PUBLICIDADE

Galaxy Note 8 reconhece rosto, mas pode ser enganado por foto

De acordo com testes feitos por desenvolvedor, até mesmo imagens de baixa qualidade obtidas em redes sociais permitem desbloqueio do dispositivo

Por Redação Link
Atualização:
Smartphone da SamsungGalaxy Note 8 chega ao Brasil dois meses após o lançamento mundial Foto: Reuters/Kim-Jong Hi

Um dos principais recursos do Galaxy Note 8, smartphone recém-lançado pela Samsung, é o reconhecimento facial. Por meio dele, os usuários podem desbloquear a tela ao olhar para a câmera frontal do dispositivo. Contudo, de acordo com o site Business Insider, a tecnologia não é tão precisa quanto parece: em testes, um desenvolvedor conseguiu "enganar" o dispositivo usando uma foto do usuário cadastrado.

No vídeo, publicado pelo desenvolvedor Mel Tajon no Twitter, ele segura o Galaxy Note 8 em frente à tela de outro smartphone, que exibe uma foto dele na tela. O smartphone desbloqueia a tela instantâneamente, como se ele tivesse posicionado a foto para o seu próprio rosto. Confira o vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

De acordo com o desenvolvedor, ele também conseguiu repetir o feito mesmo usando fotos de baixa de qualidade postadas em redes sociais. Isso mostra que é possível, caso o smartphone caia em mãos erradas, que uma pessoa use uma foto para desbloquear a tela e ter acesso a todo o conteúdo armazenado no dispositivo.

Vale lembrar, porém, que o reconhecimento facial não é o único recurso de segurança para desbloquear a tela do Galaxy Note 8. Assim como outros dispositivos com sistema operacional Android, é possível utilizar a impressão digital, uma senha ou desenho.

Lançado em 23 de agosto, o Galaxy Note 8 ganhou tela curva de 6,3 polegadas, apenas 0,1 polegada maior que a do Galaxy S8+, e trouxe para o aparelho a câmera dupla, presente em seu principal rival, o iPhone 7 Plus. O smartphone chegará às lojas dos Estados Unidos em 15 de setembro. A Samsung não revelou o preço sugerido do aparelho durante a apresentação. No Brasil, a operadora Vivo já iniciou o cadastro de interessados para a pré-venda do aparelho.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.