App Store chega a 1;5 bi de downloads

PUBLICIDADE

Por Filipe Serrano
Atualização:

A Apple divulgou hoje que a sua loja de aplicativos para o iPhone e iPod Touch bateu a cifra de 1,5 bilhão de downloads de aplicativos desde seu lançamento, em julho de 2008.

PUBLICIDADE

A loja online, que funciona pelo programa iTunes e tem inclusive uma versão brasileira, tem atualmente um total de 65 mil aplicativos, entre pagos e gratuitos.

Por causa da enorme quantidade de aplicativos e de desenvolvedores, a App Store é um dos melhores exemplos práticos da teoria da cauda longa, de Chris Anderson. De acordo com o último relatório da AdMob, de maio, 54% dos 2.309 aplicativos da App Store monitorados pela consultoria têm menos 1.000 usuários ativos.

O conceito da cauda longa diz que, no mundo atual, as empresas podem lucrar mais vendendo uma maior variedade de produtos em menor quantidade. Só assim poderiam consquitar o público que hoje tem gostos e interesses segmentados. É o que acontece na App Store.

 
 
 

Agora, fica a dúvida. Quem se beneficia mais dessa a enorme oferta de aplicativos? A própria Apple ou os milhares de desenvolvedores de aplicativos que são a base da loja virtual?

A App Store é a loja de aplicativos para celular que fez maior sucesso até agora, mas não é a única o Google também tem uma loja para celulares com o Android, chamada de Android Market. Recentemente, a Nokia também lançou sua loja oficial, a Nokia Ovi Store. E hoje a LG anunciou que também terá uma central de aplicativos (http://www.lgapplication.com), que por enquanto funciona apenas na Ásia, mas deve ser lançada no Brasil ainda este ano.

A Microsoft deve lançar também ainda este ano sua loja de aplicativos para celulares com Windows Mobile, batizada de Marketplace.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.