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Sucesso nos celulares, game brasileiro Starlit Adventures chega ao PS4

Criado pela gaúcha Rockhead, jogo teve mais de 10 milhões de downloads para smartphones; no console da Sony, título poderá ser baixado gratuitamente

Por Bruno Capelas
Atualização:
Jogador poderá curtir game gratuitamente, mas terá de pagar se quiser roupas e moedas especiais Foto: Rockhead/Webcore

Cavar, coletar estrelas, moedas e até mesmo figurinhas especiais: essa é a ideia por trás de Starlit Adventures, game brasileiro que já teve mais de 10 milhões de downloads nos smartphones. Feito pelo estúdio gaúcho Rockhead em 2015, o jogo chega agora ao PlayStation 4 gratuitamente, após uma nova versão ter sido feita pela produtora paulistana Webcore Games. 

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“Seremos o primeiro jogo da América Latina de graça na loja da Sony”, diz Fernando Chamis, sócio da Webcore. “Estamos bem empolgados para saber como o público vai receber isso.” Com jogabilidade de plataforma (ao melhor estilo de personagens como Alex Kidd e Mario), o game é o primeiro de uma série de títulos desenvolvidos pela Rockhead. 

Se no celular era possível apenas jogar sozinho, a grande novidade para o PlayStation 4 é que será possível passar pelas diferentes fases com ajuda dos amigos. “Até quatro amigos vão poder jogar juntos no sofá”, conta Chamis. “Por um lado, vai ser mais fácil fazer mais pontos. Por outro, o jogo fica mais difícil – se alguém morrer, a fase começa de novo, e sempre tem aquele amigo que não sabe jogar direito”. 

Outra vantagem da versão é que a jogabilidade foi toda remodelada para os controles do PlayStation, sem perder a facilidade para quem nunca jogou antes. O jogo será disponibilizado gratuitamente na PlayStation Network (PSN) e poderá ser baixado por qualquer pessoa a partir desta terça-feira, 10. 

Assim como já acontece no celular, o jogador que quiser poderá comprar roupas e moedas especiais – as primeiras dão golpes especiais ao personagem, enquanto as últimas podem facilitar sua jornada. “É possível completar o jogo sem pagar um tostão”, avisa Chamis. Ao todo, são 64 fases, divididas em oito mundos – cada mundo, por sua vez, tem um chefão. “Cada chefão tem uma lógica específica para ser derrotado: é mais para quebra-cabeça do que baseado na força”, dá a dica o diretor da Webcore. 

Parceria. Segundo Chamis, a parceria nasceu da oportunidade dos dois estúdios de explorarem o que sabem fazer de melhor. Enquanto a Rockhead está focada no desenvolvimento dos personagens de Starlit Adventures, criando uma série de animação, a Webcore tem a experiência recente de ter feito um jogo para o PS4 (My Night Job).

 “Era uma oportunidade que, sem a gente, eles não fariam agora, pois estão focados em outras coisas”, diz Chamis. “Fazer conosco foi mais rápido do que montarem uma equipe só para isso.” Segundo o produtor, a criação da versão para o PlayStation 4 levou 7 meses, com uma equipe de cinco pessoas, um terço do time total da Webcore. O principal desafio, diz ele, foi reestruturar o desenho das fases para permitir que mais jogadores pudessem se aventurar juntos. 

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Visual do jogo foi remodelado para se adequar às TVs que suportam o PlayStation 4 Foto: Rockhead/Webcore

Para Chamis, que já foi presidente da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), mais parcerias desse tipo devem ser feitas aqui no Brasil. “No Brasil a gente tem um monte de empresa pequena batendo cabeça de cada lado. Podemos explorar os conhecimentos de cada uma delas”, diz o desenvolvedor. “Vamos ganhar dinheiro juntos!”. 

Além da versão de Starlit Adventures para o PS4, a Webcore trabalha hoje em outros dois projetos, ambos financiados por editais públicos. Inspirado no clássico Where In The World is Carmen Sandiego, que marcou época nos anos 1990, o estúdio está criando Terra Codex, um jogo de aventura em realidade virtual, com lançamento previsto para 2019. 

Com cerca de duas horas de duração, o game pedirá ao jogador que busque relíquias que foram roubadas, se transportando pelo mundo na década de 1930. “É um jogo de aventura, mas com um ritmo calmo. Hoje, a maioria dos games de realidade virtual é para dar medo ou adrenalina”, comenta Chamis. “O jogador poderá jogar relaxado, sem medo de cair da montanha-russa”, brinca, sobre o game que recebeu financiamento do edital da Agência Nacional de Cinema (Ancine)

O outro game é Timo, inspirado no quadrinho homônimo – feito para celular, o jogo deverá ser lançado até o final deste ano. Ele é financiado por um edital da Spcine, iniciativa da prefeitura de São Paulo para promover o audiovisual. 

Starlit AdventuresProdutora: Rockhead Games/Webcore GamesPlataforma: PS4Preço: GrátisJá disponível no Brasil

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