Cuidando do próprio quintal
Comunidade colaborativa de cientistas-cidadãos quer salvar pássaros em extinção nos EUA
29/08/2012 | 18h45
Por Redação Link - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO – Um levantamento do laboratório de ornitologia da Universidade de Cornell mostrou que 75% das espécies de pássaros ameaçadas de extinção nos Estados Unidos está em áreas privadas.
![]() |
—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e no Instagram
Para incentivar os cidadãos a cuidar de seus quintais e preservar o habitat dos animais, a universidade apostou na tecnologia e as redes sociais. Criou a comunidade YardMap, que mapeia os quintais dos usuários e os orienta de acordo com sua localização georgráfica.
Na inscrição, o YardMap pede que o cidadão gere um mapa de sua propriedade. Ele será a base para que o programa forneça informações específicas a respeito da fauna e flora locais. Assim, o usuário sabe que espécies deve plantar e onde instalar bebedouros para os pássaros.
A integração com as redes sociais permite que os mapas sejam compartilhadios, achar outros membros do YardMap nas proximidades e trocar informações. Todos os dados são usados nas pesquisas dos ornitólogos da Universidade de Cornell.
A intenção da universidade é criar uma rede de cientistas-cidadãos que ajude os pesquisadores a mapear as espécies com os dados fornecidos pelos usuários. Segundo o site do YardMap, foram cadastrados 2472 mapas até agora. Por enquanto, o site só reúne dados dos Estados Unidos
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
- Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento