Brasil lidera a adoção de redes sociais

86% dos brasileiros conectados à internet acessam redes sociais. É a maior penetração do mundo – na Itália, que ocupa o segundo lugar no ranking, o índice é de 77%. Em média, os brasileiros passam cinco horas por mês conectados em ferramentas como MSN, Orkut, Twitter e Facebook.

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

O que explica o fato do Brasil ser tão conectado? “Não temos uma resposta exata. O que se cogita é que o brasileiro tem a necessidade de se expressar”, diz Cris Rother, diretora de negócios do Ibope Nielsen Online.

PUBLICIDADE

O perfil do internauta está mudando. A internet já não é mais privilégio das classes A e B – 51% das pessoas que acessam à internet no Brasil são das classes CDE. Mais: “As classes C e D entram na internet por rede social”, explica Cris. “Isso mostra que essa classe social entra através de comunidades”.

O Ibope/ Nilsen Online acaba de lançar no País ferramentas para medir o comportamento dos internautas nas redes sociais. E isso veio, segundo Cris, por uma demanda das empresas e do mercado publicitário.

*Atualização: sobre o tempo que os brasileiros passam em redes sociais, o correto é 5h20 por mês e não por dia, como havíamos publicado anteriormente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.