PUBLICIDADE

Computador de 61 anos é religado na Inglaterra

O computador Witch funcionou até a década de 70 e ajudava cientistas a fazer cálculos para pesquisas atômicas

Por Redação Link
Atualização:

O computador Witch funcionou até a década de 70 e ajudava cientistas a fazer cálculos para pesquisas atômicas

 

Por Mateus Coutinho

SÃO PAULO – Do tamanho de uma sala e pesando 2,5 toneladas, o computador mais antigo do mundo foi reativado na terça-feira, 20, no Museu Nacional da Computação da Grã Bretanha, quase 40 anos depois de ser usado pela última vez.

 

PUBLICIDADE

Com a capacidade de fazer cálculos na mesma velocidade que um ser humano, o Wolverhampton Instrument for Teaching Computing from Harwell, também chamado de Witch, começou a ser utilizado em 1951 para ajudar cientistas nas pesquisas atômicas e funcionou até 1973.

— • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e no Instagram

Ele é o único dos poucos computadores da época que sobreviveu e voltou a funcionar graças ao trabalho voluntário de uma equipe do museu que, desde 2009, vinha restaurando o equipamento. Agora os visitantes do museu — localizado no Bletchley Park, há 80 quilômetros de Londres – podem conhecer de perto o equipamento e aprender mais sobre o funcionamento dos computadores já que o Witch, pelas suas dimensões, permite que as pessoas vejam seu funcionamento e suas operações por dentro, diferente dos computadores de hoje.

Entre 1973 e 1997, o computador ficou exposto em no Museu de Ciência e Indústria de Birminham. Depois que o museu fechou, a máquina de 61 anos ficou guardada em um depósito e foi redescoberta em 2008 pelos cientistas, que decidiram restaurá-la.

Publicidade

Confira abaixo o vídeo do momento em que o Witch é religado:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.