PUBLICIDADE

Apple lança terceira geração do iPad

Novo aparelho leva destaque pela parte gráfica. A tela agora é HD e resolução quatro vezes melhor que iPad 2

Por Carla Peralva
Atualização:

Novo aparelho leva destaque pela parte gráfica. A tela agora é HD e resolução quatro vezes melhor que iPad 2

FOTO: AP  Foto:

SÃO PAULO – A Apple lançou um novo iPad. Seu nome? iPad. Tirando o inusitado do nome (especulava-se iPad 3 ou iPad HD), o anúncio da Apple no Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, nesta quarta-feira, 7, foi bastante dentro do esperado e confirmou grande parte dos rumores levantados durante as últimas semanas.

 Foto:

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+

A terceira geração do tablet da Apple chegará ao mercado com novidades que basicamente melhoram a experiência de vídeo do aparelho: tela HD com resolução de 2048 por 1536 pixels (antes era 1024 x 768), tecnologia Retina display (como a do iPhone, que aumenta em quatro vezes a quantidade de pixels da tela em relação ao iPad 2), processador gráfico A5X de quatro núcleos (duas vezes mais rápido e com mais cores que o atual A5) e suporte à rede 4G (10 vezes mais rápida que a 3G).

Aliadas, essas tecnologias buscam aprimorar a experiência de games e vídeos via streaming no aparelho. Segundo Philip Schiller, vice-presidente de marketing mundial da Apple, que apresentou o novo iPad junto com o CEO Tim Cook, a nova tela terá 3,1 milhões de pixels, “a maior resolução já vista em um aparelho móvel”.

O terceiro iPad também teve suas câmeras melhoradas. A câmera traseira, que no iPad 2 filma em 720p, agora grava vídeos em full HD (1080p) e possui resolução de 5 megapixels e sensor ótico igual ao do iPhone 4S. A câmera frontal segue filmando vídeos em VGA.

As operadoras americanas AT&T e Verizon venderão o iPad na versão LTE 4G, que suporta os serviços da rede de quarta geração de telefonia móvel. A 4G chega a ser 10 vez mais rápida que a 3G e permite transmissão de dados a mais de 50 megabits por segundo (Mbps) e downloads a mais de 100 Mbps. O novo iPad também poderá servir como um hostspot, compartilhando sua conexão com até cinco outros aparelhos via Wi-Fi, Bluetooth ou USB.

Publicidade

Ainda não foi dessa vez que o Siri foi para o iPad, mas já dá para sentir um gostinho: uma função de ditado que escreve o que o usuário fala. Para ativá-la, basta clicar no botão com símbolo de microfone que foi adicionado ao teclado. Há suporte para inglês americano, inglês britânico, inglês australiano, francês, japonês e alemão.

Fechando as mudanças internas, o iOS 5.1, nova versão do sistema operacional da Apple também anunciado nesta quarta. Por fora, o tablet ficou apenas mais pesado e ganhou em espessura: tem 9,4 milímetros (contra 8,8 mm do iPad 2) e 635 gramas (contra 613 g).

E os preços serão os mesmos do iPad 2: de US$ 499 (16 GB) a US$ 699 (64 GB) a versão apenas com Wi-Fi e de US$ 629 (16 GB) a US$ 829 (64GB) com Wi-Fi e 4G. O aparelho chega às lojas dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça e Japão no próximo dia 16.

Já o preço do iPad 2 cai. Deixando o patamar anterior, agora ocupado pelo novo aparelho da Apple, o iPad 2 será vendido por US$ 399 (16 GB com Wi-Fi) e US$ 529 (16 GB com Wi-Fi e 3G).

Veja a galeria de fotos do lançamento

—-Leia mais:Tablets podem superar vendas de PCs em 2013• Veja a cobertura em tempo real do lançamento do novo iPad 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.