Apple lidera vendas de smartphones

Dados do quarto trimestre de 2011 mostram que a dona do iPhone passou a Samsung e se tornou a 1ª maior fabricante

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Dados referentes ao quarto trimestre de 2011 mostram que a dona do iPhone passou a Samsung e se tornou a 1ª maior fabricante

 

PUBLICIDADE

ESTOCOLMO – A Apple superou a Samsung como a principal vendedora mundial de smartphones no quarto trimestre do ano passado, informou nesta quarta-feira um levantamento da companhia de pesquisas Gartner.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+

A Apple vendeu 35,46 milhões de smartphones no último trimestre de 2011, com uma participação de mercado de 23,8%, de 15,8% um ano atrás, segundo a Gartner. A Samsung, com sua popular linha Galaxy, vendeu 34 milhões de smartphones no mesmo trimestre.

“O trimestre mostrou que a Samsung e a Apple consolidaram mais suas posições no topo do mercado, pois suas marcas e novos produtos claramente se sobressaíram”, afirmou a Gartner.

As vendas totais de smartphones no trimestre passado totalizaram 149 milhões de unidades, um avanço de 47,3% em comparação com o mesmo período de 2010. As vendas de smartphones com o sistema operacional Android, do Google, representaram 50,9% de todas as vendas de smartphones, de 30,5% no último trimestre de 2010.

O sistema operacional da Nokia Symbian continuou a perder participação no mercado, para 11,7%, de 32,3% no mesmo período do ano anterior.

Publicidade

A Nokia retomou sua posição como maior vendedora mundial de celulares, com participação total de mercado de 23,4% do mercado. Já a Samsung ficou com 19,4%.

Com as vendas fortes dos modelos de iPhone, a Apple tornou-se a terceira maior vendedora de celulares no mundo no quarto trimestre, superando a sul-coreana LG. A Gartner espera que as vendas totais no mercado de celulares subam 7% em 2012, enquanto o crescimento entre os smartphones deve desacelerar em 39%.

/ Gabriel Bueno (Agência Estado)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.