Aviso de matador em site seria falso

'Ameaça' foi feita no site 9gag; vítimas e testemunhas twittaram sobre a tragédia que aconteceu nos EUA

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:

‘Ameaça’ foi feita no site 9gag; vítimas e testemunhas twittaram sobre a tragédia que aconteceu nos EUA

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – O atirador que matou 12 pessoas e feriu 50 durante uma estreia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge em Aurora, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, pode ter postado um aviso de que iria cometer o crime. A história foi denunciada como falsa.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+, no Tumblr e no Instagram

Usuários do site de memes 9gag disseram que um usuário chamado JamesHolmes124 (o atirador foi identificado pela polícia como James Holmes) subiu no site uma foto com a legenda “Amanhã irei matar todo mundo durante a estreia do novo Batman no Colorado – pessoas vão morrer – pela glória do exército Le 9gag!”

A foto é de uma cena do filme Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, onde oficiais nazistas assistem um filme numa sala de cinema.

O post foi deletado, mas ele teria sido registrado em fotos de tela feitas por outros usuários. O usuário JamesHolmes124 não existe.

ATUALIZAÇÃO 14:51 A história foi denunciada como falsa no site Mashable. Segundo texto do site, “as fotos de tela coincidentemente mostram 36 tweets e 365 ‘Likes’, então a solução fácil seria procurar no Twitter ontem por indícios disso, antes da mídia descobrir – não aparece nenhum resultado”

Publicidade

Não é possível comprovar a autenticidade das supostas fotos de tela. Contudo, usuários do 9Gag comentaram que o usuário era conhecido no fórum do site e já tinha mandado um aviso anterior.

De acordo com um usuário “algumas semanas atrás, um homem com o username de ‘JamesHolmes124′ escreveu aqui que iria ‘atirar’ num cinema. Ele estava claramente perturbado e admitia sofrer de transtorno de estresse pós-traumático. Disse que iria entrar e tentar tirar o maior número de vidas possível. Toda a comunidade 9gag o encorajou e deu dicas do que deveria vestir etc. Deram dicas de atirar com precisão e mandaram mensagens sobre como tirar o maior número de vidas possível”.

As informações são do site Blottr.

Tweets Logo depois do incidente, mensagens no Twitter de pessoas que estavam no complexo de cinemas onde o massacre aconteceu apareceram online.

A imagem abaixo mostra uma troca de mensagens entre Jessica Redfield, morta no massacre, e um amigo. Ela comenta que ainda faltam 20 minutos para o filme começar.

 Foto:

As três mensagens abaixo foram enviadas por uma uma menina que estava na sala vizinha à sala do massacre.

Na primeira, escreveu: “Nossa sala: balas vieram pelas paredes e atingiram algumas pessoas em nossa sala, e bombas de fumaça foram jogadas dentro da nossa sala”.

Publicidade

 Foto:

A segunda diz: “Nunca tive tanto medo quanto nos momentos onde estávamos todos presos na sala, sem poder fazer nada. Sem poder sair de lá.”

 Foto:

Um usuário do 4Chan fez um mapa com os principais locais relacionados ao crime.

Veja abaixo um vídeo feito por celular das pessoas saindo do complexo de cinemas.

Acompanhe a cobertura completa do caso no Radar Global.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.