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Copa chega dois anos antes da hora para TVs 4K e 8K

Fabricantes ficam reféns das emissoras, que devem transmitir poucas partidas com as novas tecnologias de 4K e 8K

Por Agências
Atualização:
 

SEUL/TÓQUIO – Os fãs de futebol que compraram TVs topo de linha de ultra-alta-definição (UHD), também chamadas de TVs 4K e 8K, a tempo da Copa do Mundo de futebol, que começa no próximo mês, podem não ver nenhum jogo no novo formato.

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Apenas três jogos serão filmados em UHD, que possui resolução quatro vezes superior ao padrão Full HD. Isso porque até mesmo no Japão, onde o formato foi inventado, poucas emissoras têm a capacidade de transmitir a grande quantidade de dados necessários para UHD por meio de satélites convencionais.

Analistas dizem que a febre com a Copa do Mundo deve impulsionar as vendas de equipamentos com a tecnologia de TVs 4K e 8K, embora as perspectivas de longo prazo permaneçam obscuras, em parte devido à incerteza em torno de distribuição de conteúdo.

A dependência das emissoras é um risco que fabricantes de TVs como a Samsung Electronics e a LG Electronics assumem ao promover novas tecnologias. Telas de plasma tiveram vida curta, o 3D é amplamente considerado um recurso dispensável, e TVs inteligentes – com características parecidas com smartphones – não se tornaram populares.

“Distribuição e conteúdo são os maiores obstáculos para a adoção do UHD”, afirmou à Reuters o analista Hisakazu Torii, da DisplaySearch. A Copa do Mundo está chegando pelo menos dois anos antes da transmissão UHD regular se tornar plausível, segundo analistas.

Mesmo assim, Samsung e LG – as maiores fabricantes de TV por participação de mercado – não estão perdendo a chance de elevar as vendas. A Copa do Mundo, que acontece a cada quatro anos, oferece uma oportunidade de cobrar um prêmio pelas TVs UHD antes de a competição levar os preços para baixo em até 50 por cento no final do ano, dizem observadores da indústria.

“A demanda por TVs UHD vai impulsionar o crescimento do mercado global de TVs”, disse Simon Sung, vice-presidente da divisão de displays visuais da Samsung, em fala direcionada a analistas na semana passada.

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Os embarques de TVs UHD vão alcançar 13 milhões de unidades este ano contra 2 milhões no ano passado, ou cerca de 6% do mercado global de TVs, que deve enfrentar seu terceiro ano consecutivo de declínio, de acordo com a empresa de pesquisas IHS.

/REUTERS

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