BlackBerry vê mercado corporativo ameaçado

Falta de interesse em aparelhos da empresa pode reduzir a principal força da fabricante

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Por Redação Link
Atualização:

Falta de interesse em aparelhos da empresa pode reduzir a principal força da fabricante

Peter Burrows Madeline McMahon BLOOMBERG NEWS

* Publicado no caderno “Economia & Negócios” desta sexta-feira.

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SÃO FRANCISCO - As chances de a BlackBerry se tornar uma adversária viável da Apple e do Google no mercado de smartphones estão diminuindo em meio a uma demanda fraca de seu principal aparelho com tela de toque.

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Os departamentos de tecnologia da informação de grandes empresas há muito que desejavam uma terceira alternativa aos iPhones da Apple e a aparelhos com o sistema Android, do Google, para garantir inovação e competição nos preços. Mas muitas empresas estão retirando o apoio à BlackBerry à medida que funcionários migram para aparelhos com telas de toque da Apple, da Samsung e outras.

Essa tendência foi ressaltada na semana passada quando a BlackBerry reduziu as estimativas de vendas de telefones e lucros. Agora, a companhia com sede em Waterloo, no Canadá, deve sofrer novos declínios com o ceticismo de empresas em relação à marca, segundo Bob Tinker, diretor presidente da MobileIron, que fabrica um software para gestão de smartphones usado por 5 mil empresas. Isso faz do Windows Phone da Microsoft uma terceira opção mais provável.

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“A maioria de nossos clientes planeja apoiar três sistemas – iOS, Android e, ou Windows Phone ou BlackBerry”, disse Tinker. “Os resultados recentes indicam que a BlackBerry não vai ser a terceira.” Na semana, passada, a BlackBerry informou que teve vendas inesperadamente fracas de seu aparelho principal, o Z10, projetado para explorar o novo sistema BB10 e enfrentar telefones como iPhone e Galaxy S4, da Samsung.

Os resultados desapontadores deram força à Microsoft, que vem ganhando terreno sobre a BlackBerry na luta pelo terceiro lugar. No mercado global de smartphones, a fatia da BlackBerry encolheu de 6,4% para 2,9% em um ano, de acordo com a empresa de pesquisa IDC. Apple e Android juntos têm 92% do mercado. O Windows Phone da Microsoft jogou a BlackBerry para quarto lugar.

A base de usuários da Blackberry caiu para 72 milhões no último trimestre (era de 76 milhões e 79 milhões nos trimestres anteriores), e a empresa disse que não divulgará mais a contagem de usuários.

Com uma demanda limitada de funcionários por aparelhos da BlackBerry, algumas empresas decidiram desligar o serviço online da BlackBerry (conhecido como BlackBerry Enterprise Service – ou BES) em vez de atualizar para a nova versão, segundo Tinker. Isso economiza encargos mensais e reduz os custos de TI.

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O BES é usado para que usuários dos smartphones recebam e-mails e sincronizem anotações com segurança na rede corporativa. Sem ele, os aparelhos BlackBerry perdem a maioria dos recursos que os tornaram populares para os departamentos de TI e muitos usuários.

“A adoção do BB10 tem preenchido perfeitamente nossas expectativas”, disse Pete Devenyi, vice-presidente sênior do software de empresa da BlackBerry. Segundo ele, 18 mil empresas baixaram ou usaram o software desde que ele foi lançado em janeiro. Um servidor BES10 pode gerenciar 15 mil telefones BlackBerry, ante cerca de 2 mil da geração anterior.

A BlackBerry incluiu uma ferramenta na nova versão do BES chamada Secure Work Space em 25 de junho, projetada para gerenciar iPhones e aparelhos de outras plataformas além de seus produtos. Mesmo assim, muitas empresas decidiram usar plataformas independentes de gestão de aparelhos móveis, disse Maribel Lopez, fundadora da Lopez Research. A Microsoft tem seu próprio produto de gestão de smartphones, chamado Intune.

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Para o analista da ABI Research, Mike Morgan, o primeiro trimestre fraco da BlackBerry sugere prejuízos maiores no futuro. As margens deviam ter crescido, já que os novos modelos, como o Z10, são mais caros, mas a companhia teve um prejuízo de US$ 84 milhões. Para Morgan, a esperança para vencer a Microsoft é investir pesadamente. “Eles não vão ganhar dinheiro, mas sua plataforma poderia crescer.”

O CEO da BlackBerry, Thorsten Heins, falando numa videoconferência em 28 de junho, pediu paciência. “O BlackBerry 10 ainda está nos primeiros estágios de sua transição.” / TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK

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