Aprenda a tocar violão com a ajuda da Deezer

Serviço de streaming musical cria aplicativo interno capaz de gerar cifras das canções que você está escutando

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto:

Para fazer par com a chuva que caiu em São Paulo nessa tarde, aproveite e aprenda a tocar “Chove Chuva”, de Jorge Ben. FOTO: Reprodução

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Seja num churrasco, num acampamento ou numa tarde entre amigos sem nada pra fazer: sempre surge alguém com um violão e começa a tocar os últimos 23 sucessos que ele aprendeu numa revistinha velha de cifras. Aí chega alguém e fala: “Pô, toca aquela!” – e o cara do violão nunca sabe tocar aquela. A falta de repertório, entretanto, pode acabar para quem usa Deezer – e de quebra, ajudar quem não sabe a diferença entre um mi e um lá.

Na tarde desta terça-feira, o serviço de streaming de música divulgou a implementação do Chordify, um aplicativo interno de seu site que ajuda a gerar cifras de qualquer canção que estiver sendo escutada naquele momento.

Usar o Chordify é bem simples: basta digitar a música que você quiser e ele vai te mostrar os acordes correspondentes – inclusive, acompanhando as mudanças no tempo da canção. (Dá até para enganar os amigos deixando o app tocar a música e você só ficar dublando. Mas playback é feio, a gente avisa desde já. Né, Red Hot Chili Peppers?)

Se por acaso surgir algum acorde muito estranho, basta pedir ajuda ao serviço: além de mostrar o tempo das notas, ele mostra onde você precisa por os dedos no braço do violão para fazer tudo certo – dá até para escolher se você quer um violão, um ukulele ou um piano.

Vale lembrar, entretanto, que o Chordify não é um serviço novo: trata-se de um site que existe desde 2012, e usa links ou arquivos de música para captar os acordes corretos. Como homenagem à tempestade que caiu em São Paulo nesta terça-feira, deixamos aqui pra você a cifra de “Chove Chuva”, de Jorge Ben.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.