PUBLICIDADE

Microsoft libera atualização para Windows 10 com Cortana em português

Assistente virtual estará disponível em computadores em nova versão do sistema, que traz uma série de melhorias

Por Thiago Sawada
Atualização:
 Foto: Reuters

A Microsoft vai liberar a partir de hoje a atualização de aniversário do Windows 10. Trata-se da primeira grande mudança no sistema operacional, que, no Brasil, traz agora uma versão da assistente virtual Cortana em português.A atualização, que deve chegar de forma gradual a todos os dispositivos que já usam o Windows 10, é gratuita e automática – o usuário pode adiar a instalação.

PUBLICIDADE

Com a Cortana, os brasileiros poderão criar lembretes, reproduzir músicas e fazer buscas na internet no Windows. A assistente pessoal compreende a fala humana, responde e apresenta as informações na tela. “A Cortana vai se tornar mais relevante para o mercado, conforme os usuários brasileiro a utilizarem”, diz Gustavo Lang, diretor de Windows da Microsoft Brasil. De acordo com a empresa, a assistente virtual processa, em média, 1 milhão de perguntas de usuários por dia em todo o mundo.

Segundo o editor de Cortana, Renan Leahy, dois grandes desafios tiveram que ser superados para o lançamento da Cortana em português: fazê-la entender a língua e ajustá-la à cultura local. “A Cortana é positiva, bem humorada e fã de futebol no Brasil”, disse Leahy. A assistente pessoal chega em português com 1,2 mil respostas pré-programadas.

Com a atualização do Windows 10, a Cortana estará disponível antes de o usuário desbloquear o computador. Isso porque o ícone para acessá-la será adicionado à tela de bloqueio do PC que pede nome de usuário e senha.

 Foto: Divulgação

Novos recursos. Além da Cortana em português, o sistema operacional vai trazer o Windows Ink, um recurso que permite que as pessoas usem uma caneta digital para fazer anotações diretamente na tela de computadores com tela sensível ao toque. 

Outra novidade é a integração do Windows Hello, disponível desde o início do Windows 10, ao navegador Microsoft Edge e a outros aplicativos. Por meio de Hello, a autenticação, tradicionalmente feita por senhas, é substituída por um sistema de reconhecimento facial ou de impressão digital.

O navegador Microsoft Edge também receberá melhorias, como suporte para extensões e otimização do consumo de bateria por aparelhos portáteis. Em termos de segurança, a empresa vai melhorar o Windows Defender: o software de remoção de arquivos maliciosos vai ganhar a opção que programa automaticamente buscas rápidas e periódicas, com o objetivo de manter o PC mais seguro.

Publicidade

Até o momento, o Windows 10 já alcançou a marca de mais de 350 milhões de dispositivos – entre computadores, smartphones e tablets – de acordo com a Microsoft. Um dos motivos que impulsionaram a adoção do sistema foi a atualização gratuita para a versão mais recente do sistema, que ficou disponível até a última sexta-feira. A partir de agora, quem quiser baixar e instalar o Windows 10 precisa desembolsar R$ 479.

Requisitos. Para instalar a atualização de aniversário do Windows 10 é preciso ter um computador com processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM para 32 bits ou 2 GB para 64 bits, 16 GB de espaço livre para armazenamento (para um sistema operacional de 32 bits) ou 20 GB (para um sistema operacional de 64 bits), placa gráfica DirectX 9 ou superior e monitor com tela de resolução de 800 por 600 pixels.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.