A produtora japonesa Capcom anunciou nesta segunda-feira, 4, que vai fazer um novo jogo de um de seus principais personagens, Mega Man.
Previsto para ser lançado em 2018, Mega Man 11 trará elementos clássicos da série do herói azul, como a jogabilidade em 2D e em plataformas, para os consoles da atual geração – PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch –, bem como nos PCs. O visual, no entanto, será renovado para os dias de hoje.
Além disso, o herói terá novas habilidades, como tiro carregado e o escorregão, que poderão ajudar o jogo a ir além da simples nostalgia.
O novo jogo faz parte de uma série de comemorações dos 30 anos do personagem – o primeiro jogo da franquia foi lançado em dezembro de 1987, para o Nintendo Entertainment System (NES).
Outra boa novidade é a Mega Man X Legacy Collection, que vai relançar os oito jogos da série Mega Man X (espécie de continuação da saga original) durante o terceiro trimestre de 2018.
Ainda não se sabe, porém, se os jogos serão lançados separadamente ou farão parte de um pacotão, como aconteceu com Mega Man Legacy Collection, de 2015, e Mega Man Legacy Collection 2, de 2016, que reuniu os primeiros doze jogos do herói azul. Os dois títulos, já disponíveis para PS4 e Xbox One, também serão lançados agora para o Nintendo Switch.
A versão mais popular de Street Fighter é Street Fighter II, de 1992. No entanto, foi aqui que uma das franquias de luta mais populares da história começou a se popularizar. O game saiu originalmente para fliperamas.
Segundo jogo da série The Legend of Zelda, Zelda II: The Adventure of Link foi criado por Shigeru Miyamoto especialmente para o Nintendo Entertainment System (NES).
Clássico dos fliperamas, Contra mostrava a luta de soldados norte-americanos enviados para a Nicarágua, em um dos conflitos mais marcantes dos anos 1980. A primeira versão do game saiu para arcades.
Produzido pela Konami para o NES, Castlevania II: Simon’s Quest é uma continuação direta do primeiro jogo e ajudou a estabelecer o padrão para jogos de plataforma baseados em combate e exploração – junto com Metroid, o gênero é chamado de Metroidvania. No game, o jogador volta a encarnar o papel de Simon Belmont, um caçador de vampiros.
Lançado pela Sega em 1987 para arcades (e um ano depois presente no Master System), Wonder Boy in Monster Land é um jogo discreto de ação. No entanto, o game ganhou notoriedade no Brasil nos anos 1990, ao servir de base para o nacional Mônica no Castelo do Dragão.
Um dos jogos mais politicamente incorretos da história, Leisure Suit Larry mostra a saga de Larry, um quarentão tentando seduzir mulheres ao longo do jogo inteiro. A série foi criada pela Sierra, em 1987, para sistemas como o MS-DOS, o Amiga e o Apple Macintosh.
Um dos primeiros RPGs japoneses de grande notoriedade, Phantasy Star saiu em 1987 para o Master System. O jogo também faz parte da história dos games no Brasil: foi um dos primeiros jogos que a Tec Toy traduziu por aqui, o que fez a empresa começar a estudar o desenvolvimento de games locais.
Lançado em 18 de dezembro de 1987, Final Fantasy é o primeiro game da série da Square – hoje, conhecida como Square Enix – e estabelceu um padrão para jogos do gênero RPG (Role Playing Game). No game, o jogador pode interpretar quatro personagens diferentes – chamados Light Warriors – que buscam quatro orbes elementais ao longo do mundo.
Segundo jogo do produtor Hideo Kojima, Metal Gear foi lançado originalmente em 1987 para o MSX, sistema de computação voltado para o consumidor final bastante popular nos anos 1980. É o primeiro jogo em que aparece o personagem Solid Snake, um militar que deve se infiltrar em bases inimigas sem ser percebido.
Inspirado em um dos grandes boxeadores da época, Punch Out foi um dos grandes sucessos do NES -- o glorioso Nintendinho -- nos Estados Unidos. A série foi originalmente lançada em 1984, para arcades, mas ganhou uma versão em 1987 para o NES.
Um dos principais jogos do gênero beat’em’up (no qual, em um cenário em 2D, o jogador deve distribuir socos e chutes em uma multidão de vilões), Double Dragon foi publicado pela Taito em 1987 para sistemas como o Nintendo Entertainment System.
Um dos primeiros jogos do game designer Sid Meier, Pirates saiu originalmente para os PCs em 1987. O jogo tinha uma proposta simples: fazer o jogador ser um pirata no Caribe do século XVII, lutando contra espanhóis, ingleses, índios, franceses e holandeses.
Primeira versão do jogo de ser técnico de futebol, Elifoot saiu para o ZX Spectrum, computador pessoal muito popular na Europa nos anos 1980. O jogo tinha atletas fictícios e era pouco colorido.
Sequência dos clássicos Summer Games e Winter Games, California Games foi um dos primeiros jogos a abordar o universo dos esportes radicais dentro dos games. No jogo, era possível disputar provas de skate, surfe, mountain bike e até mesmo frisbee.