Brasil fez 308 pedidos de dados ao Yahoo

País aparece em 11º lugar no ranking de governos que mais fizeram requisições de dados sobre usuários do site

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:

País aparece em 11º lugar no ranking de governos que mais fizeram requisições de dados sobre usuários do site

 

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira, 6, a Yahoo! publicou seu primeiro relatório de transparência global, detalhando os pedidos governamentais sobre dados dos usuários nos primeiros seis meses de 2013, seguindo o exemplo de outras empresas como Google, Facebook e Twitter.

 

PUBLICIDADE

Os EUA ocupam o primeiro lugar da lista, com 12.444 requisições para 40.322 contas ou usuários diferentes. A Alemanha ficou em segundo lugar, com 4.295 pedidos para 5.306 contas específicas, e a Itália em terceiro, com 2.637 requisições para 2.937 usuários.

O Brasil também apareceu no relatório do Yahoo!, no décimo primeiro lugar, com 308 pedidos para 385 contas diferentes. Desses, 57 (18% do total) resultaram em divulgação completa das informações requisitadas; e outros 146 (47% do total) em informações básicas dos usuários (como nome, endereço IP, localização e informações de login).

Em um post no seu blog, o Yahoo enfatizou que os pedidos cobriram menos de 0,01% de sua base de usuários mundial. “Nosso departamento legal demanda que os pedidos governamentais de dados sejam feitos por meios e para propósitos legais”, diz o comunicado. Além disso, a empresa divulgou que atualizará o relatório de transparência global a cada seis meses.

 Foto:

Leia mais:• Brasil fez 715 pedidos de dados ao Facebook • Brasil fica no primeiro lugar em pedidos de remoção no Twitter • Brasil lidera pedidos de remoção ao Google

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.