PUBLICIDADE

Banca digital

Revistas como Fortune, New Yorker, Time e Esquire terão aplicativo conjunto para vender edições digitais no Android

Por Murilo Roncolato
Atualização:

Fortune, New Yorker, Time e Esquire são algumas das revistas que estarão disponíves para compra ou assinatura em aparelhos Android. O consórcio Next Issue Media, formado por Time, Inc.; Conde Nast, Meredith, Hearst e News Corp., anunciou que lançará um aplicativo, em formato de “banca digital”, primeiramente, em tablets Galaxy Tab da Samsung sob a operadora Verizon.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

As editoras criaram esse modelo de oferta de revistas três meses depois da publicação pela Apple do seu novo serviço de assinatura digital de publicações (onde Time, Conde Nast e News Corp. já vendem suas edições).

 

PUBLICIDADE

A diferença entre os modelos está praticamente centrada no retorno e autonomia pelas editoras. Assinaturas feitas pelo app do iTunes deixam 70% do valor para a Apple e 30% para a dona do conteúdo. A Next Issue garante que no mínimo 70% ficará para as editoras; o que sobrar será dividido entre as fabricantes dos aparelhos (celulares, tablets), operadoras e o consórcio.

O CEO da nova empresa, Morgan Guenther, disse que até o final do ano ele espera ter à venda cerca de 40 títulos de publicações e um aplicativo compatível com o sistema operacional da HP, o WebOS. Além disso, enquanto a Apple não repassa nenhum dados pessoal do assinante para a editora (deixando livre para que ele informe o que quiser), a Next Issue permite que todo os dados sejam vistos.

O serviço para Galaxys Tab da Verizon começou a funcionar desde esta quarta-feira, 18.

Nas últimas semanas a Time, Inc (dona da Fortune e Time) fechou com a Apple para oferecer títulos pelo iTunes para iPads. Dias depois foi a vez da Hearst (Esquire) e, por último, a Conde Nast (Wired e The New Yorker). Em fevereiro, a News Corp. escolheu a Apple e seu iPad para receber o The Daily, o primeiro jornal essencialmente digital.

Publicidade

—-Leia mais:The Daily: prejuízo de US$ 10 milhões

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.