CEO do Alibaba.com renuncia depois de fraudes

Fraudes no site de leilão da empresa causaram prejuízos

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
 

OAlibaba.com substituiu seu presidente-executivo e vice-presidente operacional devido a um aumento significativo das transações fraudulentas no site de comércio eletrônico da empresa.

PUBLICIDADE

O presidente-executivo Wei Zhe e o vice-presidente operacional Lee Shi-huei Elvis renunciaram, afirmou o Alibaba.com em um comunicado nesta segunda-feira, 21.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

A companhia afirmou que Lee e Wei não estavam pessoalmente envolvidos em nenhuma acusação e que ambos fizeram esforços para resolver o problema das fraudes, mas renunciaram para se responsabilizar pelo “mau funcionamento do sistema”.

Tanto Wei quanto Lee não estavam disponíveis para comentar o assunto.

Jonathan Lu Zhaoxi, atualmente presidente-executivo da varejista online Taobao, não listada na bolsa, se tornará o novo presidente-executivo.

Alibaba.com tem um modelo de negócio semelhante ao do eBay, oferecendo uma plataforma online para clientes venderem produtos, mas com foco em transações de empresa para empresa.

Publicidade

Alibaba.com, unidade do Grupo Alibaba, do qual o Yahoo detém 40%, afirmou no comunicado que houveram 1.219 casos de fraude em 2009 e 1.107 em 2010, com valor médio menor de US$ 1,2 mil.

A porta-voz do Alibaba Linda Kozlowski se recusou a dizer o valor total envolvido, mas afirmou que a companhia pagou US$ 1,7 milhões de seu fundo de reembolso para 2.249 clientes.

/ REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.