PUBLICIDADE

'Angry Birds'; uma franquia

Empresa que criou o popular game para celular recebeu investimento de US$ 42 milhões

Por Murilo Roncolato
Atualização:

A Rovio Mobile, produtora do game Angry Birds, arrecadou US$ 42 milhões em rodada de investimento que inclui três empresas, uma delas pertencente a Niklas Zennström cofundador do Skype e dono de parte do Kazaa e Rdio.

PUBLICIDADE

Participaram do leilão investidores como Accel Partners, Atomico Venture (de Zeenström) e Felicis Ventures. O capital faz parte de novos projetos da Rovio em relação à marca Angry Birds. Entre os principais deles estão expandir-se para outras plataformas (PS3, Wii, Xbox 360), séries de TVs, filmes, desenhos, quadrinhos e redes sociais, como deve acontecer com o Facebook até abril. (Na página oficial do jogo no Facebook, há a opção de receber as informações sobre a chegada do game. Para isso, basta “curtir”).

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

 

“Com Angry Birds, nós conseguimos lançar com sucesso não só uma marca forte, mas também toda uma franquia de entretenimento completamente nova”, afirmou Mikael Hed, o CEO da Rovio, por comunicado nesta quinta-feira, 10.

Segundo a Rovio, até hoje a empresa já vendeu cerca de 2 milhões de bonecos de pelúcia dos personagens de Angry Birds (pássaros e porcos) pela sua loja.

Ao Financial Times, o investidor Niklas Zennström disse acreditar no sucesso da marca e apostou, além do seu dinheiro, que o Angry Birds ficará no mercado ainda por “muitos e muitos anos”. “Mais crianças conhecem o Angry Birds do que o Mickey Mouse hoje. Quando você compara com jogos como Mario Bros, vê-se que [o Angry Birds] é uma bela franquia”.

Ainda mais otimista que o investidor dono do Skype, é Mikael Hed, o dono do próprio Angry Birds, que compara a sua produtora à Disney. “Olhe como a Disney começou: em Steamboat Willie, criou-se o Mickey, depois acrescentaram mais personagens. Você pode ver o mesmo padrão hoje, mas as coisas estão acontecendo mais rápido. Enquanto empresas fizeram isso em décadas, nós fizemos em um ano”, disse ele à revista Wired.

Publicidade

Neste mês, a Wired fez uma reportagem de capa sobre o Angry Birds e, para ela, coletou inúmeros dados da empresa: o game, baixado mais de 75 milhões de vezes, é jogado por 40 milhões de pessoas pelo mundo, que, no total, gastam 200 milhões de minutos por dia brincando de derrubar porcos. Para a construção do game, a Rovio calcula ter gastado € 100 mil, que renderam para a empresa cerca de € 50 milhões.

 

Buscando ampliar seu modelo de negócio, a Rovio, atualmente com 50 funcionários trabalhando em Espoo –cidade próxima à capital na Finlândia, Helsinque, que concentra sede de empresas como a Nokia — , lançou em fevereiro um sistema de pagamento que funciona dentro do game, pelo qual o usuário pode fazer suas compras com alguns poucos cliques, sem a necessidade de dar seus dados bancários para isso. O principal alvo do “Bad Piggy Bank”, como é chamada, são os aparelhos Android, pelo qual usuários ainda baixam o aplicativo game gratuitamente.

O Angry Birds foi o aplicativo pago mais bem vendido da história e foi (ou ainda é) o primeiro da lista dos mais vendidos pelo iTunes em cerca de 68 países.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.