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Assinatura no iTunes

Apple lança serviço de assinatura digital de conteúdo

Por Redação Link
Atualização:

A Apple está lançando um serviço de assinatura de conteúdo digital voltado para revistas, jornais, vídeos e músicas comprados por sua loja online iTunes App Store.

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Donos de conteúdo podem definir o preço e a duração da assinatura, o que marca uma ruptura em relação ao sistema anterior baseada em “banca de jornal” em que cada edição de uma revista, por exemplo, poderia ser comprada separadamente.

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A Apple vai processar todos os pagamentos e ficar com 30% da receita. Mas a companhia vai permitir que os donos de conteúdo vendam assinaturas digitais em seus sites, pelos mesmos preços cobrados na App Store. Nesse caso não haverá compartilhamento de receita.

“Nossa filosofia é simples, quando a Apple gera um novo assinante, a empresa ganha parcela de 30%, quando o produtor traz um novo assinante ou usuário existente, ele fica com 100% e a Apple não ganha nada”, afirmou em comunicado o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs.

Pelo novo sistema, os consumidores decidem o nível de informação que fornecem aos produtores de conteúdo quando fazem a assinatura dos produtos. Como essas informações serão usadas ficará a cargo dos produtores. A decisão de lançar um serviço amplo de assinaturas surge semanas depois que a Apple se aliou à News Corp para lançar o The Daily, a primeira publicação com assinatura disponível na iTunes.

A notícia foi recebida com algum receio pela indústria, pois o conjunto de regras para assinaturas imposto pela Apple pode impedir até mesmo o uso de links externos em aplicativos. Especialistas acreditam que a estratégia se sustente através da grande fatia de mercado dominada pela Apple, mas temem que os limites excessivos forcem uma migração por parte das empresas de mídia para plataformas concorrentes, como o Android.

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/ COM INFORMAÇÕES DA REUTERS

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