• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

E3 2018: Assassin's Creed Odyssey se passa na Grécia e é jogo baseado em escolhas

Novo game da série da Ubisoft terá personagens históricos como Sócrates e Hipócrates e deixará jogador escolher herói ou heroína; título sai para PS4, Xbox One e PC em 5 de outubro

15/06/2018 | 05h00

  •      

 Por Bruno Capelas, enviado especial a Los Angeles (EUA) - O Estado de S. Paulo

Game terá mapa que contempla não só a Grécia continental, mas também muitas de suas ilhas, como Mykonos e Delos

Ubisoft

Game terá mapa que contempla não só a Grécia continental, mas também muitas de suas ilhas, como Mykonos e Delos

Leia mais

  • E3 2018: Nintendo garante 'Natal do Switch' com Pokémon, Smash Bros e Mario Party
  • E3 2018: Ubisoft traz Assassin's Creed na Grécia e mostra novo The Division
  • E3 2018: tudo o que você precisa saber sobre a maior feira de games do mundo

"Cada escolha, uma renúncia". A equipe da Ubisoft Quebéc, estúdio responsável pelo novo jogo da série Assassin's Creed, acredita nisso mais do que nunca. Previsto para ser lançado em 5 de outubro deste ano para PS4, Xbox One e PC, Assassin's Creed Odyssey vai se passar na Grécia Antiga e oferecer aos seus jogadores o mais alto grau de liberdade já visto em um jogo da franquia da francesa Ubisoft. 

"Assassin's Creed Odyssey é nosso primeiro RPG (role playing game, gênero no qual o jogador tem alto grau de customização de suas armas e história) de mundo aberto completo", diz Mark Alexis, líder de game design da Ubisoft Québec. É uma grande mudança: os primeiros jogos da série, lançada em 2007, eram mais focados em ação, aventura e furtividade; no ano passado, Assassin's Creed Origins trouxe mais opções aos jogadores quanto às suas armas, roupas e habilidades a serem desenvolvidas ao longo do jogo. Agora, porém, há mais do que isso: será possível escolher o que os personagens vão dizer -- e cada frase ou ação poderá ter consequências no futuro. 

A história de Assassin's Creed Odyssey se passa em 431 a.C., durante a Guerra do Peloponeso, conflito que opôs as duas maiores cidades-Estado da Grécia, Atenas e Esparta. Ao jogador, caberá escolher se quer viver aventuras com o herói Alexios ou a heroína Kassandra -- segundo a equipe da Ubisoft, eles têm habilidades e histórias iguais. "É uma questão de representação, de com quem o jogador se sente mais à vontade para se divertir", diz Scott Phillips, um dos diretores responsáveis pelo game. 

A narrativa para os dois é a mesma: ambos são mercenários e têm, como quase sempre acontece na série Assassin's Creed, uma história de vingança familiar, temperada com pitadas de tragédia grega, para motivá-los a seguir em frente. Eles têm DNA lendário: são netos de Lêonidas, o mítico líder militar que liderou Esparta na batalha de Tessalônica (aquela que aparece no filme 300, lembra?) Durante a E3, a reportagem do Estado pode ter acesso a uma demonstração de uma hora do jogo, no qual foi possível testar as principais novidades de Odyssey, como os combates navais ou as grandes batalhas entre soldados. 

Conversar com o filósofo grego Sócrates é um dos pontos altos de Assassin's Creed Odyssey, que se passa em 431 a.C. 

Ubisoft

Conversar com o filósofo grego Sócrates é um dos pontos altos de Assassin's Creed Odyssey, que se passa em 431 a.C. 

Sócrates. A mais divertida delas, porém, é a nova ferramenta de diálogos -- algo que não é exatamente inédito no mundo dos games, especialmente graças a RPGs como Mass Effect, The Witcher ou Skyrim, só para citar três casos rápidos. No entanto, ela cai bem no mundo de Assassin's Creed, seja para dar nuances à agressividade dos personagens ou fazer os jogadores questionarem suas ações. Além disso, os diálogos (há mais de 30 horas deles espalhados pelo jogo, entre a história central e missões secundárias) substituem as muitas vezes maçantes cenas "de cinema" entre uma tarefa e outra. A imersão é maior, bem maior. 

E, já que estamos na Grécia Antiga, ninguém melhor do que Sócrates (o filósofo, não o jogador) para fazer o jogador refletir sobre seus atos -- afinal, uma vida só vale a pena se for refletida. Em um dos trechos da demonstração, foi possível bater um papo com o pensador e vê-lo questionar Kassandra se a morte de um soldado vale mais que a morte de um rebelde que luta por seu povo. Para quem já estudou um pouco de filosofia, ver Sócrates na tela confrontando um jogo em que o combate é uma das ferramentas principais chega a ser hilariante. "Tentamos usar o método socrático dentro do game, mas não deu muito certo", brinca Phillips. 

Ele não é a única "celebridade" grega a surgir em Assassin's Creed: Odyssey. Nomes como Hipócrates, o "pai da Medicina", ou o democrata Tucídides também aparecem no jogo, fazendo jus a uma de suas marcas registradas -- em outras oportunidades, foi possível ver Charles Darwin, Leonardo da Vinci ou Benjamin Franklin em gráficos renderizados. Agora, porém, com a estrutura de diálogos, a sensação de profundidade dessa experiência é mais interessante: fazendo um paralelo, é a diferença de simplesmente ter uma selfie com seu cantor favorito ou ter a chance de entrar no camarim e conversar com ele por 15 minutos. 

Homens ao mar. Outro destaque de Assassin's Creed: Odyssey é a volta dos combates navais -- um dos elementos centrais de um dos jogos mais divertidos da série, Assassin's Creed IV: Black Flag, lançado em 2013, mas que andou sumido nos últimos anos. Aqui, ele é bem importante: em uma das missões da demonstração, foi preciso derrotar navios atenienses para diminuir o poder de sua esquadra e, com isso, obter apoio da marinha espartana para uma tarefa específica. 

Não há grandes mudanças: continua sendo divertido abordar os barcos inimigos no mar, traçar estratégias para diminuir sua força e, depois disso, invadi-los para saquear seus recursos. "É algo que os jogadores mostraram que deu certo em Black Flag e ficamos felizes de trazer de volta completamente agora", diz Phillips. Dessa vez, porém, será possível ir além: customizar as armas e a decoração do navio, bem como escolher os tripulantes que vão acompanhar o jogador na jornada -- Sócrates poderá ser um deles, inclusive.

Como Odyssey é um jogo sobre a Guerra do Peloponeso, que foi travada tanto em mar como em terra, há grandes batalhas: é possível entrar em lutas em campo aberto com 50 soldados de cada lado -- ver como a atual geração de consoles, com PlayStation 4 e Xbox One, consegue processar isso, é bastante interessante. (Vale lembrar, porém, que esta é uma demonstração controlada, e que nem sempre o resultado final pode ser parecido com o que se viu aqui em Los Angeles). 

Além disso, é importante ressaltar que os elementos clássicos da franquia continuam lá: há muita exploração pelo mapa, várias missões secundárias, furtividade e a boa e velha sincronização do mapa a partir de grandes alturas -- em alguns casos, vale a pena contemplar o horizonte de cima de uma estátua de um deus grego, algo muito mais divertido do que simplesmente subir em uma torre de uma catedral. 

O mapa é enorme, e abrange toda a Grécia continental, bem como várias de suas ilhas. A demonstração jogada pelo Estado, por exemplo, se passava nas conhecidas Delos e Mykonos, cada uma com suas regras específicas. Tanto tamanho tem seu "preço", na lógica de que "tempo é dinheiro": segundo Scott Phillips, será preciso gastar pelo menos 70 horas para completar a história principal do jogo -- isso para não falar em missões secundárias ou tempo de customização nos menus.

Questionado se tanto tempo assim não é um problema para um público cada vez mais velho e com responsabilidades que permitem pouco tempo livre para jogar, o desenvolvedor desconversa. "Hoje, tudo é sobre tempo: se você quer ver Netflix, uma partida de futebol ou um jogo de videogame", disse ele. "Acreditamos que os jogadores, assim que mergulham no jogo, podem tratá-lo como um hobby semanal". Em outubro, vamos descobrir se essa será mesmo a escolha dos fãs de games. 

E3 2018: veja os games anunciados na feira de Los Angeles

  •      
Assassin's Creed: Odyssey

Foto: Ubisoft

O novo game da principal franquia da Ubisoft, Assassin's Creed: Odyssey, vai se passar na Grécia Antiga. Previsto para 5 de outubro, para PS4, Xbox One e PC, o jogo conta uma história de vingança familiar com pitadas de tragédia -- um dos destaques é que o jogador poderá viver a história do game com um herói, Alexios, ou uma heroína, Kassandra. 

The Last of Us 2

Foto: Sony

Um dos trailers mais interessantes da E3 2018 até aqui foi o de The Last of Us Part II, que misturou momentos emocionais da heroína Ellie com demonstrações de gameplay bastante violento e detalhista. O jogo ainda não tem data de lançamento definida, mas é um dos grandes exclusivos da Sony para os próximos meses. 

Super Smash Bros.

Foto: Nintendo

Novo jogo de luta da Nintendo com personagens como Mario, Sonic, Link, Donkey Kong e Pikachu, Super Smash Bros Ultimate chega para o Nintendo Switch em 7 de dezembro de 2018. 

FIFA 19

Foto: EA

Com Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, como destaque de capa, FIFA 19 terá também a licença exclusiva da Liga dos Campeões da UEFA, um dos principais torneios de futebol do mundo. O modo Jornada, do craque fictício Alex Hunter, terá o certame e chegará ao seu fim neste ano; FIFA 19 sai em 28 de setembro para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Cyberpunk 2077

Foto: CD Projekt Red

Cyberpunk 2077 é o novo jogo da CD Projekt Red, a empresa responsável pelo hit The Witcher 3. Situado em... 2077, o jogo tem uma pegada futurista e ainda não tem data definida de lançamento, mas é um dos trailers mais impressionantes dessa feira até aqui. 

Gears of War 5

Foto: Microsoft

Para agradar os fãs, um dos elementos chave da apresentação da Microsoft era trazer um novo Gears of War à tona. E isso vai acontecer: Gears 5 foi anunciado pela empresa e chega em 2019. 

Spider-Man

Foto: Sony

O novo jogo do Homem-Aranha chega em 7 de setembro deste ano para PlayStation 4 e foi um dos principais destaques da apresentação da Sony na E3 2018, contando inclusive com a presença de vilões como Scorpio, Rhino e Lagarto. 

Starlink: Battle for Atlas

Foto: Ubisoft

Star Link é o novo game de espaçonaves da Ubisoft, previsto para ser lançado em 16 de outubro. Chega para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch -- neste último, a raposa Fox, da série de jogos Star Fox, poderá ser um dos personagens controlados pelo jogador. Além disso, o game terá itens colecionáveis (naves de brinquedo) que poderão modificar as características da nave do jogador dentro do game, afetando as partidas.

Mario Tennis Aces

Foto: Nintendo

Previsto para a segunda quinzena de junho, Mario Tennis Aces terá raquetadas e bolinhas de tênis com a turma do encanador bigodudo. 

The Elder Scrolls VI

Foto: Bethesda

Ainda não há muitas informações, mas a Bethesda confirmou que está trabalhando em um sucessor para Skyrim, por enquanto chamado apenas de The Elder Scrolls VI. Além disso, ela confirmou os rumores de que está criando um jogo de "nova geração" chamado Starfield, baseado no espaço. 

Kingdom Hearts III

Foto: SquareEnix

Kingdom Hearts III, a tão esperada sequência da franquia da Square Enix que une os universos da Disney e de Final Fantasy, chega em 29 de janeiro de 2019 para PS4, Xbox One e PC. 

Pokémon Let's Go Pikachu

Foto: Nintendo

Previsto para novembro, Pokémon Let’s Go Pikachu terá estrutura bem parecida com Pokémon Go, febre dos celulares em 2016 -- será possível caçar as criaturas do jogo, batalhar com amigos e até usar um controle parecido com uma pokébola, que será vendido junto com o jogo. 

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft

Continuação do bonito Ori and the Blind Forest, lançado em 2015, Ori and the Will of the Wisps promete dar sequência a um dos jogos mais interessantes (e difíceis) dos últimos anos, com seu personagem principal cativante e gráficos bonitos, bem bonitos. 

The Crew 2

Foto: Ubisoft

The Crew 2, novo game de corrida da Ubisoft, chega daqui a duas semanas, em 29 de junho: além da jogabilidade em mundo aberto, o game também dará a chance ao usuário de controlar não só carros, mas também bicicletas. Chega para PS4, Xbox One e PC. 

Overcooked 2

Foto: Nintendo

Overcooked 2 é a sequência da sensação independente que tem uma cozinha bem atrapalhada como elemento principal. Chega em agosto para o Nintendo Switch e outras plataformas. 

The Awesome Adventures of Captain Spirit

Foto: Square Enix

The Awesome Adventures of Captain Spirit é o novo jogo da Dontnod, a empresa responsável por Life is Strange. Sai em 26 de junho, gratuitamente, para diversas plataformas, e conta a história de Chris, um garoto que é fã de super-heróis. 

Battlefield V

Foto: EA

A série de tiro da sueca DICE agora vai para a Segunda Guerra Mundial. Previsto para 19 de outubro, o jogo vai enfrentar Call of Duty: Black Ops 4 no mercado e anunciou neste sábado que terá um modo Royale, no qual 100 jogadores entram em uma arena online e apenas um sai vivo. 

Super Mario Party

Foto: Nintendo

Com jogo de tabuleiro e minigames interessantes, Super Mario Party chega em 5 de outubro para o Nintendo Switch. 

Control

Foto: Remedy

Novo jogo da Remedy (Alan Wake, Max Payne), Control parece muito com Quantum Break, lançado pelo estúdio finlandês para o Xbox One em 2016. Previsto para 2019, chegará também para o PlayStation 4 e para PC. 

Just Cause 4

Foto: Square Enix

Cheio de liberdade para os jogadores em mundo aberto, Just Cause 4 vai se passar em um país fictício da América do Sul; dessa vez, o herói Rico Rodriguez terá de enfrentar uma milícia enquanto se diverte fazendo mil estripulias. Sai em 4 de dezembro para PC, PS4 e Xbox One. 

Trials Rising

Foto: Ubisoft

Trials Rising é a nova edição do jogo de motocicletas e acrobacias da Ubisoft. Sai em 29 de fevereiro de 2019, para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch. 

Death Stranding

Foto: Sony

Nova superprodução de Hideo Kojima (Metal Gear Solid, Silent Hill), Death Stranding ganhou mais um trailer, mas ainda não mostrou exatamente a que veio. Sem data de lançamento definida, o jogo agora tem também a participação da atriz Léa Seydoux -- Mads Mikkelsen e o diretor Guillermo del Toro já fazem parte do time que está ajudando Kojima a criar o novo exclusivo do PS4. 

Command and Conquer: RIvals

Foto: EA

Outra franquia clássica da empresa que deu as caras este ano foi Command and Conquer. Redesenhado como um jogo mobile, Command and Conquer Rivals terá versões para iOS e Android, mas ainda não tem data de lançamento. 

Shadow of the Tomb Raider

Foto: Square Enix

Shadow of the Tomb Raider é a próxima aventura da heroina Lara Croft. É feito pela Eidos, o estúdio original de Tomb Raider, em parceria com a Crystal Dinamics, e é o terceiro capítulo desde que a série passou por um novo começo em 2011. Sai em 14 de setembro de 2018, para PS4, Xbox One e PC. 

Resident Evil 2 Remake

Foto: Capcom

Versão totalmente remodelada do jogo original de 1998, Resident Evil 2 Remake sai em 25 de janeiro de 2019 para PS4, Xbox One e PC. 

Wolfenstein: Youngblood

Foto: Bethesda

Uma das mais clássicas séries de tiro ganhou um novo jogo na E3. Wolfenstein: Youngblood mostrará as filhas de BJ Blakowicz matando nazistas na Paris de 1980, dentro da linha do tempo alternativa do jogo. Chega no ano que vem. 

Battletoads

Foto: Microsoft

Uma das franquias mais amadas da Rare, um dos estúdios que a Microsoft possui, está de volta: Battletoads terá um jogo completamente novo em 2019, com gráficos em 4K, exclusivo para o Xbox One. 

Jump Force

Foto: Microsoft

Jump Force, feito pela Bandai Namco, promete agradar os fãs de desenhos animados japoneses. Será um jogo em mundo aberto com personagens de diversos animes, como Dragon Ball e Naruto. Chega em 2019, mas ainda não tem plataformas definidas. 

The Division 2

Foto: Ubisoft

The Division 2, da Ubisoft, foi outro jogo que deu as caras na conferência da Ubisoft. Ele se passará em uma Washington DC em cenário de guerra civil, após a cidade ser dramaticamente afetada por um vírus misterioso. Sai em 15 de março de 2019, para PS4, Xbox One e PC. 

Ghost of Tsushima

Foto: Sony

Feito pela SuckerPunch (da série Infamous), The Ghost of Tsushima se passa na Ásia e tem como elemento principal os combates com espadas. Ainda não tem data de lançamento definida, mas é exclusivo para PlayStation 4. 

Unravel 2

Foto: EA

Sequência do game de 2017, Unravel 2 volta mais desafiador e mais colorido: o jogo agora permitirá que dois amigos atravessem juntos as aventuras pelo mundo controlando dois personagens feitos de novelos de lã. O jogo já está disponivel para compra. 

Forza Horizon 4

Foto: Microsoft

Forza Horizon 4 é o novo jogo da série de corrida em mundo aberto. Vai se passar na Grã-Bretanha e será exclusivo para o Xbox One e PC. Como destaque, terá quatro estações bem demarcadas -- cada uma delas terá desafios diferentes, como correr na neve. Promessa de bom jogo. Sai no dia 2 de outubro. 

Anthem

Foto: EA

Maior aposta da EA nesta E3 2018, Anthem é um jogo de ficção científica e RPG para ser curtido em campanha ou em batalhas online com os amigos -- sai em 22 de fevereiro de 2019 para PS4, Xbox One e PC e é feito pela BioWare, de Mass Effect e Dragon Age. 

The Elder Scrolls: Blades

Foto: Bethesda

Já The Elder Scrolls: Blades é uma experiência para "todas as plataformas" baseada na série de RPG medieval -- e poderá ser testada nos celulares até o final do ano. Além disso, será um jogo gratuito, como foi Fallout Shelter -- a expectativa da Bethesda é repetir os resultados que teve com o game de 2015. 

Sea of Solitude

Foto: EA

Maior surpresa da apresentação da EA, Sea of Solitude faz parte do projeto de jogos independentes EA Originals. Feito pelo estúdio alemão Jo-Mei Games, fala sobre solidão e problemas emocionais, com destaque para as bonitas artes. Sai no começo do ano que vem para PS4, Xbox One e PC. 

We Happy Few

Foto: Microsoft

We Happy Few, da Compulsion Games, é um dos independentes da Microsoft que já haviam aparecido há um bom tempo. Finalmente chega para o console, em 10 de agosto, e também para PC. 

Devil May Cry 5

Foto: Microsoft

Devil May Cry 5, o novo título da série da Capcom cheia de zumbis, customização e jogabilidade dinâmica, foi uma das principais surpresas da conferência da Microsoft. Sai no segundo trimestre de 2019 para PS4, Xbox One e PC. 

Sekiro: Shadows Die Twice

Foto: FromSoftware

Novo jogo da FromSoftware, a empresa responsável pela série Souls, Sekiro: Shadows Die Twice adapta o celebrado combate criado pela empresa para o universo dos samurais. Chega para Xbox One e possivelmente para outros consoles em 2019 -- o jogo será publicado pela Activision. 

Halo: Infinite

Foto: Microsoft

O Master Chief está de volta: Halo Infinite é o novo jogo da clássica série de tiro da Microsoft. Ainda não tem data de lançamento definida, mas sai para Xbox One e PC. 

Tunic

Foto: Microsoft

Tunic, protagonizado por uma raposa e feito por um único desenvolvedor, é fofinho e tem hack'n'slash como principal elemento de jogabilidade. Não tem data de lançamento definida ainda, mas foi um dos destaques de ID@Xbox, a divisão de jogos independentes do Xbox. 

Doom Eternal

Foto: Bethesda

Continuação do reboot de 2016, Doom Eternal promete fazer muita gente se divertir com tiros e mais tiros em alienígenas e, sim, um bocado de heavy metal. Ainda não tem data de lançamento prevista, mas deve chegar para PS4, Xbox One e PC. 

Gears POP e Gears Tactics

Foto: Microsoft

Dois novos jogos inspirados no universo da série Gears of War também foram anunciados: Gears POP é um crossover da série com os bonecos fofinhos da Funko Pop!. Já Gears Tactics é um jogo de estratégia para PC, situado 11 anos antes do primeiro jogo da franquia começar. 

Session

Foto: Microsoft

Session é um jogo de skate e se passa em Nova York. É exclusivo para o Xbox One, mas ainda não há detalhes de lançamento. Parece pronto para satisfazer o apetite dos fãs de Tony Hawk. 

Dying Light 2

Foto: Techland

Para quem não pode esperar por mais um jogo de zumbis, vem aí Dying Light 2, sequência do título original da polonesa Techland. Com elementos de parkour, sai para Xbox One, PS4 e PC em 2019. Segundo a empresa, porém, tudo no jogo pode mudar considerando as decisões do jogador. 

Skull and Bones

Foto: Ubisoft

Anunciado no ano passado e previsto para 2019, Skull and Bones será um jogo de pirataria no Caribe do século XVIII, aproveitando as mecânicas que a Ubisoft criou para Assassin's Creed IV: Black Flag. Será possível customizar seu navio, da decoração às armas, e ir para o mar assaltar outros barcos e navios. 

Rage 2

Foto: Bethesda

Rage 2 é um jogo de tiro apocalíptico "bastante genérico" e está sendo desenvolvido pela Bethesda. Chega no segundo trimestre de 2019 para PlayStation 4, Xbox One e PC. 

Fallout 76

Foto: Bethesda

Principal game da Bethesda para 2018, Fallout 76 chegará a PS4, Xbox One e PC em 14 de novembro. Pela primeira vez na história da franquia, será um jogo completamente online, ainda que seja possível também curtir as aventuras do mundo pós-apocalíptico da Bethesda sozinho. 

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft

Um dos retornos mais aguardados do mundo dos games, Beyond Good and Evil 2 ainda não tem data de lançamento prevista, mas ganhou mais detalhes: será uma "novela espacial", cabendo ao jogador ser um "pirata do espaço". 

Just Dance 2019

Foto: Ubisoft

O tradicional game de dança da Ubisoft está de volta: Just Dance 2019 chega em outubro e terá hits de Camila Cabello ("Havana"), Maroon 5, k-pop e clássicos retrô. Sai para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch -- e até mesmo para o Wii. 

    Tags:

  • E3 [Electronic Entertainment Expo]
  • videogame
  • Ubisoft

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.Google pagará US$ 76 milhões a publicações francesas após acordo
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente