PUBLICIDADE

Xiaomi está desenvolvendo um smartphone dobrável, diz repórter

Diferentemente dos aparelhos flexíveis já anunciados, o suposto smartphone da fabricante chinesa pode ser dobrado duas vezes; vídeo que mostra o celular foi vazado pelo repórter Evan Blass

Por Redação Link
Atualização:
Um vídeo mostrando o aparelho foi divulgado pelo repórter Evan Blass Foto: Evan Blass

Um vídeo mostrando um smartphone dobrável atribuído a fabricante chinesa Xiaomi foi vazado pelo repórter Evan Blass em seu perfil no Twitter – o jornalista é conhecido por revelar especificações de celulares antes do lançamento. Ao contrário dos aparelhos flexíveis já lançados – como da Samsung e o da startup Royole – o modelo atribuído a marca chinesa podem ser dobrados em até duas vezes. 

PUBLICIDADE

Nas imagens, o smartphone aparece executando o aplicativo do Google Maps. Mas, Evan Blass deixou claro na publicação que não pode garantir a veracidade do vídeo. 

Desde 2016 há rumores de que a Xiaomi está desenvolvendo um aparelho dobrável – à época um vídeo foi vazado mostrando um modelo dobrável também atribuído a fabricante, mas o modelo não chegou a ser fabricado.

Dobráveis. Se o smartphone que aparece no vídeo realmente for lançado, a Xiaomi se juntará à fabricante Samsung e à startup Royale, que apresentaram seus protótipos dobráveis em 2018.

Quem ganhou a corrida do lançamento do primeiro smartphone dobrável foi a startup Royale, que apresentou o dispositivo FlexPai no começo de novembro. Com uma tela de 7,8 polegadas, o FlexPai tem o tamanho semelhante a um tablet, mas assume a dimensão de um celular quando é dobrado. O celular já está à venda nas lojas chinesas por a partir de US$ 1,3 mil.

Dias depois a Samsung apresentou sua primeira tela de smartphone flexível. Quando está fechada, a Infinity Flex Display (visor de tela infinita, em tradução do inglês) se assemelha ao visor de um smartphone tradicional. Mas, quando aberto, passa a adotar uma tela estendida, de 7,3 polegadas. Ainda não há previsão de lançamento deste modelo.

Existem rumores de que as empresas Lenovo e Huawei também estão desenvolvendo smartphones dobráveis. Há sinais de que a Apple também está explorando o conceito. Porém, nenhum produto foi confirmado pelas fabricantes. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.