Nintendo Switch chega a 14,9 milhões de unidades e supera Wii U

Em apenas 10 meses após o lançamento, videogame superou antecessor, já descontinuado no mercado; lucro da Nintendo no 4º trimestre de 2017 bateu US$ 1 bilhão

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Por Bruno Capelas
Atualização:
Nintendo Switch: console virou um hit da gigante da games. Foto: Timothy Clary/AFP

O Nintendo Switch alcançou, em 31 de dezembro, a marca de 14,86 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Lançado pela Nintendo em março de 2017, o videogame – um misto de console de mesa e portátil, com jogos como Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild – já superou o ciclo de vida inteiro de vendas do Wii U, seu antecessor. Já descontinuado no mercado, o Wii U foi lançado em novembro de 2012 e teve 13,56 milhões de unidades vendidas. 

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As estatísticas foram divulgadas pela Nintendo na manhã desta quarta-feira, 31, como parte do resultado financeiro da empresa entre os meses de outubro e dezembro do ano passado. No período, o mais forte do ano para vendas de videogames graças a datas como Black Friday e Natal, a empresa vendeu 7,2 milhões de consoles, chegando a US$ 1,07 bilhões em lucro. O valor surpreendeu as expectativas do mercado, que esperava ganhos na casa de US$ 600 milhões no 4º trimestre do ano passado. 

As vendas de jogos também foram bastante fortes no período: ao todo, o Switch já vendeu 52,57 milhões de cópias de seus games, com destaque para Super Mario Odyssey (9,1 milhão), Mario Kart 8 Deluxe (7,3 milhões) e The Legend of Zelda: Breath of the Wild (6,7 milhões). O índice de jogos vendidos é importante porque é neles que está a maior margem de lucro do mercado de games. 

Com isso, a Nintendo também aumentou a previsão de vendas para o Switch para 15 milhões de unidades vendidas em seu primeiro ano no mercado – a previsão anterior, de 14 milhões, feita em outubro, já foi superada. Os números dão aos investidores a expectativa de ver o Switch superando o Wii, maior sucesso da empresa, lançado em 2006 e com mais de 100 milhões de unidades vendidas. 

"O momento do Switch nos últimos 10 meses tem sido ainda maior que o do Wii", disse o presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, em uma reunião com investidores na quarta-feira, 30. "A chave para o sucesso do Switch no seu segundo ano será atrair o público de não-jogadores", acrescentou, referindo-se a consumidores que não são fãs ávidos de games. 

Para atrair esse público, a empresa aposta no Nintendo Labo, uma linha de acessórios feitos com papelão – e que podem se transformar em praticamente qualquer coisa, de um robô gigante a um piano e uma vara de pescar, com ajuda dos controles do Nintendo Switch. O produto chega ao mercado em abril, em dois kits diferentes, por preços entre US$ 70 e US$ 80 e contém, além de um cartucho com um jogo, diversas folhas de papelão com instruções. 

A expectativa também é de que a Nintendo tenha seu melhor resultado anual desde 2009, quando viu o auge das vendas do Wii. Os números, porém, só serão revelados em abril, após o encerramento do ano fiscal da Nintendo, que vai de abril de 2017 a março de 2018. 

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