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‘Netflix dos games’, Xbox Game Pass terá jogos exclusivos na data de lançamento

Games como Sea of Thieves e versões futuras de Forza e Halo serão adicionadas à biblioteca do serviço assim que chegarem ao mercado; assinatura mensal custa R$ 30

Por Bruno Capelas
Atualização:
Serviço tem jogos como LEGO Batman, Halo, Gears of War e Bioshock Foto: Microsoft

A Microsoft fez uma aposta interessante no futuro dos games nesta terça-feira, 23, ao anunciar que vai disponibilizar no serviço Xbox Game Pass, uma espécie de “Netflix dos games”, os jogos exclusivos do Xbox One – isto é, que saem apenas para o console, sem versões para os rivais Nintendo Switch e PlayStation 4 – em sua data da lançamento. 

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Criado no ano passado, o Game Pass é uma biblioteca que permite que qualquer jogador tenha acesso a um número ilimitado de games, mediante o pagamento de uma assinatura mensal – no Brasil, a subscrição custa R$ 30 ao mês. 

Com a novidade, lançamentos como Sea of Thieves e futuras versões de franquias famosas, como Forza, Halo e Gears of War, estarão presentes no serviço assim que chegarem ao mercado – inicialmente, o Game Pass possuía apenas jogos de catálogo, lançados há meses ou até mesmo para versões anteriores do console, como o Xbox 360. 

Entre os títulos já confirmados, também estão destaques da linha do Xbox One para 2018, como State of Decay 2 e Crackdown 3. “Sabemos que nossos fãs valorizam uma variedade de jogos por um preço mensal acessível. Também ouvimos que a capacidade de jogar novos títulos blockbuster no Xbox Game Pass é importante”, disse Phil Spencer, chefe da área de games da Microsoft, em comunicado oficial publicado no site da Microsoft. 

“Acreditamos que o Xbox Game Pass será um catalisador para criar novas oportunidades para desenvolvedores e editores de jogos, proporcionando novas formas de jogar”, afirmou ainda Spencer. 

Economia. À primeira vista, a ideia pode parecer um contrasenso econômico para a Microsoft – afinal, jogos novos custam entre R$ 100 e R$ 200 e é possível jogar diversos títulos em um mês com a assinatura do Xbox Game Pass. 

No entanto, dados mostram que a maioria dos jogadores costuma comprar poucos games para seus consoles – segundo estimativas do site norte-americano VGChartz, o tamanho médio da biblioteca de um jogador de Xbox One é de 6,5 títulos, considerando o total de consoles e de jogos vendidos para o videogame entre seu lançamento, em novembro de 2013, e agosto de 2017. É uma média de pouco mais de um jogo por ano – isso sem considerar o preço de promoções. Além disso, o gasto com um jogo novo depende do interesse do jogador por um título em específico – o que transforma a compra em algo incerto. 

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Por outro lado, ao fazer a assinatura do Xbox Game Pass, o jogador se transforma em um consumidor recorrente da Microsoft, mesmo que pagando uma quantia menor todo mês (R$ 30 no Brasil ou US$ 10 nos EUA). Se somado ao gasto do jogador com a conta da Xbox Live Gold (R$ 30 por mês no Brasil ou US$ 10 nos EUA), que permite o acesso a partidas online, esse valor começa a se tornar bastante atraente para a empresa de Redmond, mesmo com os planos anuais, com desconto, para o Game Pass e a Live Gold. 

Além disso, a mudança de perfil – focada não na venda de jogos, mas sim na de um serviço de games – está alinhada com a nova estratégia da Microsoft, mais próxima de ser uma empresa de computação em nuvem, se distanciando da empresa que criava (e vendia) programas em caixinhas, como o sistema operacional Windows e o pacote de produtividade Office. 

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