Anac libera 'pau de selfie' em bagagem de mão

Passageiros reclamaram que equipamento estava sendo barrado por ser enquadrado como 'bastão retrátil', item proibido pela agência

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
 

SÃO PAULO – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclareceu em nota publicada em seu site nesta segunda-feira, 26, que os “bastões de selfie” (popularmente chamados de “pau de selfie”) agora podem ser transportados na bagagem de mão.

PUBLICIDADE

A agência informou que as únicas condições são a de que o peso total da bagagem de mão não exceda 5 kg e a soma das dimensões não ultrapasse 115 cm.

Segundo a Anac, passageiros passaram a reclamar que o objeto estava sendo barrado pelos funcionários aeroportuários que, ao enquadrá-lo como “bastões retráteis”, proibiam-no de ser levado na bagagem de mão. Isso porque objetos desta categoria são proibidos de entrar como bagagem de mão pela resolução n° 207 de 2011 – embora sejam permitidos nas malas despachadas.

“Sanadas as dúvidas quanto à diferenciação de ‘bastão retrátil’ e ‘bastão de selfie’, a Anac orientou os operadores aeroportuários e aéreos, por meio de ofício, sobre a permissão do acessório, desde que ele respeite as regras da bagagem de mão”, diz a nota.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.