Foram dez pedidos pela retirada de conteúdo; governos pelo mundo fizeram 1.157 solicitações de dados de usuários à empresa
SÃO PAULO – Nesta quarta-feira, o Twitter divulgou uma nova versão de seu relatório de transparência, com o número de pedidos de dados de usuários, solicitações de remoção de conteúdo por parte do governo e notificações que alegam violação a direitos autorais recebidas pela empresa entre janeiro e junho de 2013.
De acordo com o relatório, o Brasil foi o líder em pedidos do governo para remover ou suspender conteúdo por meio de ordem judicial, com nove solicitações – e mais uma que partiu diretamente de agências do governo, sem passar pela Justiça.
Dos dez pedidos, foram atendidos apenas quatro, envolvendo 11 usuários; 39 tweets foram removidos. Uma conta foi suspensa no País por conteúdo difamatório, afirma o documento. No total, foram recebidos 60 pedidos de retirada de conteúdo do ar em todo o mundo no último semestre. Segundo a empresa, apenas quatro contas de usuários foram de fato suspensas.
Dados de usuários. Além dos pedidospara a remoção de contas ou tweets, o relatórios também mostra a quantidade de pedidos de dados pessoais de usuários ao Twitter por parte do governo. No primeiro semestredeste ano, foram 1.157 solicitações, sendo a maioria provenientes dos Estados Unidos. Foram 902 pedidos, dos quais 67% foram atendidos.
O país costuma liderar tais tipos de pedidos a empresas devido a recursos legais de notificação extra-judicial, que permitem que agências solicitem dados de usuários sem envolver a Justiça. Apenas 11% dos pedidos partiram de ordem judicial.
Nesse quesito, o Brasil, que aparecia em terceiro lugar no semestre anterior, aparece em quarto lugar da lista, com 22 pedidos de dados de usuários à rede social.Destes, 32% foram atendidos, envolvendo 44 usuários.