Uma das duas grandes franquias que disputam atualmente o mercado de jogos de futebol, FIFA 18 foi lançado em 2017, mas neste ano recebeu um pacote de conteúdo extra com todas as seleções, jogadores e estádios da Copa do Mundo 2018
Nem todo mundo poderá acompanhar presencialmente a Copa do Mundo 2018, mas quem não for para a Rússia não precisa se sentir distante do futebol. Muitos jogos de videogame disponíveis para os mais diversos consoles e para PCs podem fazer você se sentir no Mundial da Rússia sem sair de casa.
Quando se fala em videogames de futebol, a primeira lembrança que vem à mente da maior parte das pessoas tem a ver com as duas principais franquias atuais de simuladores do esporte bretão: Pro Evolution Soccer e FIFA. Esse último, inclusive, conta com uma expansão licenciada da Copa do Mundo.
Mas nem só de PES e FIFA se faz futebol virtual. Embora essas sejam as duas maiores séries no estilo, há muitos outros jogos que podem satisfazer gostos variados e entreter até mesmo quem não gosta de videogames esportivos.
Confira nossa lista de games para quem quer entrar no clima da Copa do Mundo:
Jogos de videogame para jogar na Copa do Mundo 2018
Uma das duas grandes franquias que disputam atualmente o mercado de jogos de futebol, FIFA 18 foi lançado em 2017, mas neste ano recebeu um pacote de conteúdo extra com todas as seleções, jogadores e estádios da Copa do Mundo 2018
Uma das séries mais queridas do público brasileiro desde a época em que se chamava Winning Eleven, PES não conta com a chancela da FIFA para simular a Copa do Mundo, mas tem times brasileiros exclusivos em seu rol, como Corinthians e Flamengo
Sequência de Super Mario Strikers (2005), do Game Cube, o game de futebol do Mario segue a linha de jogos esportivos do encanador mascote da Nintendo e deixa o realismo de lado em prol de um visual mais cartunesco e de uma jogabilidade competitiva e divertida. Excelente pedida para uma jogatina descompromissada, mesmo para quem não é fã de futebol.
Caçula de uma tradição de jogos de gerenciamento esportivo que vêm desde o início do século, Football Manager coloca o jogador na pele de um técnico e dá a liberdade para escalar times com elencos reais e treinar seus jogadores. Por outro lado, também oferece o risco de ser demitido e ter que procurar outro clube para se reerguer na carreira.
O jeitão sisudo dos simuladores de futebol é deixado de lado na série FIFA Street, que desde 2005 coloca as grandes estrelas dos gramados para atuar em partidas amadoras em cenários como quadras de prédios e até uma favela carioca.
Não gostar de jogos de esporte ou de futebol não é desculpa para ficar alheio à Copa do Mundo. Inazuma Eleven é um RPG japonês com uma roupagem futebolística. Nada de espadas e dragões, aqui o jogador usa chuteiras para seguir em frente. A série deu origem a um mangá, publicado no Brasil como Super Onze, e deve ter um novo game lançado em 2018 para PS4, Switch e smartphones.
Um dos maiores fenômenos dos e-Sports contemporâneos, Rocket League consiste em um jogo de futebol com carros. Por mais bizarra que a ideia possa soar, ele garante diversão suficiente mesmo para quem torce o nariz para o esporte bretão.
Existem inúmeros jogos de futebol para celulares, mas um dos mais interessantes, premiados e constantemente atualizados é New Star Soccer, que permite viver a vida de um craque, desde os treinamentos e partidas até os problemas extracampo, como assinar contrato com clubes melhores, lidar com a vida amorosa, comprar um carro novo e administrar suas finanças pessoais.
Não é um dos exemplares mais conhecidos ou recentes, mas World Tour Soccer 2003 foi o primeiro jogo a destoar do estilo sério dos simuladores, que já era tendência na década de 2000 com as franquias rivais FIFA e Winning Eleven, e prezar por um visual mais descontraído.
Seguindo a tradição das séries World Tour Soccer e Mario Strikers, Soccer Up conta com um visual cartunesco, uma jogabilidade simplificada e foco na diversão. Nada intimidador para jogadores de primeira viagem ou quem não é um torcedor fanático.
A principal experiência futebolística em realidade virtual atualmente é Final Soccer VR, que permite, por meio do Oculus Rift ou do Vive, fazer o jogador se sentir um dos craques dos campos ou até um goleiro.