Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Facebook vai lançar novo óculos de realidade virtual, Oculus Quest, por US$ 399

Dispositivo, chamado anteriormente de Santa Cruz, custa o mesmo que o Oculus Rift e funcionará sem fios, da mesma forma que o modelo econômico da empresa, o Oculus Go

27/09/2018 | 14h56

  •      

 Por Bruno Capelas - O Estado de S. Paulo

Novo dispositivo não terá fios e funcionará sem precisar de auxílio de celular ou computador

Facebook

Novo dispositivo não terá fios e funcionará sem precisar de auxílio de celular ou computador

Leia mais

  • Facebook aposta num futuro em realidade virtual
  • Novos óculos de realidade virtual do Facebook podem popularizar tecnologia
  • Arenas querem tornar realidade virtual ‘pop’

O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 26, um novo modelo de óculos de realidade virtual: chamado de Oculus Quest, ele vai custar US$ 399. Outra de suas vantagens é que funcionará de forma independente, sem precisar de um computador ou celular para acompanhar o uso, e terá controles sensíveis ao toque, divulgou a empresa. As vendas começam no segundo trimestre de 2019. 

O anúncio foi feito durante a Oculus Connect, conferência de desenvolvedores de realidade virtual do Facebook. Durante o evento, Mark Zuckerberg disse que a empresa também planeja lançar mais de 50 jogos para o equipamento de realidade virtual.

O aparelho foi visto como um avanço: o Rift, principal produto da Oculus, chegou ao mercado em 2016 e também custa hoje US$ 399, mas precisa de um computador potente para funcionar. "É uma versão parruda do Oculus Go, mas para quem não quer comprar um computador potente", destacou André Pase, professor da PUC-RS, ao Estado. 

O pesquisador faz referência ao Oculus Go, aparelho lançado pelo Facebook em maio: vendido a US$ 199, trata-se de um dos primeiros dispositivos de realidade virtual do mercado a não precisar de um computador ou smartphone para funcionar. Na época, o aparelho foi visto como uma possibilidade de popularizar a realidade virtual, uma das principais metas do Facebook para o futuro. 

Entre as diferenças dos dois aparelhos, há o fato de que o Oculus Quest tem recursos mais desenvolvidos, como a presença de quatro câmeras angulares na parte da frente do dispositivo, para rastrear a posição do usuário. O controle também é um pouco diferente, mas próximo do que existe hoje em PCs, o que deve tornar mais fácil a conversão de conteúdo já existente para a realidade virtual – em seu discurso na conferência, Zuckerberg disse que a falta de conteúdo é um dos problemas do setor até hoje. 

A Oculus, fundada por Palmer Luckey, foi comprada pelo Facebook em 2014 por US$ 3 bilhões. A empresa investiu pesadamente em hardware de realidade virtual na esperança de que a tecnologia, que oferece uma visão panorâmica de 360 ​​graus de espaços distantes ou imaginários, passe de um nicho de interesse para uma plataforma amplamente usada para aplicativos de comunicação, negócios e videogames.

    Tags:

  • Facebook
  • realidade virtual

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Galaxy S21 x iPhone 12: veja comparação entre os rivais
  • Google lança fundo de US$ 3 mi contra fake news sobre a vacina da covid-19
  • CES 2021: Confira os produtos 'contra covid-19' apresentados na feira
  • Por que a China se voltou contra Jack Ma, chefe do Alibaba?

Mais lidas

  • 1.Como Signal e Telegram viraram alternativa a Facebook e WhatsApp
  • 2.Apple testa tela dobrável para iPhone, diz agência
  • 3.A seção 230 norte-americana
  • 4.Índia pede que WhatsApp cancele sua nova política de privacidade
  • 5.No ano da pandemia, Netflix teve o maior aumento de assinantes da história
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente