DJ Koh apresenta Samsung Galaxy Note 9
A Samsung anunciou na última quinta-feira, 9, o Galaxy Note 9, nova versão de seu smartphone premium. Modelo mais luxuoso da empresa, o aparelho trouxe poucas inovações em relação a seu antecessor. Houve avanços em aspectos técnicos como memória e tela, mas a principal mudança veio no preço, que parte de US$ 1 mil.
Com lançamento previsto para o dia 24 nos EUA, o aparelho pode custar até US$ 1,25 mil, dependendo da configuração. É a primeira vez que um celular da Samsung é vendido por a partir de US$ 1 mil – o modelo mais simples do Galaxy Note 8, por exemplo, saía por US$ 930 em 2017. Ainda não há previsão de preço ou data de chegada do Galaxy Note 9 no Brasil.
Para analistas, o reajuste de preço é um indício de que a Samsung quer replicar a estratégia da rival Apple, que lançou o iPhone X pelo mesmo preço, em 2017. Recentemente, a empresa de Tim Cook colheu os frutos dessa tática, ao faturar 20% mais com sua divisão de celulares, mesmo sem elevar a quantidade de aparelhos vendidos.
Os bons resultados animaram os investidores e levaram a Apple a se tornar a primeira empresa americana da história a atingir US$ 1 trilhão em valor de mercado. Para setembro, espera-se o anúncio de um novo modelo do iPhone, que também será vendido a mais de US$ 1 mil.
Segundo o professor da USP Renato Franzin, o aparelho da Samsung é um celular “de nicho”. Para o especialista, a sul-coreana sai na frente contra a Apple por oferecer especificações técnicas parrudas em seu “topo de linha”, que passa a ter valor alinhado ao da rival.
Confira os principais destaques do evento de lançamento do Galaxy Note 9
A Samsung apresentou em um evento em Nova York, na manhã desta quinta-feira, 9, seu novo smartphone premium, o Galaxy Note 9. A empresa também usou o momento para anunciar uma caixa de som conectada e um relógio inteligente. Confira os principais anúncios do evento:
A tela do novo Galaxy Note tem 6,4 polegadas: é a maior tela que um aparelho desta linha da Samsung já teve. O painel é super Amoled. Assim como os outros smartphones da linha Note, o Galaxy Note 9 possui uma tecnologia que oferece resistência ao vidro, tanto na frente quanto atrás do celular. Quanto às medidas e ao design, ele se manteve parecido com seus antecessores -- o Note 9 é apenas um pouco mais largo e mais pesado.
O armazenamento interno do Galaxy Note 9 é uma das coisas que mais chamam a atenção no aparelho. O modelo básico do aparelho terá 128 GB, enquanto o mais avançado terá 512GB. Além disso, em ambos os modelos, o usuário terá a opção de colocar um cartão de memória de até 512 GB, o que pode levar o espaço total do aparelho para 1 TB.
A bateria é sempre um ponto importante quando se trata da linha Note, já que a Samsung enfrentou problemas com o Galaxy Note 7 -- foram registradas explosões de baterias do celular em vários países. Este ano, a marca apostou em uma bateria potente para o Galaxy Note 9, que oferece 4.000 mAh (miliAmpère/hora). Segundo a empresa, essa bateria deve durar “um dia e mais um pouco”.
Nos Estados Unidos, será possível encontrar o smartphone nas cores preto, cobre (laranja), violeta e azul.
O novo celular da Samsung seguiu a tendência do processador usado no Galaxy S9 e do S9 Plus: o Qualcomm Snapdragon 845. O smartphone terá dois modelos diferentes, um com memória RAM de 6GB e outro com 8GB.
As especificações de câmera do Galaxy Note 9 são as mesmas que as do Galaxy S9 Plus: a câmera traseira tem duas lentes de 12 megapixels, com aberturas variáveis, e a frontal tem 8 megapixels. A aposta da Samsung para a câmera do Galaxy Note 9 foi a inteligência artificial: uma nova função permite que o celular faça uma leitura dos elementos da cena que o usuário quer fotografar, e a partir disso o software consegue ajustar configurações como brilho e contraste para registrar da melhor forma possível aquele momento.
Marca registrada da linha Note, a caneta S Pen do Galaxy Note 9 ganhou novos recursos. Agora, a caneta terá conexão Bluetooh - com a função, ela poderá funcionar como um controle remoto para tirar selfies com o celular de longe, por exemplo. A mudança, entretanto, não alterou função essencial da caneta: ela continua sendo um acessório que ajuda a escrever e a desenhar na tela do aparelho.
No evento desta quinta-feira, 9, a Samsung também anunciou uma parceria com a Epic Games, empresa que criou o Fortnite, um jogo que é febre no mundo todo. A versão beta do Fortnite já está disponível para usuários da linha Galaxy e deve chegar em breve para outros aparelhos Android. Quem quiser jogar, vai precisar baixar o Fortnite pelo site da Epic Games -- a empresa optou por não usar a loja de aplicativos Play Store.
Quem se interessou pelo novo smartphone pode comprá-lo por US$ 1 mil, no caso do aparelho com armazenamento de 128 GB, e por US$ 1.250, se quiser o modelo com 512GB. A pré-venda começa no dia 10 de agosto, e o Galaxy Note 9 chega às lojas no dia 24. Quanto à chegada do Galaxy Note 9 ao Brasil, ainda não há previsão de data nem informações sobre o preço de lançamento.
Além do novo smartphone, a Samsung aproveitou o momento para anunciar outras novidades. Umas delas é o relógio inteligente Galaxy Watch -- a empresa optou por investir na marca Galaxy ao invés de continuar a sua linha de relógios Gear. O dispositivo tem conexão 3G e será disponibilizado em um tamanho menor, de 42 mm, e um maior, de 46 mm. O Galaxy Watch estará disponível nos Estados Unidos no dia 24 de agosto e na Coreia no dia 31. Os outros mercados receberão o aparelho no dia 14 de setembro. Nos Estados Unidos, Galaxy Watch com Bluetooth custará a partir de US$ 329,99.
Na ocasião, a empresa também anunciou a caixa de som conectada Galaxy Home, que será equipada com o assistente pessoal Bixby. O novo dispositivo coloca a Samsung dentro do mercado ocupado pelo HomePod da Apple, pelo Echo da Amazon e pelo Google Home. A Samsung afirmou que o seu alto-falante inteligente conseguirá fazer quase as mesmas funções que o assistente Bixby faz em um celular. O visual do Galaxy Home é diferente das caixas concorrentes: ele tem acabamento de tecido e três pernas de metal. Além disso, a marca anunciou uma parceria com o Spotify para oferecer um streaming de música para diferentes dispositivos da Samsung.
Integração. Na visão de Werner Goertz, analista da consultoria Gartner, é preciso levar outros aspectos em conta na briga entre Apple e Samsung – como o avanço no uso de inteligência artificial. “É hora de (criar) uma nova geração de aparelhos que vai prever o que você quer antes de você pensar”, disse o presidente da área de dispositivos móveis da Samsung, DJ Koh.
A Samsung, porém, não conseguiu demonstrar na prática como essas aplicações chegarão aos celulares. “O Galaxy Note 9 só será competitivo se a inteligência artificial for capaz de utilizar o aparelho”, diz Goertz.
A empresa também exibiu a caixa de som conectada Galaxy Home, ainda sem data de lançamento. A meta é que ela seja uma central de comando para a casa conectada, competindo contra o Echo, da Amazon, e o Google Home. Para Franzin, da USP, há espaço para competição. “A Samsung tem geladeiras e TVs, o que as outras não têm. É um trunfo”, diz o professor.