PUBLICIDADE

Diretor da FAU propõe USP 2.0

Em entrevista ao especial .Edu, o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Sylvio Sawaya, propõe o uso da web 2.0 para dar voz e permitir que a comunidade acadêmica e decida o futuro da universidade. “A USP não tem uma representação que promova a coleta de opiniões. A internet viria para ajudar nisso”, disse ele.

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Sawaya diz que atual forma de representatividade da USP (comissões e deliberações) não são suficientes para traduzir o que pensa a comunidade acadêmica. “Os assuntos vão sendo encaminhados verticalmente e perde-se a história de cada um. A informática dá essa chance de abrir para todo mundo”, disse ele. Uma rede colaborativa, segundo o diretor, poderia integrar as unidades da USP.

PUBLICIDADE

Mas a implementação de um sistema do tipo, segundo Sawaya, só deve ficar para a próxima gestão da universidade. “A USP precisa de uma ótima gestão com respeitabilidade, capacidade de diálogo e ousadia para implementar um sistema deste”, disse ele.

O diretor da FAU também afirma, na mesma entrevista, que não apoiou a greve e é a favor de cursos à distância. “A crítica inicial dos alunos contra os cursos a distância era uma postura claramente elitista, uma reserva de mercado para que outros não tivessem o diploma USP como eles”, disse.

Leia a entrevista completa aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.