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Na décima geração do Galaxy, Samsung lança cinco smartphones de uma só vez

Empresa apresentou celular de tela dobrável e seu primeiro celular com 5G, que não chegará ao Brasil; versão ‘econômica’ de sua linha de dispositivos premium também foi lançada

Por Bruno Capelas e enviado a São Francisco (EUA)
Atualização:
Nova família Galaxy S: Galaxy S10e (esq.), Galaxy S10 e Galaxy S10+ Foto: Bruno Capelas /Estadão

Líder no mercado global de smartphones, a sul-coreana Samsung decidiu apostar alto em 2019 para se manter no primeiro lugar: nesta quarta-feira, 20, em São Francisco, a empresa apresentou quatro celulares de sua linha de dispositivos premium, a Galaxy S. São eles o S10 e o S10+ -- que atualizam o S9 e S9+, lançados em 2018 --, o S10 5G, primeiro smartphone com o novo padrão de internet móvel, e o S10e, uma versão “acessível” com tela menor. 

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Porém, quem roubou mesmo a atenção foi o Galaxy Fold, celular de tela dobrável da companhia. A Samsung começou a apresentação com ele, que fechado tem tela de 4,6 polegadas e aberto se expande para 7,3 polegadas. Ele custará US$ 1.980 e começará a ser vendido no dia 26 de abril - ainda não há informações se chegará ao Brasil.  

Além da tela, o aparelho conta com um sistema com duas baterias que trabalham juntas como se fossem uma. O leitor de digital fica na lateral do aparelho, cuja dobra é bem menos evidente do que a do FlexPai, o primeiro smartphone de tela dobrável do mundo. Ele tem 12 GB de memória. 

A Samsung apresentou nesta quarta-feira, 20, o smartphone dobrável Galaxy Fold Foto: Giovanna Tadini/Estadão

A pré-venda dos  outros quatro aparelhos começa no mercado americano nesta quinta-feira, 21, e a chegada às lojas ocorrerá em 8 de março a partir de US$ 750 (S10e), US$ 900 (S10) e US$ 1.000 (S10+). Para o mercado brasileiro, a previsão é de que os produtos cheguem às lojas também no mês que vem, embora a Samsung Brasil não especifique datas nem preços. No País, porém, apenas as versões S10e, S10 e S10+ estarão disponíveis. “É preciso ver quando o 5G chegará ao Brasil para que o produto faça sentido no mercado”, disse Renato Citrini, gerente de produto da área dedispositivos móveis da Samsung Brasil, em sessão com jornalistas antes do lançamento. 

A aposta da Samsung ao trazer uma quantidade de dispositivos maior para sua linha premium tem sua razão de ser. Por um lado, a empresa segue a estratégia da Apple, que já há dois anos vem lançando pelo menos três versões do iPhone no mercado, buscando atingir fatias diferentes de um público endinheirado. Do outro, a empresa busca se manter inovando para não permitir que a Huawei encoste e brigue pela liderança no mercado global de smartphones -- em 2018, a chinesa, que não atua no Brasil, chegou a tomar o segundo lugar da Apple em vendas.

Econômico. Ao contrário da rival Apple, que trouxe o iPhone XR com algumas especificações “simplificadas”, como a tela de LCD, a Samsung trouxe a São Francisco um celular premium “mais barato” que não faz feio perto de seus irmãos de linha, compartilhando configurações como processador (o Snapdragon 855, da Qualcomm, ou o Exynos 9820, da própria Samsung) e sistema operacional (Android 9.0 (Pie)). Os três aparelhos também são os primeiros da sul-coreana a ter HDR 10+, padrão de tecnologia de imagem que só estava disponível nas TVs da marca. 

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Com tela de AMOLED de 5,8 polegadas, o S10e traz duas lentes na câmera traseira (uma angular e uma grande-angular) e uma na frontal, reiterando o foco da sul-coreana na área de fotografia. Além disso, tem versões com menor memória RAM e espaço de armazenamento interno e um leitor de impressão digital convencional, na lateral do aparelho. 

Já o S10, com tela de 6,1 polegadas, e S10+, de 6,4 polegadas, trazem consigo uma das principais inovações da Samsung para este 2019. É um leitor de impressão digital “no meio da tela” -- e não com um botão específico, como é prática corrente no mercado há alguns anos. Posicionado no centro inferior da tela, um sensor de ultrassom pode identificar a digital do usuário: para encontrá-la, o celular vai mostrar um ícone específico ao consumidor. A funcionalidade busca aliar uma tarefa de segurança com uma missão de design: aproveitar ao máximo possível a área frontal do aparelho na tela infinita. Até por conta disso, a Samsung trouxe um entalhe em formato de "furo", apenas para incluir a câmera para selfies. 

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Os dois modelos “mais caros” da empresa trazem melhorias incrementais na câmera. No caso do S10, adicionam-se às três lentes já citadas uma quarta, na parte traseira do aparelho, voltada para zoom, com 12 megapixels. Já o S10+ ganha ainda uma quinta lente, na parte frontal do aparelho, com a finalidade de trazer profundidade de foco às selfies do usuário. Outra mudança que acontece entre as três versões é na bateria: o S10e tem carga de 3.100 mAh (miliAmpére/hora); já o S10, 3.400 mAh. O S10+, por sua vez, terá bateria de 4.100 mAh, sendo uma das maiores do mercado brasileiro -- a liderança pertence ao recém-lançado Moto G7 Power, da Lenovo, com 5.000 mAh. 

Na bateria dos três aparelhos também está outra inovação interessante apresentada pela Samsung este ano: o Wireless PowerShare, que permitirá que os dispositivos da linha S10 funcionem também como carregadores de outros dispositivos. Para isso, basta ativar o modo no menu correto e aproximar o aparelho que precisa ser carregado do Galaxy S10 -- a energia é transmitida por indução para qualquer eletrônico que use o padrão Qi de carregamento, o que inclui os fones de ouvido Galaxy Buds, lançados pela empresa nesta quarta-feira, bem como outros celulares da Samsung e até mesmo rivais como o iPhone. 

Já na assistente digital Bixby, lançada pela empresa há dois anos, poucas novidades. A principal delas é de que agora ela poderá reconhecer rotinas do usuário e, aos poucos, automatizá-las -- como a sequência de aplicativos e comandos que se faz toda manhã, como pedir um Uber ou checar o Waze para o caminho do trabalho. Não foi dessa vez que a inteligência artificial da empresa começou a falar português -- hoje, a Bixby está disponível no Brasil apenas em inglês e em versões de testes para línguas como francês, espanhol e coreano. 

Versões. Este ano, a Samsung apresentou ainda sete cores diferentes para seus aparelhos -- branco, preto, azul e verde estarão disponíveis para todos os modelos. O S10e tem ainda um amarelo bem chamativo como opção; já o S10+ terá versões em branco e preto cerâmico, um acabamento bastante interessante. 

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Haverá variações também no que diz respeito ao armazenamento interno (que pode variar entre 128 GB e 256 GB no S10e; 128 GB e 512 GB no S10 e ir até 1TB no caso do S10+) e na memória RAM (que pode ir de 6 GB no S10e, passando por 8 GB em todos os modelos ou ainda 12 GB, só no S10+). No Brasil, porém, ainda não se sabe quais serão as versões que chegarão ao mercado, tanto em termos de cores quanto de espaço interno. Os preços também ainda não foram definidos. 

*O repórter viajou a São Francisco (EUA) a convite da Samsung

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