Facebook faz pedido de registro de patente de dispositivo modular

A ideia do produto é que ele não precise ser trocado a cada vez que houver uma mudança de hardware

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
O Facebook está desenvolvendo novos dispositivos Foto: REUTERS/Regis Duvignau

O Facebook entrou com um pedido de registro de patente na última quinta-feira, 20, para um dispositivo modular. De acordo com os documentos apresentados no pedido, o produto deverá comportar diferente acessórios de hardware para que os usuários possam incrementar a base com novas funcionalidades.

PUBLICIDADE

Pelas imagens, não é possível afirmar com certeza que se trata de um smartphone modular. Especula-se que ele possa ser um novo tipo de alto-falante inteligente, como o Amazon Echo e o Google Home.

A ideia do produto, de acordo com a patente, é ser um dispositivo que não precise ser trocado a cada vez que houver uma mudança de hardware. “Consumidores compram eletrônicos com tecnologias de ponta só para descobrir que em um futuro próximo eles estarão obsoletos”, diz o texto.

Caso o aparelho seja fabricado, os consumidores poderão manter a base e trocar somente componentes como câmera ou processador, por exemplo, conforme as tecnologias evoluirem. De acordo com o site de tecnologia Business Insider, alguns dos desenvolvedores que participaram do projeto trabalharam no projeto de celular modular do Google.

Hoje, somente a Lenovo mantém um celular modular no mercado, o Moto Z Play. A LG tentou o conceito com o LG G5, mas o dispositivo não teve vendas significativas e o seu sucessor, o G6, não segue a linha modular.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.