Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Com modo online inédito, 'Super Mario Party' tenta voltar às origens

Buscando o que fez sucesso nos jogos originais, a Nintendo lança a primeira edição do seu popular jogo de festa para o Switch

05/10/2018 | 05h00

  •      

 Por Felipe Laurence, especial para o Estado - O Estado de S. Paulo

Tentando voltar às origens, a Nintendo irá lançar o esperado 'Super Mario Party' para o Nintendo Switch na sexta-feira, 5

Nintendo/Divulgação

Tentando voltar às origens, a Nintendo irá lançar o esperado 'Super Mario Party' para o Nintendo Switch na sexta-feira, 5

Leia mais

  • Novo Mario Tennis chega ao Switch em busca do tempo perdido
  • Nintendo anuncia Mario Kart para celular e filme de animação com Mario
  • E3 2018: Nintendo lança loja online para o Switch no Brasil

Quando Mario surgiu pela primeira vez como o herói do jogo Donkey Kong, em 1981, ninguém imaginava que o encanador  se tornaria um dos maiores fenômenos da cultura pop no final do século XX. Com uma franquia de jogos de plataforma bem estabelecida, a Nintendo lançou Mario Party em 1998 para o Nintendo 64, um jogo de festa (party game) que aproveitava o fato que até quatro pessoas poderiam se divertir juntas no mesmo console. A ideia acabou se transformando em uma franquia, que ganha nova edição nesta sexta-feira, 5, com Super Mario Party. 

Exclusivo para o Switch, o game tem como meta voltar às origens, que fizeram o sucesso inicial da série nos anos 1990. Com 80 mini-jogos disponíveis, Super Mario Party volta com o tradicional modo de jogo - o Party Mode - onde até quatro jogadores andam por tabuleiros atrás de estrelas para ganharem as partidas. Em outro modo, o Partner Party, os jogadores podem se juntar em duplas para competir – mas ele só estará disponível para quem só tiver os dois controles que já vêm com o console.

Além desses dois modos, o jogo também vai contar com a possibilidade de quatro consoles Switch ficarem pareados através da função sem fio – assim, cada jogador poderá ter uma tela individual durante as partidas. Segundo a Nintendo, é uma forma de aumentar o aspecto social do game em grandes festas.

O Party Mode de 'Super Mario Party' traz de volta o tradicional tabuleiro onde até quatro jogadores brincam nos mini-games atrás de estrelas

Nintendo/Divulgação

O Party Mode de 'Super Mario Party' traz de volta o tradicional tabuleiro onde até quatro jogadores brincam nos mini-games atrás de estrelas

Uma das críticas dos donos do Switch nas redes sociais é a impossibilidade de jogar Super Mario Party no modo portátil do console: o jogo só irá funcionar se estiver conectado na base que vem com o videogame, normalmente ligada na TV. Em seu site oficial, a Nintendo explicou que, como alguns dos jogos fazem uso do giroscópio presente nos controles, seria inviável jogar o game pelo modo portátil.

Modo online. A grande novidade dessa nova edição de Mario Party é a presença inédita de um modo online – o Online Mario-thon – que vai contar com rankings e uma tabela de liderança que, segundo a Nintendo, vão resultar em prêmios reais para os jogadores. Na parte online do game, os quatro jogadores serão colocados em um modo onde vão fazer uma sequência de cinco dos 80 mini-jogos, escolhidos aleatoriamente, e vence quem fizer mais pontos no final da partida.

Além da possibilidade de jogar online através do serviço disponível no Nintendo Switch, os jogadores também poderão jogar esse modo online localmente, por meio do modo sem fio do console.

No inédito Online Mario-thon, até quatro jogadores poderão usar o serviço online do Switch para jogarem 'Super Mario Party' remotamente

Nintendo/Divulgação

No inédito Online Mario-thon, até quatro jogadores poderão usar o serviço online do Switch para jogarem 'Super Mario Party' remotamente

Personagens disponíveis. Além dos tradicionais personagens Mario, Luigi, Peach, Yoshi, Wario, Daisy e Waluigi, que estão presentes na franquia desde Mario Party 3, Super Mario Party conta com a estreia de Bowser Jr. e Diddy Kong – que anteriormente só estavam disponíveis para as versões portáteis do jogo. Além disso há os novatos Pom Pom, Goomba e Monty Mole. Já o cogumelo Toad volta a ser o “árbitro” das partidas e não estará mais disponível para os jogadores.

Após o lançamento, a Nintendo promete expandir o jogo com novos mini-jogos, modos e personagens disponíveis. Super Mario Party é exclusivo para o Switch e está disponível para compra online na Loja Nintendo, no Brasil, pelo preço sugerido de R$ 250,79.

Os 15 melhores jogos do Nintendo Switch

  •      
The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Foto: Nintendo

Título de lançamento do Switch, o novo Zelda pegou emprestadas características de jogos modernos (como o combate e o mundo aberto) e criou algo único, capaz de atrair tanto os fãs da franquia como novos jogadores. Para jogar por horas e horas. Leia o nosso review aqui. 

Sonic Mania

Foto: Sega

Sonic Mania, lançado em agosto deste ano, tem todo o espírito de um jogo do início dos anos 1990 -- não à toa, suas fases são recriações dos três primeiros games do ouriço azul da SEGA, quando a companhia ainda duelava com a Nintendo pelo reinado nos games. Felizmente, essa guerra hoje acabou em um grande jogo do Switch. Saiba mais sobre o jogo. 

Shovel Knight

Foto: Yacht Club Games

Outro game indie de sucesso recente, Shovel Knight já se parecia com velhos jogos do Nintendinho e do Super Nintendo, como Metroid e Castlevania, desde seu lançamento. Sua inclusão no Switch só reforça essa identidade, e o fato de poder ser levado para qualquer lugar deixa o game ainda mais viciante. 

Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo

A nova aventura do encanador Mario é o grande jogo que os fãs esperavam desde Super Mario 64, lançado em 1996: um jogo com mundos maravilhosos, muita exploração e o carisma do encanador bigodudo, desta vez acompanhado de uma simpática boina animada. 

Stardew Valley

Foto: Stardew Valley

Stardew Valley nasceu como um discreto jogo para PC, uma homenagem ao clássico dos consoles Harvest Moon. Tanto no original como na bela releitura de 2016, a proposta é simples: viver e gerenciar sua fazenda e a vida no campo – em uma releitura contemporânea do ideal árcade de ‘fugere urbem’. Viciante, é o tipo de jogo que pode te fazer passar horas do Switch.

Snipperclips

Foto: SFB Games

Simpático jogo colaborativo, é um dos maiores sucessos independentes do Switch. A missão é simples: cada jogador é um pedaço de papel, que pode “recortar” o outro para que juntos, caibam em espaços específicos ou resolvam quebra-cabeças pelo cenário.

Mario Kart 8 Deluxe

Foto: Nintendo

Mario Kart 8 foi um dos melhores jogos do Wii U, e qualquer jogo da série é um bom argumento para comprar um novo videogame. Antes de ter tempo para lançar uma nova versão da série para o Switch, a Nintendo decidiu dar um “tapa” no jogo que pouca gente pôs nas mãos, e já o colocou para rodar no novo aparelho. Sorte nossa, que já podemos jogar cascos nos amigos com o Switch.

Rocket Fist

Foto: Bitten Toast Games

O primeiro game brasileiro do Switch é uma ótima pedida para quem quiser começar sua coleção. Espécie de “queimada com robôs”, Rocket Fist tem um modo campanha desafiante e ótima jogabilidade “multiplayer de sofá”, capaz de animar muitas festas. Leia o nosso review aqui. 

Minecraft: Switch Edition

Foto: Mojang

O maior hit da última década nos videogames também está presente no Switch. Além do potencial criativo com os blocos pixelizados, o game ganha aqui a participação de Mario e Luigi – e mostra como a Nintendo pode colaborar bem com outras empresas.

Oxenfree

Foto: Oxenfree

Cinco jovens exploram uma ilha misteriosa durante as férias. O que poderia ser uma homenagem a um enredo batido de filmes de terror, no entanto, resulta em um jogo muito bem escrito e misterioso. Um belo jogo para uma noite sombria de sábado – a um preço módico. Lançado em 2016 originalmente, Oxenfree também preenche uma lacuna importante no Switch: a dos jogos narrativos, ainda em falta no console. Leia o nosso review aqui. 

Mario + Rabbids: Kingdom Battle

Foto: Ubisoft

A parceria da Nintendo com a Ubisoft parecia improvável, mas deu certo: Mario + Rabbids é um jogo de estratégia com combates em turnos, cheio de bom humor e acessível para novatos – algo que poucos games do gênero conseguem. Leia o nosso review aqui. 

1-2 Switch

Foto: Nintendo

O game de demonstração do Switch é uma das melhores formas de convencer seu amigo que não joga a dar uma chance ao mundo dos jogos eletrônicos. Com muitos minigames divertidos, que exploram a versatilidade dos controles do aparelho, 1-2 Switch é uma ótima pedida para festas.

Splatoon 2

Foto: Nintendo

O jogo de paintball entre lulas foi um dos principais lançamentos do subestimado Wii U. Agora, no Switch, sua segunda iteração ganha finalmente o destaque que merece – e mostra como games de tiro podem ser divertidos sem serem exatamente violentos. 

FIFA 18

Foto: EA

A versão de FIFA 18 do Switch pode não ter muitos recursos que fazem a cabeça dos fãs da série de futebol da EA, como o Modo Jornada ou o Ultimate Team. Mas tem uma vantagem: pode ser levada para qualquer lugar, graças ao modo portátil do videogame. Só por isso, já vale. 

ARMS

Foto: Nintendo

Grata surpresa, o jogo de luta tem personagens divertidos e se destaca pela jogabilidade:  é possível enfrentar inimigos fazendo socos reais ou apertando botões. Além disso, tem ótimos modos de jogo alternativos, como o de basquete, no qual se pode “encestar” o adversário.

    Tags:

  • Nintendo Switch
  • videogame
  • Super Mario
  • Nintendo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
  • Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente