10 anos de Wikipédia
"Acredito que o nosso verdadeiro impacto humanitário acontecerá nos próximos anos", diz Jimmy Wales
14/01/2011 | 19h08
Por Agências - Agências
O impacto da Wikipédia sobre o mundo ainda não chegou ao seu auge e a enciclopédia online quer dobrar seu alcance, principalmente por meio de expansão nos países em desenvolvimento, disse o fundador da organização, Jimmy Wales.
—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook
A Wikipédia já tem 400 milhões de usuários e está entre os 10 sites mais populares do mundo. O objetivo é chegar ao bilhão de usuários por meio de expansão internacional, começando pela Índia, onde a organização planeja abrir seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos.
Leia mais:
Uma década colaborativa
Entrevista com Jimmy Wales – Na mira: Brasil, África e Índia
Personal Nerd: Linha do tempo da Wikipédia
“A maior prioridade para nós é diversificar a base de colaboradores, tanto na Wikipédia em inglês, para a qual desejamos diversificar a espécie de pessoa que colabora, quanto em termos geográficos”, disse Wales.
A Wikipédia tem mais de 17 milhões de verbetes, mais de 3,5 milhões dos quais em inglês, redigidos colaborativamente por voluntários de todo o mundo. Quase todos os artigos podem ser editados por qualquer pessoa que tenha acesso ao site.
FOTO: WIKIMEDIA COMMONS/DIVULGAÇÃO
“Acredito que nosso verdadeiro impacto humanitário acontecerá nos próximos anos, ao levarmos informações a pessoas que não dispunham delas”, disse Wales em Londres, onde aconteceu a festa do 10º aniversário da Wikipédia.
Ele disse que, além do número crescente de idiomas nos quais os artigos da Wikipédia são publicados, aumentar a velocidade de acesso também é uma das prioridades.
“Um dos problemas que temos hoje é que somos ocasionalmente um pouco lentos na Índia e China. Os tempos de acesso são lentos porque não temos servidores suficientes lá”, disse.
Wales disse que não aceitará compromissos quanto à censura da China, país no qual a Wikipédia pode ser acessada mas não opera servidores próprios, porque se o fizesse teria de colaborar com a filtragem de seu conteúdo.
“O acesso à informação, especialmente à informação básica, é um direito humano fundamental e não aceitamos compromissos quanto a isso. É claro que eles também não aceitam compromissos”, declarou.
“Converso com o ministro lá, ele conversa comigo, dialogamos bastante e concordamos em discordar. Estamos progredindo, mas é uma diplomacia lenta”, acrescentou.
A Wikipédia financia suas operações principalmente via doações e tem orçamento de cerca de 20 milhões de dólares por ano.
Wales afirmou que a Wikipédia não tem planos para mudar sua condição de instituição não lucrativa por meio da oferta de publicidade no site. “Esse debate é sobre a forma de fazer isso certo, como explicamos o mundo de maneira mútua… então, nesse contexto, não queremos ter muito comercialismo”, disse ele. “Isso é muito importante e não vejo qualquer razão para mudar isso.”
/MATT COWAN e GEORGINA PRODHAN (REUTERS)
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.