Magic Leap revela seu primeiro aparelho de realidade aumentada

Chamado de Magic Leap One Creator Edition, dispositivo tem óculos equipado com câmeras, sensor de localização e controles manuais; kit chega ao mercado dos EUA em 2018

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Por Redação Link
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Os futuristas óculos de realidade aumentada Lightwear são a parte mais importante do Magic Leap One Creator Edition, previstos para chegar ao mercado em 2018 Foto: Magic Leap

A startup norte-americana Magic Leap revelou nesta quarta-feira, 20, seu primeiro dispositivo de realidade aumentada, o Magic Leap One Creator Edition. O principal destaque do kit são os óculos Lightwear, equipados com sensores e seis câmeras, capazes de rastrear o mundo à volta do usuário e projetá-lo na lente dos óculos, com uma camada virtual. 

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Previsto para chegar ao mercado norte-americano em 2018, o aparelho ainda não tem preço definido – especula-se que no mercado ele deve custar entre US$ 1 mil e US$ 1,5 mil. Para o Lightwear funcionar, ele virá acompanhado de uma central de processamento e bateria, chamada Lightpack (que pode ser presa ao cinto da calça do usuário, por exemplo), e um controle manual, o Control, bastante semelhante aos utilizados por dispositivos de realidade aumentada como o HTC Vive, da chinesa HTC. 

O Magic Leap One Creator Edition era, há muito tempo, um dos anúncios mais aguardados pelo mercado de tecnologia. Isso porque a Magic Leap, além de ser avaliada em US$ 6 bilhões, trabalha há anos na tecnologia de realidade aumentada e tem entre seus investidores empresas como Google, a chinesa Alibaba, o estúdio Warner Bros. e até a brasileira Globo. Apesar de muitos testes de tecnologia desde 2011, quando foi fundada, a empresa ainda não havia anunciado nenhum dispositivo. 

Em outubro, a empresa revelou que levantou uma rodada de investimento de US$ 500 milhões, que seria utilizada para turbinar a produção do Magic Leap One. Ao todo, a Magic Leap, que tem sede na Flórida, já levantou US$ 1,9 bilhão em aportes. 

Popularizada por Pokémon Go, a tecnologia de realidade aumentada é apontada como uma das grandes tendências para o futuro, e também faz parte das apostas de empresas como Google, com o Google Glass, e Microsoft, com o Hololens. 

Ao contrário de Pokémon Go, porém, que colocava apenas um "adesivo" sobre o mundo, a Magic Leap pretende fazer produtos com realidade aumentada que interajam com o ambiente em que o usuário está – como colocando um jogo de tabuleiro por cima de uma mesa, por exemplo. "Vivemos e pensamos num mundo 3D, e não em uma tela. Nossa interface espacial inclui muitas possibilidades de interação, incluindo vozes, gestos, posturas faciais e rastreamento ocular", disse a empresa. 

Em seu site, a Magic Leap listou diversos casos de uso para o Magic Leap One, incluindo a possibilidade de navegar pela internet como se ela estivesse em uma parede, e não em uma tela, melhorar a experiência de compras online, e claro, jogos. Segundo a empresa, a primeira edição de seu dispositivo é voltada para desenvolvedores de software – a Magic Leap pretende ainda divulgar um kit de criação de aplicativos para desenvolvedores no início de 2018 para o dispositivo. 

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