A Nokia relançou nesta quarta-feira, 31, o clássico celular 3310 na Finlândia, terra natal da empresa. Com a chegada da nova versão do aparelho no País, a empresa espera aumentar a onda de nostalgia que envolve a marca à medida que ela começa a se expandir e apostar em novos celulares,incluindo os seus novos smartphones.
O Nokia 3310 foi um dos mais populares nos anos 2000, permitindo que usuários realizassem tarefas básicas, como fazer ligações, enviar mensagens de texto e, é claro, se divertir com o "jogo da cobrinha". Em sua versão atualizada, o aparelho pode ser encontrado nas cores vermelho, amarelo, azul e cinza por cerca de US$ 52.
Embalada pela nostalgia, a demanda inicial pelo produto começou intensa. "A primeira entrega foi direcionada totalmente para pessoas que compraram em pré-venda. Precisaremos esperar algumas semanas para termos o 3310 disponível em nossas lojas", afirmou o chefe de produtos da Elisa, maior operadora de telecomunicações da Finlândia, Jan Virkki.
"Parece o 'tijolão' que a gente tinha quando era criança", disse a estudante Oona Patomaki, caminhando pela loja Elisa no centro de Helsínquia, na Finlândia.
Alcance. Apesar do sucesso na Finlândia, ainda é difícil estimar o sucesso do novo 3310, já que a HMD — fabricante que tem o direito da marca Nokia — não informa dados sobre vendas. "No Reino Unido, as vendas iniciais foram muito fortes, e essa é uma boa conquista para um telefone básico, que nem possui Wi-Fi", disse Ben Wood, analista da CCS Insight. "Com os novos 3310, pelo menos, os consumidores estão conscientes de que a Nokia está de volta ao mercado de celulares".