Android é a figura do dia no MWC
Eric Schmidt disse que são cerca de 850 mil ativações de aparelhos Android no mundo, um aumento de 250%
28/02/2012 | 11h30
Por Camilo Rocha - O Estado de S. Paulo
Eric Schmidt disse que são cerca de 850 mil ativações de aparelhos Android no mundo, um aumento de 250% em relação a 2011
O espaço dedicado pelo Google ao sistema operacional chamou a atenção no congresso. FOTO: Hugo Barra/Reprodução
BARCELONA – Quando desembarca no aeroporto de Barcelona, o viajante é recebido por dois bonecos de Android, que posam felizes para fotos e apertam as mãos das pessoas. Especialmente apropriado para o Mobile World Congress deste ano, que vai se caracterizando como o primeiro grande evento onde o sistema operacional caminha fora da sombra da Apple (confiante com seus 52% do mercado).
—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+
![]() |
Para coroar esse sentimento, o segundo dia traz como ponto alto, o discurso de Eric Schmidt, CEO do Google, dono do Android. É o terceiro ano consecutivo em que o executivo sobe ao palco para comandar a apresentação da empresa.
Schmidt vai montado num novo patamar atingido pela plataforma. Patamar este anunciado nesta terça-feira, 28: o número de ativações diárias de aparelhos com Android chegou a 850 mil por dia (celular e tablet), um aumento de 250% em relação ao ano passado.
Andy Rubin, um dos criadores Android e atual vice-presidente de mobilidade do Google, comentou o novo número e destacou a loja de apps Android Market. “Andando pelo Mobile World Congress e vendo o ecossistema do Android em funcionamento é impressionante. Há mais de 450 mil apps na Android Market. Alguns dos desenvolvedores que criaram esses aplicativos estão exibindo suas mais recentes e melhores criações no estando do Android. Mas o ecossistema não dorme. Nossos parceiros já ativaram um total de 300 milhões de celulares Android!”
Hugo Barra, o brasileiro diretor de produtos do Android, também soltou alguns números. O executivo disse que até o final do ano a expectativa é de que pelo menos metade dos aplicativos no Android Market sejam voltados para tablets.
Rumo ao 4G. Outro destaque do início do dia foi uma apresentação da rede LTE (entre o 3G e o 4G) no estande da LG. A velocidade superior foi demonstrada em uma exibição que contou com uma transmissão de vídeo sem soluços, alternando ainda com transmissão de voz em áudio de alta qualidade.
![]() |
Alguns números ilustram bem a dimensão dos negócios no congresso. São cerca de 1.400 empresas do setor “móvel” e aproximadamente 10 mil desenvolvedores de aplicativos. Países como Estônia, Lituânia, Japão, Finlânda e Reino Unido promovem empresas e startups do setor em estandes especiais.
Nesta terça, um país vizinho do Brasil foi agraciado com o prêmio Liderança Governamental pela organização do congresso, a GSMA. O governo da Colômbia foi premiado por ter tornado o país um dos maiores pólos industriais do setor na América Latina. Ontem mesmo, colegas jornalistas da América Latina, comentavam como a Colômbia é o país com os melhores preços de aparelhos e serviços móveis do continente.
* O repórter viaja a convite da Nokia.
+ Acompanhe a cobertura completa do Mobile World Congress 2012