PUBLICIDADE

As mudanças da Terra vistas do espaço

Vídeos do Google Earth mostram mudanças no Planeta, como o desmatamento da Amazônia e o crescimento de Las Vegas

Foto do author Anna Carolina Papp
Por Anna Carolina Papp
Atualização:

Vídeos do Google Earth mostram mudanças na superfície do Planeta, como o desmatamento da Amazônia e o crescimento de Las Vegas 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Para comemorar o aniversário de 40 anos do Landsat, programa de satélites da Nasa, o Google disponibilizou, com o banco de imagens coletadas,vídeos em timelapse – que aceleram a passagem do tempo.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+, no Tumblr e também no Instagram

Lançado em 23 de julho de 1972, oLandsat é agora o maior programa de aquisição de imagens de satélite para o Google Earth. A empresa criou uma parceria com o USGS, instituto de pesquisa geológica dos Estados Unidos, e a Universidade Carnegie Mellon para colocar as imagens online.

“Com eles [vídeos] você pode viajar através do tempo,de 1999 a 2011, para ver a transformação do nosso planeta – seja o desmatamento na Amazônia, crescimento urbano em Las Vegas ou a diferença na cobertura de neve entre as estações do ano”, escreveu o Google em seu blog.

A empresa acredita que podem seros maiores quadros de vídeo já criados na web: “se você pudesse ver todo o vídeo em resolução máxima, um único quadro teria 1,78 terapixels, o que equivale a 18 campos de futebol de telas de computador colocadas lado a lado”.

Veja algumas das comparações com a passagem de tempo:

Publicidade

Devastamento da floresta Amazônica, de 1999 (esquerda) a 2011 (direita) Foto:
O crescimento de Las Vegas, Nevada, de 1999 (esquerda) a 2011 (direita) Foto:
Cobertura de neve nos Estados Unidos, de fevereiro (esquerda) a agosto (direita) de 2002 Foto:

Embora o USGS tenha disponibilizado acesso gratuito ao arquivo do Landsat a partir de 2008, a equipe do Google Earth está agora desenvolvendo maneiras de os dados serem acessados facilmente.

O Google também lançou um vídeo no YouTube explicando o programa Landsat e como o Google Earth o utiliza:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.