de braços e pernas capaz de monitorar os exercícios por meio de um aplicativo. Apesar de ter atividades limitadas a apenas alguns grupos musculares, o dispositivo da empresa Hyfit trabalhou em sensores para identificar calorias gastas, repetições de séries e o equivalente em peso dos exercícios — já que trabalham apenas com o peso corporal.
Fundamental na hora das atividades, a garrafinha de água ganhou uma nova versão na CES 2021. A HidrateSpark Steel, não só armazena a água geladinha em sua estrutura de aço, mas também lembra o usuário que é preciso se hidratar por meio de luzes de Led e um app conectado no smartphone. A HidrateSpark também informou que é possível personalizar a quantidade de água desejada por dia e integrar a garrafinha com pulseiras inteligentes.
Talvez as pulseiras inteligentes sejam, hoje, o dispositivo mais utilizado pelos adeptos da vida fitness. A intenção da Honor Band 6, pulseira produzida pela Huawei, não é exatamente trazer uma tecnologia nova, mas ser ser a “baratinha” entre as opções disponíveis no mercado. Com preço anunciado de US$ 35 na CES, o modelo tem tela Amoled de 1,47 polegadas e é capaz de monitorar atividades como frequência cardíaca, distância, calorias e, segundo a empresa, tem bateria com duração de duas semanas sem precisar de carga.
O EVAD-1 traz o pacote completo dos filmes de ficção científica aplicados em um gadget fitness. O dispositivo da empresa Julbo permite que o usuário veja dados dos exercícios como frequência cardíaca, ritmo de corrida, velocidade e distância percorrida na própria lente dos óculos, graças a um display com tecnologia de microled. Os óculos se conectam com celulares via Bluetooth e envia informações adicionais sobre as atividades para um app.
Para quem voltou ao convívio com outros humanos, a Bose lançou um fone que tem como principal novidade não entrar diretamente no ouvido. O Sport Open Earbuds funciona como duas pequenas caixinhas de som, que projetam o áudio direcionado para o ouvido do usuário, evitando o contato com a cavidade auricular. Segundo a empresa, as pessoas ao redor do usuário podem ficar tranquilas: o fone não atrapalha e nem tem vazamento de áudio para outras direções.
As máscaras pensadas para a prática de exercícios também deram as caras na CES e foram uma das apostas mais presentes na tentativa de unir tecnologia e proteção contra o coronavírus. A Active+, da AirPop, possui sensores e filtros, além de identificar o comportamento do usuário, como os hábitos de respiração. Fabricada em tecido, ela conta com uma espécie de tracker, que se conecta com dispositivos Android e iOS.
E se no ano passado a TV de tela dobrável da LG fez sucesso, nesse ano a tecnologia foi para os smartphones. A TCL mostrou um aparelho com tela de Amoled de 6,7 polegadas, que pode ser 'esticada' até atingir 7,8 polegadas — o que transforma o telefone em tablet. É uma solução que permite aparelhos com telas maiores, mas que preservam uma espessura baixa — o que não acontece com celulares de tela dobráveis, como o Galaxy Fold, da Samsung.
No ar, a Sony trouxe novidades para profissionais do cinema e audiovisual: o Airpeak, drone de quatro hélices desenvolvido para uso profissional. A Sony afirmou que o dispositivo tem capacidade para carregar uma câmera profissional sem danos de estabilidade às imagens captadas. A empresa ainda anunciou novas caixinhas de som conectadas com até três alto-falantes e reapresentou o Vision S, protótipo de carro elétrico da Sony mostrado na edição do ano passado do evento.
Para 2021, porém, o veículo veio com algumas novidades: desde o ano passado a empresa vem investindo no conceito nunca antes apresentado de carro elétrico, e tem testados sensores e câmeras, que podem identificar, por exemplo, se o motorista está pegando no sono quando está dirigindo.
CES 2021: confira os carros futurísticos da feira
A maior feira de tecnologia do mundo não pode ignorar uma das maiores invenções da humanidade: os carros. Em tempos em que as montadoras fazem uma transição para automóveis elétricos, apareceram no evento novos conceitos de carros voadores ou mesmo “terrestres”. Confira os destaques da CES 2021 em automóveis.
O Cadillac eVTOL, da americana General Motors, é o carro voador perfeito para fugir do engarrafamento que abarrota as ruas. O projeto ainda é um conceito e não tem fabricação prevista, mas a ideia é que os quatro rotores (conjunto de hélice e motor) sustentem apenas um passageiro para dar uma voltinha nos céus em velocidade de até 90 km/h.
No futuro, será difícil fazer a distinção entre carros voadores, drones e aviões. O plano da startup americana Archer Aviation, em parceria com a montadora Fiat Chrysler, é que o projeto seja a primeira aeronave comercialmente viável, totalmente elétrica e que pode chegar a até 240 km/h em quase 100 quilômetros de percurso. Será que vai sair do papel?
A GM revelou também na CES 2021 o seu conceito de veículo autônomo, a grande aposta para os próximos anos. O protótipo faz parte da família Cadillac e o interior do veículo será uma “sala de estar móvel” para relaxar com amigos e família, diz a montadora americana. Além disso, por meio de reconhecimento biométrico, o veículo pode ajustar temperatura, umidade do ar, luzes e odores. Não há planos para fabricação no momento.
A alemã Mercedes-Benz revelou um gigantesco painel sensível ao toque para a sua linha de sedãs elétricos de luxo da marca. O MBUX Hyperscreen, de 56 polegadas (1,41 metro de comprimento), trará as principais e mais importantes informações de painel para o motorista e trará leitor biométrico de dedos e reconhecimento de voz. Além disso, uma inteligência artificial aprenderá as preferências do usuário e os hábitos. A fabricação deve começar no final de 2021.
O painel de controle iDrive, pioneiro no ramo ao ser lançado em 2001, está recebendo toda a atenção da fabricante alemã BMW neste ano na CES 2021. Esperado para estrear na linha de carros iX no final deste ano, o sistema deverá usar e abusar dos sensores do veículo para automatizar certas tarefas, como a procura por vagas de estacionamento, e receber avisos de perigo vindo de outros veículos da marca, também equipados com o iDrive.